avaliação de História/3º ano
A T E N Ç Ã
O
Ä Preencha o cabeçalho
de todas as páginas de sua prova.
Ä Não
utilize corretor
líquido e máquina
de calcular.
Ä Evite pedir material emprestado durante a prova.
Ä Evite falar ou fazer barulho
durante a prova, pois poderá atrapalhar seus amigos.
Ä Tenha capricho com sua letra.
Faça a prova com calma, pensando
bem antes de responder as questões.
Não se esqueça de revê-las,
antes de entregá-la.
Questão 1:
Leia o texto e faça as
questões que seguem:
A terra onde mora é muito importante para os indígenas. É como uma mãe que lhes dá alimento e água. Em uma aldeia, a terra pertence a todos: ela é coletiva,
assim como o trabalho.
a)
A maioria das
terras indígenas se concentra no interior
ou no litoral do Brasil?
b)
Escreva ( V ) para as frases verdadeiras e ( F ) para as frases falsas:
( ) Os indígenas
não falam todos a mesma língua.
( ) Nas aldeias,
homens e mulheres fazem os mesmos trabalhos. ( ) Os indígenas gostam de trabalhar em grupos.
( ) Os rios não têm muita importância para os grupos indígenas. ( )
As comunidades indígenas são diferentes entre si.
Questão 2:
As comunidades indígenas, como qualquer outra, podem se modificar por causa do contato
com comunidades não-indígenas.
●
Escreva uma consequência negativa que os europeus
trouxeram para os indígenas.
Questão 3 :
a) De onde os indígenas retiram material para construir suas casas, suas canoas e seus arcos?
_
b) Para os indígenas, a mata não pode
acabar, por quê?
_ _
Questão 4 :
Nas sociedades indígenas, as crianças são muito
importantes. Elas ouvem
histórias contadas pelos mais velhos e brincam muito.
Numere de acordo
com a legenda:
1
brincadeiras realizadas por crianças indígenas.
2
brincadeiras realizadas por você e seus amigos.
( ) Subir em árvores
com os animais.
( ) Brincar de cabra-cega.
( ) Jogar videogame.
( ) Passear de canoa.
( ) Brincar
com brinquedos feitos por elas mesmas
ou por seus pais.
Questão 5:
Algum tempo depois de chegarem ao Brasil, os portugueses perceberam que precisavam garantir a posse dessa terra.
Assinale com um (X) a resposta
correta:
a) O que eles fizeram para garantir seu domínio sobre as terras.
□
Pagaram
uma grande quantia, em dinheiro,
aos índios.
□
Ocuparam as
terras, trazendo
portugueses para viverem aqui.
b) Os portugueses decidiram ocupar o território brasileiro porque:
□
Os
japoneses queriam construir suas casas aqui.
□
Os franceses e holandeses
vieram em busca de pau-brasil.
Questão 6:
Quando os portugueses chegaram, a cana-de-açúcar não existia no Brasil. Foram eles que a trouxeram
para cá.
Responda:
a) Como
eram chamadas as fazendas onde se produzia açúcar?
_
b) Escreva S para
o senhor de engenho e E para
o escravo:
Realizava a maior parte do trabalho
em um engenho. Todos
deviam obedecer-lhe.
A maior parte era trazida
da África em navios.
c) Numere o texto que corresponde a cada cena:
Questão 7:
Hoje em dia, o açúcar
não é mais produzido em engenhos,
mas a cana-de-açúcar continua sendo
cultivada em grandes propriedades.
a)
Atualmente, onde o açúcar é produzido?
b)
A cana-de-açúcar é usada
também para fazer outro importante
produto utilizado
em veículos. Que produto é esse?
Questão 8 :
Este trecho
de poema trata de um produto muito usado no mundo
todo.
O branco
açúcar que adoçará meu café nesta manhã de Ipanema
não foi produzido
por mim
nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.
(O
açúcar. In: Ferreira Gullar. Toda poesia. Rio de Janeiro:
José Olympio, 2000. p.165 )
Que produto dá origem ao açúcar
que usamos?
●
Assinale com um X: ( ) palmeira.
( ) cana- de - açúcar.
Questão 9:
Foram os portugueses que trouxeram
para o Brasil, bois, vacas e cavalos,
pois os índios não
criavam esses animais.
· Com qual finalidade esses animais trazidos foram trazidos pelos portugueses?
