Plano de aula: Aprendendo através de rótulos e embalagens - 1º ano

Plano de aula: Aprendendo através de rótulos e embalagens - 1º ano

  Professora estagiária: Aline

Tema : Leitura de rótulos e embalagens

Objetivos

  • Leitura de diferente rótulos
  • Estimular a curiosidade e analisar as diferentes informações encontradas nos rótulos dos alimentos.
  • Estimular o faz de conta.

Justificativa

Os rótulos dos diferentes produtos encontrados nos supermercados podem ser grandes aliados no processo de alfabetização e letramento.

 Recursos didáticos

  • Diferentes rótulos de alimentos trazidos pelos alunos.
  • kraft ou cartolina para montar os cartazes
  • Fita adesiva
    

Estratégias

1º Momento: Estudando o alfabeto através de rótulos
   
a) Solicitar para que os alunos tragam diferentes rótulos para a sala de aula;
b) Organizar junto com a turma um alfabeto com os rótulos;
c) Incentivar diariamente a leitura dos rótulos(leitura coletiva, leitura individual...quantidade de letras nas palavras,letra inicial e final...)



2º Momento: Faz de conta!

     Brincando de supermercado ou Vendinha na sala de aula.

  • Solicitar  para que os alunos tragam  embalagens de diversos produtos para a sala de aula.
  • Xerocar dinheirinho para a turma e reservar em envelopes com nomes.
  • Montar uma vendinha em sala de aula, utilizando as mesas ou caixas de papelão para fazer as divisórias.
  • Incentivar a brincadeira e registrar as observações necessárias.



3º Momento 
                  Leitura  de rótulos

 Utilizar os rótulos que sobraram da atividade 1.
  •    Com os alunos sentados em círculos, a professora promoverá uma ampla leitura dos rótulos . Ela orientará aos alunos para que observe os rótulos  para descobrirem as  informações que eles trazem: 
  •   Nomes dos produtos
  •   Marca dos produto
  •  Data de fabricação e validade
  • Quantidade
  • Utilidade
  •  Código de barras
  • Slogan da marca


Exemplos:

TODDY - Slogan do TODDY

  • As propagandas: Toddy, sabor que alimenta!

TODDY: Sabor que alimenta.
  • Slogan Nescau - 
  • Energia que dá gosto

    Slogan Nescau: Energia que dá gosto.
    Este primeiro momento será um momento de descobertas. Dar oportunidade para cada criança falar do produto que trouxe.

         4ª Momento - Montando cartazes com rótulos


  •              A professora  solicitará para que os alunos formem   grupos de quatro elementos para a confecção de cartazes. 

            Orientações para os trabalhos:
  •       A professora sorteará entre os grupos os itens discutidos anteriormente.
  •   Cada grupo deverá ilustrar o cartaz, recortando dos seus rótulos e colando o item sorteado para o seu grupo: código de barra, marca, etc
  •  Um elemento escolhido pelo grupo escreverá no cartaz o que significa o seu item:
  •  Produto - é o objeto ou alimento que vem dentro das embalagens: sabonete, lápis, refrigerante,etc.

  • Código de barra é um símbolo que aparece nos rótulos e serve para indicar o preço do produto. É um retângulo com vários tracinhos diferentes que será lido por um computador.   
  •  Produto - é o objeto ou alimento que vem dentro das embalagens: sabonete, lápis, refrigerante,etc.
  •  Marca - é o nome próprio do produto: Lux, Faber Castel, Antártica.
  •  Data de fabricação: diz quando o produto foi feito.
  • Validade: informa até quando o produto estará bom para ser usado.
  • Utilidade: é a informação que nos diz para que serve o produto.


       5ª Momento Apresentação de trabalhos


  •          Apresentação oral dos trabalhos: cada grupo apresentará seu trabalho para toda a turma, explicando também para eles o significado do seu item.
  •       Exposição dos cartazes no mural da sala para apreciação de todos.

  Dicas:

 O mesmo procedimento poderá ser utilizado com diferentes segmentos de produtos: Alimentícios, de limpeza, de higiene , etc.
Avaliação: Observar se os alunos interagiram em grupo, se trouxeram os rótulos solicitados para sala de aula.Verificar como está a leitura , se já são capazes de ler ou de antecipam a leitura porque já conhecem os rótulos e embalagens,se já sabem buscar informações nas embalagens e se reconhecem dinheiro.



