Plano de aula /2º período
1º
Momento: Atividades que repetem
diariamente.
(acolhimento,
rodinha com entrega de crachá, quantos somos, ajudante do dia, calendário e
tempo).
Acolhida:
Cantar música de Boa Tarde.
Boa
tarde, coleguinha, como vai?
Boa
tarde, coleguinha, como vai?
Faremos o possível
Para sermos bons amigos
Boa tarde, coleguinha, como vai?
Faremos o possível
Para sermos bons amigos
Boa tarde, coleguinha, como vai?
Na
rodinha:
Conversar
com as crianças ...
Como
foi o final de semana?... Onde foram, o que fizeram (...)
O
que fizeram pela manhã...
Crachá: Sentados
em roda, com os crachás no centro, começar a cantar:
Se
Eu Fosse Um Peixinho....
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a Maria
Lá do fundo do mar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a Maria
Lá do fundo do mar
Assim
que falar o nome da criança ela deverá pegar o seu crachá; caso
ela confunda o seu crachá com o do coleguinha, a professora intervirá neste
momento.
- Explorar a letra inicial,
final e quantidade de letras de cada nome/ criança.
Cantar
até que todas as crianças estejam com o crachá.
A professora
também deverá usar o crachá.
Quantos
somos? Ainda com os alunos em círculo perguntar:
Quantos
alunos vieram hoje?
Vamos
contar? Contar colocando a mão sobre a cabeça de cada um (
um...dois...três...)
Vieram
mais meninas ou mais meninos?
Quantas
meninas?
Quantos
meninos?
Neste momento poderá sugerir que façam uma fila de
meninos e uma de meninas de mãos dadas ...quem ficar sem o par é a
maioria( tem um a mais...dois a mais... e assim
sucessivamente) .
Calendário:
A noção de tempo é difícil para essa idade, mas podemos trabalhar
com música e falar em qual dia da semana estamos.
Quem quiser aprender eu vou ensinar
Quem quiser aprender eu vou ensinar
Os dias da semana pra ninguém se
atrapalhar. (BIS)
Começa no domingo depois vem segunda feira
Terça, quarta, quinta, sexta e sábado também...
Agora você já sabe são sete dias que a semana tem.
Começa no domingo depois vem segunda feira
Terça, quarta, quinta, sexta e sábado também...
Agora você já sabe são sete dias que a semana tem.
Hoje
é segunda feira!!!
Ajudante
do dia: Escolher na sala.
É
interessante a escolha do ajudante, para a criança desenvolver a linguagem oral
e autonomia ...buscar objetos, dar recados...entre outras eventualidades.
Tempo: Conversar
sobre o tempo:
Como
está o tempo hoje?
Está
com sol? Com chuva? É importante olhar o tempo ou pela janela ou
ir lá fora e olhar o céu.
O
que nós vestimos quando está calor?
E
quando está frio?
Cantar
música do tempo.
Como
está o tempo?
Como
está o tempo
Vou
correndo ver
Se
é sol ou vai chover...
Se
o céu está limpinho
bem
limpinho!!!
Então
o tempo nos diz
Hoje
é dia de solzinho.
Se
o céu está com nuvem
Bem
com nuvem
Então
o tempo nos diz
Hoje
é dia de chuvinha.
2º Momento: Linguagem oral e escrita.
Leitura do livro de Ana Terra
E o Dente Ainda Doía
Assentar com as crianças na rodinha e contar a história.
ü Dar ênfase na voz do jacaré e entonação nos demais bichinhos,
ü Fazer gestos
ü Como na história aparece quantidades, contar junto aos alunos ... um jacaré, dois coelhos, três corujas e
assim sucessivamente...
ü A história é marcada por repetições, então deixe as crianças
participarem da história repetindo partes dela, junto a leitura da professora.
Gênero textual /música
Cantar a música do jacaré
Eu
conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda seu nariz
Senão o jacaré come o seu nariz e o dedão do pé
Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda seus olhinhos
Senão o jacaré come seus olhinhos e o dedão do pé
Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda suas orelhas
Senão o jacaré come suas orelhas e o dedão do pé
Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda sua boca
Senão o jacaré come sua boca e o dedão do pé
Esconda seu nariz
Senão o jacaré come o seu nariz e o dedão do pé
Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda seus olhinhos
Senão o jacaré come seus olhinhos e o dedão do pé
Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda suas orelhas
Senão o jacaré come suas orelhas e o dedão do pé
Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda sua boca
Senão o jacaré come sua boca e o dedão do pé
Função semiótica e expressão verbal
Conversar com as crianças sobre o jacaré.
