Planejamento: A menina, o cofrinho e a vovó - Cora Coralina


Planejamento do livro:
A MENINA, O COFRINHO E A VOVÓ
Cora Coralina

Livro: A menina, o cofrinho e a vovó
Autora: Cora Coralina
Ilustrações: Cláudia Schatamacchia
Editorial Gaudí
Sinopse:

Uma vovó, que não tinha emprego e passava por algumas dificuldades, resolveu trabalhar. Começou, então a cozinhar doces diferentes, brigadeiros e bolos artísticos de impressionar. Logo, as guloseimas caseiras da avó conquistaram uma freguesia, indo até parar no estrangeiro, sendo saboreados na Riviera Italiana, na América do Norte, em Chicago.

A senhora trabalhou muito para comprar vários tachos de bronze e dar conta de suas encomendas. Mas acabou precisando também de uma geladeira, e desta vez, a ajuda veio de sua netinha, Célia, que lhe ofereceu seu cofrinho, com dinheirinho suficiente para pagar o resto das prestações da geladeira. Uma bela história que fala do relacionamento de uma avó e sua neta e mostra como a menina ajudou a avó a realizar seu sonho.

Para ler o livro clique aqui:
https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2018/09/livro-menina-o-cofrinho-e-vovo-autora.html?m=1

DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE E LEITURA:
- Apresentar a biografia da escritora CORA CORALINA e mostrar outras obras da autora;
- Escutar com atenção, compreendendo e respondendo às questões propostas pelo professor;
- Ativar conhecimentos prévios;
- Trabalhar o gênero textual BIOGRAFIA.
- Reconhecer a finalidade do texto lido;
- Ouvir a opinião da turma sobre o texto lido;
- Pedir aos alunos que recontem a história ouvida;
- Criar outro título para a história;
- Reler a carta que a avó manda para a neta (no final do livro) e perguntar para que serve esse tipo de texto;
- Trabalhar o meio de comunicação citado no livro que é a CARTA;
- Simular uma entrevista com a neta com a intenção de saber mais sobre a avó.
   
ANÁLISE LINGUÍSTICA:
- Chamar atenção dos alunos para as rimas. Ler novamente  o livro e pedir aos alunos que anotem alguns pares de rimas;
- Durante a leitura, listar todas as palavras desconhecidas e descubrir o significado consultando o dicionário. 
PRODUÇÃO ESCRITA:
- Pedir aos alunos que reescrevam a história ouvida;
- Escolher uma página e criar balãozinho de pensamentos para a avó.
Listar as palavras desconhecidas ou pouco usadas e montar um caca-palavras;
Montar um livro com receitas da vovó.

MATEMÁTICA:
- Noções de educação financeira explorando a economia do dinheiro que a netinha Célia tinha guardado no cofrinho;
- Incentivar as crianças a economizarem;
Criar alguns problemas matemáticos com a produção de doces da avó;
- Introduzir medida de tempo:
  • meia noite... uma hora... duas, madrugada... As barras do dia acendendo suas luzes em cima do escuro dos morros;
  • questionar com os alunos: 1-Quando se trata de meia noite a que horas ela se refere? 2- Uma hora equivale a quantos minutos de seu trabalho? 3-Quando ela trabalha de madrugada, vocês acham que marca que horas? Podem citar um exemplo?
  • dependendo das respostas, introduzir o resumo com medida de tempo.
LINGUAGEM CARTOGRÁFICA -GEOGRÁFICA:
- Utilizar de mapas e deixar que os alunos descubram onde se localiza os países citados no livro;
- Trabalhar com o Mapa Múndi localizando os países que Cora Coralina vendia seus doces.

GEOGRAFIA:
- Pesquisar para conhecer Palmas, capital do estado mais novo do Brasil, Tocantins.

ARTES VISUAIS:
 - Assistir o vídeo recontando a história;
- Pedir aos alunos que desenhem a parte que mais gostou;
- Desenhar uma nova capa para a  história;
-  - Fazer um cofrinho de garrafa PET.

