Plano de aula /2º período

Plano de aula /2º período


Livro:

1º Momento:     Atividades que repetem diariamente.
 (acolhimento, rodinha com entrega de crachá, quantos somos, ajudante do dia, calendário e tempo).
Acolhida: Cantar música  de Boa Tarde.
Boa tarde, coleguinha, como vai?
Boa tarde, coleguinha, como vai?
Faremos o possível
Para sermos bons amigos
Boa tarde, coleguinha, como vai?
Na rodinha:
 Conversar  com as crianças ...
Como foi o final de semana?... Onde foram, o que fizeram  (...)
O que fizeram pela manhã...
Crachá:  Sentados em roda, com os crachás no centro, começar a cantar:
      Se Eu Fosse Um Peixinho....

Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a Maria
Lá do fundo do mar
 Assim que falar o nome da criança ela deverá pegar o seu crachá; caso ela confunda o seu crachá com o do coleguinha, a professora intervirá neste momento.
- Explorar a letra inicial, final e quantidade de letras de cada nome/ criança.
 Cantar até que todas as crianças estejam com o crachá.
 A  professora também deverá usar o crachá.
Quantos somos? Ainda com os alunos em círculo perguntar:
       Quantos alunos vieram hoje?
       Vamos contar? Contar colocando a mão sobre a cabeça de cada um ( um...dois...três...)
       Vieram mais meninas ou mais meninos?
       Quantas meninas?
       Quantos meninos?
Neste momento poderá sugerir que façam uma fila de meninos e uma de meninas  de mãos dadas ...quem ficar sem o par é a maioria( tem  um  a mais...dois a mais... e assim sucessivamente) .



Calendário: A noção de tempo é difícil para essa idade, mas podemos  trabalhar com música e falar em qual dia da semana estamos. 


Quem quiser aprender eu vou ensinar
Os dias da semana pra ninguém se atrapalhar. (BIS)
Começa no domingo depois vem segunda feira

Terça, quarta, quinta, sexta e sábado também...
Agora você já sabe são sete dias que a semana tem.


         Hoje é segunda feira!!!
Ajudante do dia: Escolher na sala.
É interessante a escolha do ajudante, para a criança desenvolver a linguagem oral e autonomia ...buscar objetos, dar recados...entre outras eventualidades.
Tempo: Conversar sobre o tempo:
       Como está o tempo hoje?
       Está com sol? Com chuva?  É importante olhar o tempo ou pela janela ou ir lá fora e  olhar o céu.
       O que nós vestimos quando está calor?
       E quando está frio?
Cantar música do tempo.
      Como está o tempo?


Como está o tempo
Vou correndo ver
Se é sol ou vai chover...
Se o céu está limpinho
bem limpinho!!!
Então o tempo nos diz
Hoje é dia de solzinho.


Se o céu está com nuvem
Bem com nuvem
Então o tempo nos diz
Hoje é dia de chuvinha. 

2º Momento: Linguagem oral e escrita.
Leitura  do livro de Ana Terra
                  E o Dente Ainda Doía
Assentar com as crianças na rodinha e contar a história.
ü Dar ênfase na voz do jacaré e entonação nos demais bichinhos,
ü Fazer gestos
ü Como na história aparece quantidades, contar junto aos alunos  ... um jacaré, dois coelhos, três corujas e assim sucessivamente...
ü A história é marcada por repetições, então deixe as crianças participarem da história repetindo partes dela, junto a leitura da professora.
Gênero textual /música
Cantar a música do jacaré
Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda seu nariz
Senão o jacaré come o seu nariz e o dedão do pé

Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda seus olhinhos
Senão o jacaré come seus olhinhos e o dedão do pé

Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda suas orelhas
Senão o jacaré come suas orelhas e o dedão do pé

Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda sua boca
Senão o jacaré come sua boca e o dedão do pé
Função semiótica e expressão verbal
Conversar com as crianças sobre o jacaré.
ü Peça para pensar em um jacaré.
ü Onde o jacaré vive?
ü Ele é grande  ou pequeno?
ü Onde vocês já viram um jacaré? Na TV, em revistas, em filmes...
ü Jacaré é um animal manso ou feroz?
Explicar que jacaré é um animal carnívoro e perigoso quando está faminto.
Grandezas e medidas
Quanto mede um jacaré?
 Ao nascer o comprimento do jacaré é de 30 cm, chegando, na maturidade, a 1,80m (no caso específico do jacaré - açú, seu comprimento pode chegar a 6m). Na idade adulta o jacaré pode atingir até 300 kg e sua idade varia entre 80 e 100 anos.
ü  Mostrar em uma régua a medida do jacaré quando nasce.
ü  Mostrar com uma trena a medida de um jacaré adulto . Desenhar um jacaré enorme no quadro.
ü  Medir uma criança para comparar as medidas criança /jacaré.
Seriação
Reproduzir um desenho de jacaré em tamanhos diferentes
( 7 elementos)
Obs: Individualmente pedir que cada criança ordene as figuras e lhe explique  como ela fez.
ü Foi do menor para o maior? Ordem crescente
ü Foi do maior para o menor? Ordem decrescente
Números e sistema de numeração
Utilizando tampinhas , objetos ou figuras de animais
Pedir para um aluno colocar 5 tampinhas ou os jacarezinhos da atividade anterior. Acompanhar a contagem do aluno apontando para as tampinhas.
Inventar situações para instigar o pensamento das crianças.
Eram 5 jacarezinhos um foi embora ficaram...  
Tinha 3 jacarezinhos chegaram mais dois ficaram...
Psicomotricidade. Cuidado com o lago do jacaré!
No pátio realizar atividades  com corda, cone e bambolê.
No primeiro momento fazer um caminho , no qual as crianças deverão passar entre os cones, pular  com os dois pés para dentro e para fora do bambolê e andar sobre a corda.
Natureza e sociedade
Falar sobre o habitat do jacaré e da importância da diversidade de animais(cadeia alimentar) e da àgua para os seres vivos.

Avaliação: avaliar a linguagem oral , a seriação e outras informações importantes através de registro para o portfólio.


Plano de aula /2º período


Livro:

1º Momento:     Atividades que repetem diariamente.
 (acolhimento, rodinha com entrega de crachá, quantos somos, ajudante do dia, calendário e tempo).
Acolhida: Cantar música  de Boa Tarde.
Boa tarde, coleguinha, como vai?
Boa tarde, coleguinha, como vai?
Faremos o possível
Para sermos bons amigos
Boa tarde, coleguinha, como vai?
Na rodinha:
 Conversar  com as crianças ...
Como foi o final de semana?... Onde foram, o que fizeram  (...)
O que fizeram pela manhã...
Crachá:  Sentados em roda, com os crachás no centro, começar a cantar:
      Se Eu Fosse Um Peixinho....

Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a Maria
Lá do fundo do mar
 Assim que falar o nome da criança ela deverá pegar o seu crachá; caso ela confunda o seu crachá com o do coleguinha, a professora intervirá neste momento.
- Explorar a letra inicial, final e quantidade de letras de cada nome/ criança.
 Cantar até que todas as crianças estejam com o crachá.
 A  professora também deverá usar o crachá.
Quantos somos? Ainda com os alunos em círculo perguntar:
       Quantos alunos vieram hoje?
       Vamos contar? Contar colocando a mão sobre a cabeça de cada um ( um...dois...três...)
       Vieram mais meninas ou mais meninos?
       Quantas meninas?
       Quantos meninos?
Neste momento poderá sugerir que façam uma fila de meninos e uma de meninas  de mãos dadas ...quem ficar sem o par é a maioria( tem  um  a mais...dois a mais... e assim sucessivamente) .



Calendário: A noção de tempo é difícil para essa idade, mas podemos  trabalhar com música e falar em qual dia da semana estamos. 


Quem quiser aprender eu vou ensinar
Os dias da semana pra ninguém se atrapalhar. (BIS)
Começa no domingo depois vem segunda feira

Terça, quarta, quinta, sexta e sábado também...
Agora você já sabe são sete dias que a semana tem.


