avaliação de História/3º ano

avaliação de História/3º ano

A T E N Ç Ã O
Ä Preencha o cabeçalho de todas as páginas de sua prova.
Ä Não utilize corretor líquido e máquina de calcular.
Ä Evite pedir material emprestado durante a prova.
Ä Evite falar ou fazer barulho durante a prova, pois poderá atrapalhar seus amigos.
Ä Tenha capricho com sua letra.
Faça a prova com calma, pensando bem antes de responder as questões. Não se esqueça de revê-las, antes de entregá-la.
Questão 1:
Leia o texto e faça as questões que seguem:
A terra onde mora é muito importante para os indígenas. É como uma mãe que lhes alimento e água. Em uma aldeia, a terra pertence a todos: ela é coletiva, assim como o trabalho.
( Adaptado de Instituto Socioambiental  < www.socioambiental.org >, acesso em jan. 2004)
a)   A maioria das terras indígenas se concentra no interior ou no litoral do Brasil?
b)   Escreva ( V ) para as frases verdadeiras e ( F ) para as frases falsas:
(      )  Os indígenas não falam todos a mesma língua.
(      )  Nas aldeias, homens e mulheres fazem os mesmos trabalhos. (      ) Os indígenas gostam de trabalhar em grupos.
(      )  Os rios não têm muita importância para os grupos indígenas. (      )  As comunidades indígenas são diferentes entre si.


Questão 2:                                                                                         
As comunidades indígenas, como qualquer outra, podem se modificar por causa do contato com comunidades não-indígenas.
     Escreva uma consequência negativa que os europeus trouxeram para os indígenas.
Questão 3 :                                                                                 
a)    De onde os indígenas retiram material para construir suas casas, suas canoas e seus arcos?
_                                                                                                                     
b)   Para os indígenas, a mata não pode acabar, por quê?
_                                                                                                                        _
Questão 4 :                                                                       
Nas sociedades indígenas, as crianças são muito importantes. Elas ouvem histórias contadas pelos mais velhos e brincam muito.
Numere de acordo com a legenda:
1      brincadeiras realizadas por crianças indígenas.
2      brincadeiras realizadas por você e seus amigos.
(   ) Subir em árvores com os animais. 
(   ) Brincar de cabra-cega.
(   ) Jogar videogame. (   ) Passear de canoa.
(   ) Brincar com brinquedos feitos por elas mesmas ou por seus pais.


Questão 5:                                                                                  
Algum tempo depois de chegarem ao Brasil, os portugueses perceberam que precisavam garantir a posse dessa terra.
Assinale com um (X) a resposta correta:
a)    O que eles fizeram para garantir seu domínio sobre as terras.
             Pagaram uma grande quantia, em dinheiro, aos índios.
             Ocuparam as terras, trazendo portugueses para viverem aqui.
b)   Os portugueses decidiram ocupar o território brasileiro porque:
              Os japoneses queriam construir suas casas aqui.
              Os franceses e holandeses vieram em busca de pau-brasil.
Questão 6:
Quando os portugueses chegaram, a cana-de-açúcar não existia no Brasil. Foram eles que a trouxeram para cá.
Responda:                                                                                        
a) Como eram chamadas as fazendas onde se produzia açúcar?
_                                                                                                                      
b) Escreva     S  para o senhor de engenho e      E  para o escravo:
Realizava a maior parte do trabalho em um engenho. Todos deviam obedecer-lhe.
A maior parte era trazida da África em navios.


c) Numere o texto que corresponde a cada cena:                             
Questão 7:                                                                               
Hoje em dia, o açúcar não é mais produzido em engenhos, mas a cana-de-açúcar continua sendo cultivada em grandes propriedades.
a)    Atualmente, onde o açúcar é produzido?
b)   A cana-de-açúcar é usada também para fazer outro importante produto utilizado em veículos. Que produto é esse?


Questão 8 :                                                                                       
Este trecho de poema trata de um produto muito usado no mundo todo.
O branco açúcar que adoçará meu café nesta manhã de Ipanema
não foi produzido por mim
nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.
(O açúcar. In: Ferreira Gullar. Toda poesia. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000. p.165 )
Que produto origem ao açúcar que usamos?
   Assinale com um X: (   ) palmeira.
(    ) cana- de - açúcar.
Questão 9:                                                                                            
Foram os portugueses que trouxeram para o Brasil, bois, vacas e cavalos, pois os índios não criavam esses animais.
·     Com   qual   finalidade   esses   animais   trazidos   foram   trazidos   pelos portugueses?
_                                                                                                                        _
_                                                                                                                        _
_


