Plano de aula: Aprendendo através de rótulos e embalagens - 1º ano
Professora estagiária: Aline
Tema : Leitura de rótulos e embalagens
Objetivos
- Leitura de diferente rótulos
- Estimular a curiosidade e analisar as diferentes informações encontradas nos rótulos dos alimentos.
- Estimular o faz de conta.
Justificativa
Os
rótulos dos diferentes produtos encontrados nos supermercados podem ser
grandes aliados no processo de alfabetização e letramento.
Recursos didáticos
- Diferentes rótulos de alimentos trazidos pelos alunos.
- kraft ou cartolina para montar os cartazes
- Fita adesiva
Estratégias
1º Momento: Estudando o alfabeto através de rótulos
a) Solicitar para que os alunos tragam diferentes rótulos para a sala de aula;
b) Organizar junto com a turma um alfabeto com os rótulos;
c) Incentivar diariamente a leitura dos rótulos(leitura coletiva, leitura individual...quantidade de letras nas palavras,letra inicial e final...)
2º Momento: Faz de conta!
Brincando de supermercado ou Vendinha na sala de aula.
- Solicitar para que os alunos tragam embalagens de diversos produtos para a sala de aula.
- Xerocar dinheirinho para a turma e reservar em envelopes com nomes.
- Montar uma vendinha em sala de aula, utilizando as mesas ou caixas de papelão para fazer as divisórias.
- Incentivar a brincadeira e registrar as observações necessárias.

3º Momento
Leitura de rótulos
Leitura de rótulos
Utilizar os rótulos que sobraram da atividade 1.
- Com os alunos sentados em círculos, a professora promoverá uma ampla leitura dos rótulos . Ela orientará aos alunos para que observe os rótulos para descobrirem as informações que eles trazem:
- Nomes dos produtos
- Marca dos produto
- Data de fabricação e validade
- Quantidade
- Utilidade
- Código de barras
- Slogan da marca
TODDY - Slogan do TODDY
- As propagandas: Toddy, sabor que alimenta!
- Slogan Nescau -
- Energia que dá gosto
Este primeiro momento será um momento de descobertas. Dar oportunidade para cada criança falar do produto que trouxe.
4ª Momento - Montando cartazes com rótulos
- A professora solicitará para que os alunos formem grupos de quatro elementos para a confecção de cartazes.
Orientações
para os trabalhos:
- A professora sorteará entre os grupos os itens discutidos anteriormente.
- Cada grupo deverá ilustrar o cartaz, recortando dos seus rótulos e colando o item sorteado para o seu grupo: código de barra, marca, etc
- Um elemento escolhido pelo grupo escreverá no cartaz o que significa o seu item:
- Produto - é o objeto ou alimento que vem dentro das embalagens: sabonete, lápis, refrigerante,etc.
- Código de barra é um símbolo que aparece nos rótulos e serve para indicar o preço do produto. É um retângulo com vários tracinhos diferentes que será lido por um computador.
- Produto - é o objeto ou alimento que vem dentro das embalagens: sabonete, lápis, refrigerante,etc.
- Marca - é o nome próprio do produto: Lux, Faber Castel, Antártica.
- Data de fabricação: diz quando o produto foi feito.
- Validade: informa até quando o produto estará bom para ser usado.
- Utilidade: é a informação que nos diz para que serve o produto.
5ª Momento Apresentação de trabalhos
- Apresentação oral dos trabalhos: cada grupo apresentará seu trabalho para toda a turma, explicando também para eles o significado do seu item.
- Exposição dos cartazes no mural da sala para apreciação de todos.
Dicas:
O mesmo procedimento poderá ser utilizado com diferentes segmentos de produtos: Alimentícios, de limpeza, de higiene , etc.
Avaliação: Observar
se os alunos interagiram em grupo, se trouxeram os rótulos solicitados
para sala de aula.Verificar como está a leitura , se já são capazes de
ler ou de antecipam a leitura porque já conhecem os rótulos e
embalagens,se já sabem buscar informações nas embalagens e se reconhecem
dinheiro.