ü Peça para pensar em um jacaré.
ü Onde o jacaré vive?
ü Ele é grande
ou pequeno?
ü Onde vocês já viram um jacaré? Na TV, em
revistas, em filmes...
ü Jacaré é um animal manso ou feroz?
Explicar que jacaré é um animal carnívoro e
perigoso quando está faminto.
Grandezas e medidas
Quanto mede um jacaré?
Ao nascer o comprimento do
jacaré é de 30 cm, chegando, na maturidade, a 1,80m (no caso específico do
jacaré - açú, seu comprimento pode chegar a 6m). Na idade adulta o jacaré pode
atingir até 300 kg e sua idade varia entre 80 e 100 anos.
ü
Mostrar em uma régua a medida do jacaré quando nasce.
ü
Mostrar com uma trena a medida de um jacaré adulto . Desenhar um jacaré
enorme no quadro.
ü
Medir uma criança para comparar as medidas criança /jacaré.
Seriação
Reproduzir um desenho de jacaré em tamanhos
diferentes
( 7 elementos)
Obs: Individualmente pedir
que cada criança ordene as figuras e lhe explique como ela fez.
ü Foi do menor para o maior? Ordem crescente
ü Foi do maior para o menor? Ordem decrescente
Números e sistema de
numeração
Utilizando tampinhas , objetos ou figuras de
animais
Pedir para um aluno
colocar 5 tampinhas ou os jacarezinhos da atividade anterior. Acompanhar a
contagem do aluno apontando para as tampinhas.
Inventar situações para instigar o pensamento
das crianças.
Eram 5 jacarezinhos um foi
embora ficaram...
Tinha 3 jacarezinhos
chegaram mais dois ficaram...
Psicomotricidade. Cuidado
com o lago do jacaré!
No pátio realizar atividades com corda, cone e bambolê.
No primeiro momento fazer
um caminho , no qual as crianças deverão passar entre os cones, pular com os dois pés para dentro e para fora do
bambolê e andar sobre a corda.
Natureza e sociedade
Falar sobre o habitat do jacaré e da importância
da diversidade de animais(cadeia alimentar) e da àgua para os seres vivos.
Avaliação: avaliar a linguagem oral , a seriação e outras informações importantes através de registro para o portfólio.
Plano de aula /2º período
1º
Momento: Atividades que repetem
diariamente.
(acolhimento,
rodinha com entrega de crachá, quantos somos, ajudante do dia, calendário e
tempo).
Acolhida:
Cantar música de Boa Tarde.
Boa
tarde, coleguinha, como vai?
Boa
tarde, coleguinha, como vai?
Faremos o possível
Para sermos bons amigos
Boa tarde, coleguinha, como vai?
Faremos o possível
Para sermos bons amigos
Boa tarde, coleguinha, como vai?
Na
rodinha:
Conversar
com as crianças ...
Como
foi o final de semana?... Onde foram, o que fizeram (...)
O
que fizeram pela manhã...
Crachá: Sentados
em roda, com os crachás no centro, começar a cantar:
Se
Eu Fosse Um Peixinho....
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a Maria
Lá do fundo do mar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a Maria
Lá do fundo do mar
Assim
que falar o nome da criança ela deverá pegar o seu crachá; caso
ela confunda o seu crachá com o do coleguinha, a professora intervirá neste
momento.
- Explorar a letra inicial,
final e quantidade de letras de cada nome/ criança.
Cantar
até que todas as crianças estejam com o crachá.
A professora
também deverá usar o crachá.
Quantos
somos? Ainda com os alunos em círculo perguntar:
Quantos
alunos vieram hoje?
Vamos
contar? Contar colocando a mão sobre a cabeça de cada um (
um...dois...três...)
Vieram
mais meninas ou mais meninos?
Quantas
meninas?
Quantos
meninos?
Neste momento poderá sugerir que façam uma fila de
meninos e uma de meninas de mãos dadas ...quem ficar sem o par é a
maioria( tem um a mais...dois a mais... e assim
sucessivamente) .
Calendário:
A noção de tempo é difícil para essa idade, mas podemos trabalhar
com música e falar em qual dia da semana estamos.
Quem quiser aprender eu vou ensinar
Quem quiser aprender eu vou ensinar
Os dias da semana pra ninguém se
atrapalhar. (BIS)
Começa no domingo depois vem segunda feira
Terça, quarta, quinta, sexta e sábado também...
Agora você já sabe são sete dias que a semana tem.
Começa no domingo depois vem segunda feira
Terça, quarta, quinta, sexta e sábado também...