         Hoje é segunda feira!!!
Ajudante do dia: Escolher na sala.
É interessante a escolha do ajudante, para a criança desenvolver a linguagem oral e autonomia ...buscar objetos, dar recados...entre outras eventualidades.
Tempo: Conversar sobre o tempo:
       Como está o tempo hoje?
       Está com sol? Com chuva?  É importante olhar o tempo ou pela janela ou ir lá fora e  olhar o céu.
       O que nós vestimos quando está calor?
       E quando está frio?
Cantar música do tempo.
      Como está o tempo?


Como está o tempo
Vou correndo ver
Se é sol ou vai chover...
Se o céu está limpinho
bem limpinho!!!
Então o tempo nos diz
Hoje é dia de solzinho.


Se o céu está com nuvem
Bem com nuvem
Então o tempo nos diz
Hoje é dia de chuvinha. 

2º Momento: Linguagem oral e escrita.
Leitura  do livro de Ana Terra
                  E o Dente Ainda Doía
Assentar com as crianças na rodinha e contar a história.
ü Dar ênfase na voz do jacaré e entonação nos demais bichinhos,
ü Fazer gestos
ü Como na história aparece quantidades, contar junto aos alunos  ... um jacaré, dois coelhos, três corujas e assim sucessivamente...
ü A história é marcada por repetições, então deixe as crianças participarem da história repetindo partes dela, junto a leitura da professora.
Gênero textual /música
Cantar a música do jacaré
Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda seu nariz
Senão o jacaré come o seu nariz e o dedão do pé

Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda seus olhinhos
Senão o jacaré come seus olhinhos e o dedão do pé

Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda suas orelhas
Senão o jacaré come suas orelhas e o dedão do pé

Eu conheço um jacaré que gosta de comer
Esconda sua boca
Senão o jacaré come sua boca e o dedão do pé
Função semiótica e expressão verbal
Conversar com as crianças sobre o jacaré.
ü Peça para pensar em um jacaré.
ü Onde o jacaré vive?
ü Ele é grande  ou pequeno?
ü Onde vocês já viram um jacaré? Na TV, em revistas, em filmes...
ü Jacaré é um animal manso ou feroz?
Explicar que jacaré é um animal carnívoro e perigoso quando está faminto.
Grandezas e medidas
Quanto mede um jacaré?
 Ao nascer o comprimento do jacaré é de 30 cm, chegando, na maturidade, a 1,80m (no caso específico do jacaré - açú, seu comprimento pode chegar a 6m). Na idade adulta o jacaré pode atingir até 300 kg e sua idade varia entre 80 e 100 anos.
ü  Mostrar em uma régua a medida do jacaré quando nasce.
ü  Mostrar com uma trena a medida de um jacaré adulto . Desenhar um jacaré enorme no quadro.
ü  Medir uma criança para comparar as medidas criança /jacaré.
Seriação
Reproduzir um desenho de jacaré em tamanhos diferentes
( 7 elementos)
Obs: Individualmente pedir que cada criança ordene as figuras e lhe explique  como ela fez.
ü Foi do menor para o maior? Ordem crescente
ü Foi do maior para o menor? Ordem decrescente
Números e sistema de numeração
Utilizando tampinhas , objetos ou figuras de animais
Pedir para um aluno colocar 5 tampinhas ou os jacarezinhos da atividade anterior. Acompanhar a contagem do aluno apontando para as tampinhas.
Inventar situações para instigar o pensamento das crianças.
Eram 5 jacarezinhos um foi embora ficaram...  
Tinha 3 jacarezinhos chegaram mais dois ficaram...
Psicomotricidade. Cuidado com o lago do jacaré!
No pátio realizar atividades  com corda, cone e bambolê.
No primeiro momento fazer um caminho , no qual as crianças deverão passar entre os cones, pular  com os dois pés para dentro e para fora do bambolê e andar sobre a corda.
Natureza e sociedade
Falar sobre o habitat do jacaré e da importância da diversidade de animais(cadeia alimentar) e da àgua para os seres vivos.

Avaliação: avaliar a linguagem oral , a seriação e outras informações importantes através de registro para o portfólio.