Plano de aula: Aprendendo através de rótulos e embalagens - 1º ano

  Professora estagiária: Aline

Tema : Leitura de rótulos e embalagens

Objetivos

  • Leitura de diferente rótulos
  • Estimular a curiosidade e analisar as diferentes informações encontradas nos rótulos dos alimentos.
  • Estimular o faz de conta.

Justificativa

Os rótulos dos diferentes produtos encontrados nos supermercados podem ser grandes aliados no processo de alfabetização e letramento.

 Recursos didáticos

  • Diferentes rótulos de alimentos trazidos pelos alunos.
  • kraft ou cartolina para montar os cartazes
  • Fita adesiva
    

Estratégias

1º Momento: Estudando o alfabeto através de rótulos
   
a) Solicitar para que os alunos tragam diferentes rótulos para a sala de aula;
b) Organizar junto com a turma um alfabeto com os rótulos;
c) Incentivar diariamente a leitura dos rótulos(leitura coletiva, leitura individual...quantidade de letras nas palavras,letra inicial e final...)



2º Momento: Faz de conta!

     Brincando de supermercado ou Vendinha na sala de aula.

  • Solicitar  para que os alunos tragam  embalagens de diversos produtos para a sala de aula.
  • Xerocar dinheirinho para a turma e reservar em envelopes com nomes.
  • Montar uma vendinha em sala de aula, utilizando as mesas ou caixas de papelão para fazer as divisórias.
  • Incentivar a brincadeira e registrar as observações necessárias.



3º Momento 
                  Leitura  de rótulos

 Utilizar os rótulos que sobraram da atividade 1.
  •    Com os alunos sentados em círculos, a professora promoverá uma ampla leitura dos rótulos . Ela orientará aos alunos para que observe os rótulos  para descobrirem as  informações que eles trazem: 
  •   Nomes dos produtos
  •   Marca dos produto
  •  Data de fabricação e validade
  • Quantidade
  • Utilidade
  •  Código de barras
  • Slogan da marca


Exemplos:

TODDY - Slogan do TODDY

  • As propagandas: Toddy, sabor que alimenta!

TODDY: Sabor que alimenta.
  • Slogan Nescau - 
  • Energia que dá gosto

    Slogan Nescau: Energia que dá gosto.
    Este primeiro momento será um momento de descobertas. Dar oportunidade para cada criança falar do produto que trouxe.

         4ª Momento - Montando cartazes com rótulos


  •              A professora  solicitará para que os alunos formem   grupos de quatro elementos para a confecção de cartazes. 

            Orientações para os trabalhos:
  •       A professora sorteará entre os grupos os itens discutidos anteriormente.
  •   Cada grupo deverá ilustrar o cartaz, recortando dos seus rótulos e colando o item sorteado para o seu grupo: código de barra, marca, etc
  •  Um elemento escolhido pelo grupo escreverá no cartaz o que significa o seu item:
  •  Produto - é o objeto ou alimento que vem dentro das embalagens: sabonete, lápis, refrigerante,etc.

  • Código de barra é um símbolo que aparece nos rótulos e serve para indicar o preço do produto. É um retângulo com vários tracinhos diferentes que será lido por um computador.   
  •  Produto - é o objeto ou alimento que vem dentro das embalagens: sabonete, lápis, refrigerante,etc.
  •  Marca - é o nome próprio do produto: Lux, Faber Castel, Antártica.
  •  Data de fabricação: diz quando o produto foi feito.
  • Validade: informa até quando o produto estará bom para ser usado.
  • Utilidade: é a informação que nos diz para que serve o produto.


       5ª Momento Apresentação de trabalhos


  •          Apresentação oral dos trabalhos: cada grupo apresentará seu trabalho para toda a turma, explicando também para eles o significado do seu item.
  •       Exposição dos cartazes no mural da sala para apreciação de todos.

  Dicas:

 O mesmo procedimento poderá ser utilizado com diferentes segmentos de produtos: Alimentícios, de limpeza, de higiene , etc.
Avaliação: Observar se os alunos interagiram em grupo, se trouxeram os rótulos solicitados para sala de aula.Verificar como está a leitura , se já são capazes de ler ou de antecipam a leitura porque já conhecem os rótulos e embalagens,se já sabem buscar informações nas embalagens e se reconhecem dinheiro.