Agora você já sabe são sete dias que a semana tem.
Hoje
é segunda feira!!!
Ajudante
do dia: Escolher na sala.
É
interessante a escolha do ajudante, para a criança desenvolver a linguagem oral
e autonomia ...buscar objetos, dar recados...entre outras eventualidades.
Tempo: Conversar
sobre o tempo:
Como
está o tempo hoje?
Está
com sol? Com chuva? É importante olhar o tempo ou pela janela ou
ir lá fora e olhar o céu.
O
que nós vestimos quando está calor?
E
quando está frio?
Cantar
música do tempo.
Como
está o tempo?
Como
está o tempo
Vou
correndo ver
Se
é sol ou vai chover...
Se
o céu está limpinho
bem
limpinho!!!
Então
o tempo nos diz
Hoje
é dia de solzinho.
Se
o céu está com nuvem
Bem
com nuvem
Então
o tempo nos diz
Hoje
é dia de chuvinha.
2º Momento: Linguagem oral e escrita.
Leitura do livro de Ana Terra
E o Dente Ainda Doía
Assentar com as crianças na rodinha e contar a história.
ü Dar ênfase na voz do jacaré e entonação nos demais bichinhos,
ü Fazer gestos
ü Como na história aparece quantidades, contar junto aos alunos ... um jacaré, dois coelhos, três corujas e
assim sucessivamente...
ü A história é marcada por repetições, então deixe as crianças
participarem da história repetindo partes dela, junto a leitura da professora.
Gênero textual /música
Cantar a música do jacaré
Eu
conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda seu nariz
Senão o jacaré come o seu nariz e o dedão do pé
Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda seus olhinhos
Senão o jacaré come seus olhinhos e o dedão do pé
Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda suas orelhas
Senão o jacaré come suas orelhas e o dedão do pé
Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda sua boca
Senão o jacaré come sua boca e o dedão do pé
Esconda seu nariz
Senão o jacaré come o seu nariz e o dedão do pé
Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda seus olhinhos
Senão o jacaré come seus olhinhos e o dedão do pé
Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda suas orelhas
Senão o jacaré come suas orelhas e o dedão do pé
Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda sua boca
Senão o jacaré come sua boca e o dedão do pé
Função semiótica e expressão verbal
Conversar com as crianças sobre o jacaré.
ü Peça para pensar em um jacaré.
ü Onde o jacaré vive?
ü Ele é grande
ou pequeno?
ü Onde vocês já viram um jacaré? Na TV, em
revistas, em filmes...
ü Jacaré é um animal manso ou feroz?
Explicar que jacaré é um animal carnívoro e
perigoso quando está faminto.
Grandezas e medidas
Quanto mede um jacaré?
Ao nascer o comprimento do
jacaré é de 30 cm, chegando, na maturidade, a 1,80m (no caso específico do
jacaré - açú, seu comprimento pode chegar a 6m). Na idade adulta o jacaré pode
atingir até 300 kg e sua idade varia entre 80 e 100 anos.
ü
Mostrar em uma régua a medida do jacaré quando nasce.
ü
Mostrar com uma trena a medida de um jacaré adulto . Desenhar um jacaré
enorme no quadro.
ü
Medir uma criança para comparar as medidas criança /jacaré.
Seriação
Reproduzir um desenho de jacaré em tamanhos
diferentes
( 7 elementos)
Obs: Individualmente pedir
que cada criança ordene as figuras e lhe explique como ela fez.
ü Foi do menor para o maior? Ordem crescente
ü Foi do maior para o menor? Ordem decrescente
Números e sistema de
numeração
Utilizando tampinhas , objetos ou figuras de
animais
Pedir para um aluno
colocar 5 tampinhas ou os jacarezinhos da atividade anterior. Acompanhar a
contagem do aluno apontando para as tampinhas.
Inventar situações para instigar o pensamento
das crianças.
Eram 5 jacarezinhos um foi
embora ficaram...
Tinha 3 jacarezinhos
chegaram mais dois ficaram...
Psicomotricidade. Cuidado
com o lago do jacaré!
No pátio realizar atividades com corda, cone e bambolê.
No primeiro momento fazer
um caminho , no qual as crianças deverão passar entre os cones, pular com os dois pés para dentro e para fora do
bambolê e andar sobre a corda.
Natureza e sociedade
Falar sobre o habitat do jacaré e da importância
da diversidade de animais(cadeia alimentar) e da àgua para os seres vivos.
Avaliação: avaliar a linguagem oral , a seriação e outras informações importantes através de registro para o portfólio.