avaliação de História/3º ano

A T E N Ç Ã O
Ä Preencha o cabeçalho de todas as páginas de sua prova.
Ä Não utilize corretor líquido e máquina de calcular.
Ä Evite pedir material emprestado durante a prova.
Ä Evite falar ou fazer barulho durante a prova, pois poderá atrapalhar seus amigos.
Ä Tenha capricho com sua letra.
Faça a prova com calma, pensando bem antes de responder as questões. Não se esqueça de revê-las, antes de entregá-la.
Questão 1:
Leia o texto e faça as questões que seguem:
A terra onde mora é muito importante para os indígenas. É como uma mãe que lhes alimento e água. Em uma aldeia, a terra pertence a todos: ela é coletiva, assim como o trabalho.
( Adaptado de Instituto Socioambiental  < www.socioambiental.org >, acesso em jan. 2004)
a)   A maioria das terras indígenas se concentra no interior ou no litoral do Brasil?
b)   Escreva ( V ) para as frases verdadeiras e ( F ) para as frases falsas:
(      )  Os indígenas não falam todos a mesma língua.
(      )  Nas aldeias, homens e mulheres fazem os mesmos trabalhos. (      ) Os indígenas gostam de trabalhar em grupos.
(      )  Os rios não têm muita importância para os grupos indígenas. (      )  As comunidades indígenas são diferentes entre si.


Questão 2:                                                                                         
As comunidades indígenas, como qualquer outra, podem se modificar por causa do contato com comunidades não-indígenas.
     Escreva uma consequência negativa que os europeus trouxeram para os indígenas.
Questão 3 :                                                                                 
a)    De onde os indígenas retiram material para construir suas casas, suas canoas e seus arcos?
_                                                                                                                     
b)   Para os indígenas, a mata não pode acabar, por quê?
_                                                                                                                        _
Questão 4 :                                                                       
Nas sociedades indígenas, as crianças são muito importantes. Elas ouvem histórias contadas pelos mais velhos e brincam muito.
Numere de acordo com a legenda:
1      brincadeiras realizadas por crianças indígenas.
2      brincadeiras realizadas por você e seus amigos.
(   ) Subir em árvores com os animais. 
(   ) Brincar de cabra-cega.
(   ) Jogar videogame. (   ) Passear de canoa.
(   ) Brincar com brinquedos feitos por elas mesmas ou por seus pais.


Questão 5:                                                                                  
Algum tempo depois de chegarem ao Brasil, os portugueses perceberam que precisavam garantir a posse dessa terra.
Assinale com um (X) a resposta correta:
a)    O que eles fizeram para garantir seu domínio sobre as terras.
             Pagaram uma grande quantia, em dinheiro, aos índios.
             Ocuparam as terras, trazendo portugueses para viverem aqui.
b)   Os portugueses decidiram ocupar o território brasileiro porque:
              Os japoneses queriam construir suas casas aqui.
              Os franceses e holandeses vieram em busca de pau-brasil.
Questão 6:
Quando os portugueses chegaram, a cana-de-açúcar não existia no Brasil. Foram eles que a trouxeram para cá.
Responda:                                                                                        
a) Como eram chamadas as fazendas onde se produzia açúcar?
_                                                                                                                      
b) Escreva     S  para o senhor de engenho e      E  para o escravo:
Realizava a maior parte do trabalho em um engenho. Todos deviam obedecer-lhe.
A maior parte era trazida da África em navios.


c) Numere o texto que corresponde a cada cena:                             
Questão 7:                                                                               
Hoje em dia, o açúcar não é mais produzido em engenhos, mas a cana-de-açúcar continua sendo cultivada em grandes propriedades.
a)    Atualmente, onde o açúcar é produzido?
b)   A cana-de-açúcar é usada também para fazer outro importante produto utilizado em veículos. Que produto é esse?


Questão 8 :                                                                                       
Este trecho de poema trata de um produto muito usado no mundo todo.
O branco açúcar que adoçará meu café nesta manhã de Ipanema
não foi produzido por mim
nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.
(O açúcar. In: Ferreira Gullar. Toda poesia. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000. p.165 )
Que produto origem ao açúcar que usamos?
   Assinale com um X: (   ) palmeira.
(    ) cana- de - açúcar.
Questão 9:                                                                                            
Foram os portugueses que trouxeram para o Brasil, bois, vacas e cavalos, pois os índios não criavam esses animais.
·     Com   qual   finalidade   esses   animais   trazidos   foram   trazidos   pelos portugueses?
_                                                                                                                        _
_                                                                                                                        _
_