_ _
_ _
_avaliação de História/3º ano
A T E N Ç Ã
O
Ä Preencha o cabeçalho
de todas as páginas de sua prova.
Ä Não
utilize corretor
líquido e máquina
de calcular.
Ä Evite pedir material emprestado durante a prova.
Ä Evite falar ou fazer barulho
durante a prova, pois poderá atrapalhar seus amigos.
Ä Tenha capricho com sua letra.
Faça a prova com calma, pensando
bem antes de responder as questões.
Não se esqueça de revê-las,
antes de entregá-la.
Questão 1:
Leia o texto e faça as
questões que seguem:
A terra onde mora é muito importante para os indígenas. É como uma mãe que lhes dá alimento e água. Em uma aldeia, a terra pertence a todos: ela é coletiva,
assim como o trabalho.
a)
A maioria das
terras indígenas se concentra no interior
ou no litoral do Brasil?
b)
Escreva ( V ) para as frases verdadeiras e ( F ) para as frases falsas:
( ) Os indígenas
não falam todos a mesma língua.
( ) Nas aldeias,
homens e mulheres fazem os mesmos trabalhos. ( ) Os indígenas gostam de trabalhar em grupos.
( ) Os rios não têm muita importância para os grupos indígenas. ( )
As comunidades indígenas são diferentes entre si.
Questão 2:
As comunidades indígenas, como qualquer outra, podem se modificar por causa do contato
com comunidades não-indígenas.
●
Escreva uma consequência negativa que os europeus
trouxeram para os indígenas.
Questão 3 :
a) De onde os indígenas retiram material para construir suas casas, suas canoas e seus arcos?
_
b) Para os indígenas, a mata não pode
acabar, por quê?
_ _
Questão 4 :
Nas sociedades indígenas, as crianças são muito
importantes. Elas ouvem
histórias contadas pelos mais velhos e brincam muito.
Numere de acordo
com a legenda:
1
brincadeiras realizadas por crianças indígenas.
2
brincadeiras realizadas por você e seus amigos.
( ) Subir em árvores
com os animais.
( ) Brincar de cabra-cega.
( ) Jogar videogame.
( ) Passear de canoa.
( ) Brincar
com brinquedos feitos por elas mesmas
ou por seus pais.
Questão 5:
Algum tempo depois de chegarem ao Brasil, os portugueses perceberam que precisavam garantir a posse dessa terra.
Assinale com um (X) a resposta
correta:
a) O que eles fizeram para garantir seu domínio sobre as terras.
□
Pagaram
uma grande quantia, em dinheiro,
aos índios.
□
Ocuparam as
terras, trazendo
portugueses para viverem aqui.
b) Os portugueses decidiram ocupar o território brasileiro porque:
□
Os
japoneses queriam construir suas casas aqui.
□
Os franceses e holandeses
vieram em busca de pau-brasil.
Questão 6:
Quando os portugueses chegaram, a cana-de-açúcar não existia no Brasil. Foram eles que a trouxeram
para cá.
Responda:
a) Como
eram chamadas as fazendas onde se produzia açúcar?
_
b) Escreva S para
o senhor de engenho e E para
o escravo:
Realizava a maior parte do trabalho
em um engenho. Todos
deviam obedecer-lhe.
A maior parte era trazida
da África em navios.
c) Numere o texto que corresponde a cada cena:
Questão 7:
Hoje em dia, o açúcar
não é mais produzido em engenhos,
mas a cana-de-açúcar continua sendo
cultivada em grandes propriedades.
a)
Atualmente, onde o açúcar é produzido?
b)
A cana-de-açúcar é usada
também para fazer outro importante
produto utilizado
em veículos. Que produto é esse?
Questão 8 :
Este trecho
de poema trata de um produto muito usado no mundo
todo.
O branco
açúcar que adoçará meu café nesta manhã de Ipanema
não foi produzido
por mim
nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.
(O
açúcar. In: Ferreira Gullar. Toda poesia. Rio de Janeiro:
José Olympio, 2000. p.165 )
Que produto dá origem ao açúcar
que usamos?
●
Assinale com um X: ( ) palmeira.
( ) cana- de - açúcar.
Questão 9:
Foram os portugueses que trouxeram
para o Brasil, bois, vacas e cavalos,
pois os índios não
criavam esses animais.
· Com qual finalidade esses animais trazidos foram trazidos pelos portugueses?
_ _
_ _
_