Plano de aula: Aprendendo através de rótulos e embalagens - 1º ano
Professora estagiária: Aline
Tema : Leitura de rótulos e embalagens
Objetivos
- Leitura de diferente rótulos
- Estimular a curiosidade e analisar as diferentes informações encontradas nos rótulos dos alimentos.
- Estimular o faz de conta.
Justificativa
Os
rótulos dos diferentes produtos encontrados nos supermercados podem ser
grandes aliados no processo de alfabetização e letramento.
Recursos didáticos
- Diferentes rótulos de alimentos trazidos pelos alunos.
- kraft ou cartolina para montar os cartazes
- Fita adesiva
Estratégias
1º Momento: Estudando o alfabeto através de rótulos
a) Solicitar para que os alunos tragam diferentes rótulos para a sala de aula;
b) Organizar junto com a turma um alfabeto com os rótulos;
c) Incentivar diariamente a leitura dos rótulos(leitura coletiva, leitura individual...quantidade de letras nas palavras,letra inicial e final...)
2º Momento: Faz de conta!
Brincando de supermercado ou Vendinha na sala de aula.
- Solicitar para que os alunos tragam embalagens de diversos produtos para a sala de aula.
- Xerocar dinheirinho para a turma e reservar em envelopes com nomes.
- Montar uma vendinha em sala de aula, utilizando as mesas ou caixas de papelão para fazer as divisórias.
- Incentivar a brincadeira e registrar as observações necessárias.

3º Momento
Leitura de rótulos
Leitura de rótulos
Utilizar os rótulos que sobraram da atividade 1.
- Com os alunos sentados em círculos, a professora promoverá uma ampla leitura dos rótulos . Ela orientará aos alunos para que observe os rótulos para descobrirem as informações que eles trazem:
- Nomes dos produtos
- Marca dos produto
- Data de fabricação e validade
- Quantidade
- Utilidade
- Código de barras
- Slogan da marca
TODDY - Slogan do TODDY
- As propagandas: Toddy, sabor que alimenta!
- Slogan Nescau -
- Energia que dá gosto
Este primeiro momento será um momento de descobertas. Dar oportunidade para cada criança falar do produto que trouxe.
4ª Momento - Montando cartazes com rótulos
- A professora solicitará para que os alunos formem grupos de quatro elementos para a confecção de cartazes.
Orientações
para os trabalhos:
- A professora sorteará entre os grupos os itens discutidos anteriormente.
- Cada grupo deverá ilustrar o cartaz, recortando dos seus rótulos e colando o item sorteado para o seu grupo: código de barra, marca, etc
- Um elemento escolhido pelo grupo escreverá no cartaz o que significa o seu item:
- Produto - é o objeto ou alimento que vem dentro das embalagens: sabonete, lápis, refrigerante,etc.
- Código de barra é um símbolo que aparece nos rótulos e serve para indicar o preço do produto. É um retângulo com vários tracinhos diferentes que será lido por um computador.
- Produto - é o objeto ou alimento que vem dentro das embalagens: sabonete, lápis, refrigerante,etc.
- Marca - é o nome próprio do produto: Lux, Faber Castel, Antártica.
- Data de fabricação: diz quando o produto foi feito.
- Validade: informa até quando o produto estará bom para ser usado.
- Utilidade: é a informação que nos diz para que serve o produto.
5ª Momento Apresentação de trabalhos
- Apresentação oral dos trabalhos: cada grupo apresentará seu trabalho para toda a turma, explicando também para eles o significado do seu item.
- Exposição dos cartazes no mural da sala para apreciação de todos.
Dicas:
O mesmo procedimento poderá ser utilizado com diferentes segmentos de produtos: Alimentícios, de limpeza, de higiene , etc.
Avaliação: Observar
se os alunos interagiram em grupo, se trouxeram os rótulos solicitados
para sala de aula.Verificar como está a leitura , se já são capazes de
ler ou de antecipam a leitura porque já conhecem os rótulos e
embalagens,se já sabem buscar informações nas embalagens e se reconhecem
dinheiro.