1. Organize os alunos em roda, sorteie
uma das fichas e instigue-os a descobrir de quem é o nome.
2. Levante um retângulo de cada vez, como se abrisse uma “janela” para cada letra e permita que, a cada letra, os alunos usem suas estratégias de leitura para reconhecer de quem é o nome escolhido.
2. Levante um retângulo de cada vez, como se abrisse uma “janela” para cada letra e permita que, a cada letra, os alunos usem suas estratégias de leitura para reconhecer de quem é o nome escolhido.
É importante que você realize intervenções
para cada “janela aberta”, como por exemplo: ao abrir a letra G, de Gabriel,
pergunte: “Qual o nome dessa letra?” ou “Quais são os nomes que iniciam com a
letra G?”. Sugira dicas quando necessário. Por exemplo: “Esse nome é escrito
com poucas letras”; “esse nome é de uma menina”; “procure no quadro de nomes,
quais são os alunos que possuem o nome terminado com L”; “leia o alfabeto no
cartaz para descobrir qual é a essa letra”; “esse nome começa igual ao de
Guilherme e Gabriela”. Essa atividade proporcionará a reflexão sobre as letras
e seu uso para a construção da estabilidade permitida com o nome próprio.
Inclusão:
Essa atividade pode ser realizada por todos os alunos, inclusive se houver um aluno com deficiência intelectual, pois a construção do sistema alfabético, também para ele, acontecerá com o uso das estratégias de leitura constantemente. O que muda nessa compreensão é o ritmo de aprendizagem, portanto, quanto mais o aluno for colocado em situações de leitura e escrita, mais próximo da construção do sistema alfabético estará. Nesta atividade deixe-o participar com o coletivo. É importante, na medida do possível, trazer o nome dele para discussão, para que reconheça seu próprio nome.
Essa atividade pode ser realizada por todos os alunos, inclusive se houver um aluno com deficiência intelectual, pois a construção do sistema alfabético, também para ele, acontecerá com o uso das estratégias de leitura constantemente. O que muda nessa compreensão é o ritmo de aprendizagem, portanto, quanto mais o aluno for colocado em situações de leitura e escrita, mais próximo da construção do sistema alfabético estará. Nesta atividade deixe-o participar com o coletivo. É importante, na medida do possível, trazer o nome dele para discussão, para que reconheça seu próprio nome.
PODE TRABALHAR QUALQUER PALAVRA.
http:// revistaguiainfantil.uol.com. br/professores-atividades/95/ artigo208665-2.asp
Atividade:
1. Organize os alunos em roda, sorteie
uma das fichas e instigue-os a descobrir de quem é o nome.
2. Levante um retângulo de cada vez, como se abrisse uma “janela” para cada letra e permita que, a cada letra, os alunos usem suas estratégias de leitura para reconhecer de quem é o nome escolhido.
2. Levante um retângulo de cada vez, como se abrisse uma “janela” para cada letra e permita que, a cada letra, os alunos usem suas estratégias de leitura para reconhecer de quem é o nome escolhido.
É importante que você realize intervenções
para cada “janela aberta”, como por exemplo: ao abrir a letra G, de Gabriel,
pergunte: “Qual o nome dessa letra?” ou “Quais são os nomes que iniciam com a
letra G?”. Sugira dicas quando necessário. Por exemplo: “Esse nome é escrito
com poucas letras”; “esse nome é de uma menina”; “procure no quadro de nomes,
quais são os alunos que possuem o nome terminado com L”; “leia o alfabeto no
cartaz para descobrir qual é a essa letra”; “esse nome começa igual ao de
Guilherme e Gabriela”. Essa atividade proporcionará a reflexão sobre as letras
e seu uso para a construção da estabilidade permitida com o nome próprio.
Inclusão:
Essa atividade pode ser realizada por todos os alunos, inclusive se houver um aluno com deficiência intelectual, pois a construção do sistema alfabético, também para ele, acontecerá com o uso das estratégias de leitura constantemente. O que muda nessa compreensão é o ritmo de aprendizagem, portanto, quanto mais o aluno for colocado em situações de leitura e escrita, mais próximo da construção do sistema alfabético estará. Nesta atividade deixe-o participar com o coletivo. É importante, na medida do possível, trazer o nome dele para discussão, para que reconheça seu próprio nome.
Essa atividade pode ser realizada por todos os alunos, inclusive se houver um aluno com deficiência intelectual, pois a construção do sistema alfabético, também para ele, acontecerá com o uso das estratégias de leitura constantemente. O que muda nessa compreensão é o ritmo de aprendizagem, portanto, quanto mais o aluno for colocado em situações de leitura e escrita, mais próximo da construção do sistema alfabético estará. Nesta atividade deixe-o participar com o coletivo. É importante, na medida do possível, trazer o nome dele para discussão, para que reconheça seu próprio nome.
PODE TRABALHAR QUALQUER PALAVRA.
http:// revistaguiainfantil.uol.com. br/professores-atividades/95/ artigo208665-2.asp