AVALIAÇÃO:
- Contínua e processual.



Planejamento do livro:
A MENINA, O COFRINHO E A VOVÓ
Cora Coralina

Livro: A menina, o cofrinho e a vovó
Autora: Cora Coralina
Ilustrações: Cláudia Schatamacchia
Editorial Gaudí
Sinopse:

Uma vovó, que não tinha emprego e passava por algumas dificuldades, resolveu trabalhar. Começou, então a cozinhar doces diferentes, brigadeiros e bolos artísticos de impressionar. Logo, as guloseimas caseiras da avó conquistaram uma freguesia, indo até parar no estrangeiro, sendo saboreados na Riviera Italiana, na América do Norte, em Chicago.

A senhora trabalhou muito para comprar vários tachos de bronze e dar conta de suas encomendas. Mas acabou precisando também de uma geladeira, e desta vez, a ajuda veio de sua netinha, Célia, que lhe ofereceu seu cofrinho, com dinheirinho suficiente para pagar o resto das prestações da geladeira. Uma bela história que fala do relacionamento de uma avó e sua neta e mostra como a menina ajudou a avó a realizar seu sonho.

Para ler o livro clique aqui:
https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2018/09/livro-menina-o-cofrinho-e-vovo-autora.html?m=1

DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE E LEITURA:
- Apresentar a biografia da escritora CORA CORALINA e mostrar outras obras da autora;
- Escutar com atenção, compreendendo e respondendo às questões propostas pelo professor;
- Ativar conhecimentos prévios;
- Trabalhar o gênero textual BIOGRAFIA.
- Reconhecer a finalidade do texto lido;
- Ouvir a opinião da turma sobre o texto lido;
- Pedir aos alunos que recontem a história ouvida;
- Criar outro título para a história;
- Reler a carta que a avó manda para a neta (no final do livro) e perguntar para que serve esse tipo de texto;
- Trabalhar o meio de comunicação citado no livro que é a CARTA;
- Simular uma entrevista com a neta com a intenção de saber mais sobre a avó.
   
ANÁLISE LINGUÍSTICA:
- Chamar atenção dos alunos para as rimas. Ler novamente  o livro e pedir aos alunos que anotem alguns pares de rimas;
- Durante a leitura, listar todas as palavras desconhecidas e descubrir o significado consultando o dicionário. 
PRODUÇÃO ESCRITA:
- Pedir aos alunos que reescrevam a história ouvida;
- Escolher uma página e criar balãozinho de pensamentos para a avó.
Listar as palavras desconhecidas ou pouco usadas e montar um caca-palavras;
Montar um livro com receitas da vovó.

MATEMÁTICA:
- Noções de educação financeira explorando a economia do dinheiro que a netinha Célia tinha guardado no cofrinho;
- Incentivar as crianças a economizarem;
Criar alguns problemas matemáticos com a produção de doces da avó;
- Introduzir medida de tempo:
  • meia noite... uma hora... duas, madrugada... As barras do dia acendendo suas luzes em cima do escuro dos morros;
  • questionar com os alunos: 1-Quando se trata de meia noite a que horas ela se refere? 2- Uma hora equivale a quantos minutos de seu trabalho? 3-Quando ela trabalha de madrugada, vocês acham que marca que horas? Podem citar um exemplo?
  • dependendo das respostas, introduzir o resumo com medida de tempo.
LINGUAGEM CARTOGRÁFICA -GEOGRÁFICA:
- Utilizar de mapas e deixar que os alunos descubram onde se localiza os países citados no livro;
- Trabalhar com o Mapa Múndi localizando os países que Cora Coralina vendia seus doces.

GEOGRAFIA:
- Pesquisar para conhecer Palmas, capital do estado mais novo do Brasil, Tocantins.

ARTES VISUAIS:
 - Assistir o vídeo recontando a história;
- Pedir aos alunos que desenhem a parte que mais gostou;
- Desenhar uma nova capa para a  história;
-  - Fazer um cofrinho de garrafa PET.

AVALIAÇÃO:
- Contínua e processual.