Plano de aula - Material dourado 2º e 3º ano do ensino fundamental.
Tema:
Introduzindo o Material Dourado.
Turma do 2º e ou 3º ano do ensino fundamental.
Objetivos:
Objetivos:
• Apresentar o material dourado para a turma;
Construir o
conhecimento de unidade, dezena, centena através do Material Dourado;
• Desenvolver o princípio do agrupamento e reagrupamento do sistema de numeração decimal;
• Explorar diferentes representações numéricas;
• Resolver soma e subtração de Números Naturais através do Material Dourado.
• Desenvolver o princípio do agrupamento e reagrupamento do sistema de numeração decimal;
• Explorar diferentes representações numéricas;
• Resolver soma e subtração de Números Naturais através do Material Dourado.
Conteúdos:
Sistema de numeração decimal, valor posicional: unidade e dezena; Adição e
subtração com material dourado.
Material necessário: material dourado, folha, lápis, quadro, fita adesiva.
Desenvolvimento:
1º Momento: Apresentar a rotina do dia, em seguida apresentar a caixa de material dourado.
Passar a
caixa para que todos os alunos vejam o que está dentro, em seguida explicar que
as peças que formam o material dourado tem seus nomes e valores :
Apresentar o cubinho que vale uma
unidade, a barra que vale uma dezena, a placa que vale uma centena e o cubão que vale uma unidade de milhar.
2º Momento: Com a turma
sentada em círculo, distribuir o material dourado para que os alunos explorem o material livremente.
Pedir aos alunos que cubram totalmente uma barra usando somente cubinhos.
Em seguida questionar:
1) Quantos cubinhos eu preciso para formar uma barra?
2) Quantas barras eu preciso para formar uma placa?
3) Quantos cubinhos eu preciso para formar uma placa?
4) Quantas placas eu preciso para formar um bloco?
Professor explore conceitos geométricos, propondo desafios, como por exemplo:
- Quantos cubinhos você precisaria para montar um novo cubo?
- Que sólidos geométricos eu posso montar com 9 cubinhos?
Solicitar
que os alunos represente as quantidades solicitadas.
12
14
27
36
85
Experimentando sabores...
Leve
para a sala de aula um pacote de balas. Solicite para que os alunos
façam a estimativa. Depois conte as balas com os alunos,levantando
questionamentos:
Vamos contar?
1) Quantas balas são ao todo?
2) Quantos alunos têm na nossa sala?
3) Sabendo-se que na sala de aula existem 18 alunos e que a professora trouxe um pacote com 119 balas .Quantas balas cada aluno irá receber?
- Como podemos representar esse número?
- Com o material dourado os alunos representam a situação problema.
- Formule outras situações e estimule os alunos a formularem outras.
É importante que você questione os alunos como eles pensaram para chegar ao resultado apresentados.
Dê preferência ao pacote de balas sortidas, depois construa um gráfico, junto aos alunos, com o sabor preferido pela turma.
Explore gráfico ,tabela e valor posicional!



Atividades com material dourado;
A apostila do link abaixo é muito boa!
http://www.atividadespnaic.com/wp-content/uploads/2015/02/Apostila-com-Material-Dourado-e-SND-2014.pdfPlano de aula - Material dourado 2º e 3º ano do ensino fundamental.
Tema:
Introduzindo o Material Dourado.
Turma do 2º e ou 3º ano do ensino fundamental.
Objetivos:
Objetivos:
• Apresentar o material dourado para a turma;
Construir o
conhecimento de unidade, dezena, centena através do Material Dourado;
• Desenvolver o princípio do agrupamento e reagrupamento do sistema de numeração decimal;
• Explorar diferentes representações numéricas;
• Resolver soma e subtração de Números Naturais através do Material Dourado.
• Desenvolver o princípio do agrupamento e reagrupamento do sistema de numeração decimal;
• Explorar diferentes representações numéricas;
• Resolver soma e subtração de Números Naturais através do Material Dourado.
Conteúdos:
Sistema de numeração decimal, valor posicional: unidade e dezena; Adição e
subtração com material dourado.
Material necessário: material dourado, folha, lápis, quadro, fita adesiva.
Desenvolvimento:
1º Momento: Apresentar a rotina do dia, em seguida apresentar a caixa de material dourado.
Passar a
caixa para que todos os alunos vejam o que está dentro, em seguida explicar que
as peças que formam o material dourado tem seus nomes e valores :
Apresentar o cubinho que vale uma
unidade, a barra que vale uma dezena, a placa que vale uma centena e o cubão que vale uma unidade de milhar.
2º Momento: Com a turma
sentada em círculo, distribuir o material dourado para que os alunos explorem o material livremente.
Pedir aos alunos que cubram totalmente uma barra usando somente cubinhos.
Em seguida questionar:
1) Quantos cubinhos eu preciso para formar uma barra?
2) Quantas barras eu preciso para formar uma placa?
3) Quantos cubinhos eu preciso para formar uma placa?
4) Quantas placas eu preciso para formar um bloco?
Professor explore conceitos geométricos, propondo desafios, como por exemplo:
- Quantos cubinhos você precisaria para montar um novo cubo?
- Que sólidos geométricos eu posso montar com 9 cubinhos?
Solicitar
que os alunos represente as quantidades solicitadas.
12
14
27
36
85
Experimentando sabores...
Leve
para a sala de aula um pacote de balas. Solicite para que os alunos
façam a estimativa. Depois conte as balas com os alunos,levantando
questionamentos:
Vamos contar?
1) Quantas balas são ao todo?
2) Quantos alunos têm na nossa sala?
3) Sabendo-se que na sala de aula existem 18 alunos e que a professora trouxe um pacote com 119 balas .Quantas balas cada aluno irá receber?
- Como podemos representar esse número?
- Com o material dourado os alunos representam a situação problema.
- Formule outras situações e estimule os alunos a formularem outras.
É importante que você questione os alunos como eles pensaram para chegar ao resultado apresentados.
Dê preferência ao pacote de balas sortidas, depois construa um gráfico, junto aos alunos, com o sabor preferido pela turma.
Explore gráfico ,tabela e valor posicional!



Atividades com material dourado;
A apostila do link abaixo é muito boa!
http://www.atividadespnaic.com/wp-content/uploads/2015/02/Apostila-com-Material-Dourado-e-SND-2014.pdf



