Plano de aula para 1º e 2º períodos.

Plano de aula para 1º e 2º períodos.

Educação Sensorial
Trabalhando a linguagem verbal, explorando a caixa surpresa.




Introdução:

O desenvolvimento da linguagem verbal está relacionado de maneira direta às percepções táteis, gustativas e olfativas e enriquece o vocabulário fixando novas formas de aprendizagens.

Objetivos:


  • Criar condições para que a criança se expresse verbalmente e desenvolva a memória tátil e olfativa;
  • Desenvolver a noção de densidade, peso, cheiro, cor, textura, forma e quantidade de objetos contidos na caixa.

Material: Caixa de papelão encapada e decorada de forma atrativa. Dentro dela, colocar objetos de acordo com os conteúdos ou história trabalhada.

Ex: Estou trabalhando com a história “A Branca de Neve e os Sete Anões. Então posso colocar personagens em materiais de borracha, a maçã da história...etc.

Desenvolvimento: A professora mostra a caixa para as crianças aguçando –lhes a curiosidade e diz:

- Que caixa bonita, olhem bem para ela!
-O que vocês acham que tem dentro dela?
   Após algumas respostas, deixem as crianças manipular/tatear os objetos dentro da caixa, sem olhar é claro.
- Quantos objetos você sentiu  dentro da caixa?
- Como são suas formas?
- Os objetos são grandes ou pequenos? Ásperos ou macios?

Novas perguntas vão acontecendo naturalmente à medida que as crianças se expressam....
   Após retirar os objetos da caixa, na medida em que forem identificados explorá-los visualmente também.

Avaliação: Avaliar as habilidades de concentração, observação, percepção de detalhes, cores, cheiro, textura e a formas de expressar com coerência mediante a proposta do trabalho apresentado.


Plano de aula para 1º e 2º períodos.

Educação Sensorial
Trabalhando a linguagem verbal, explorando a caixa surpresa.




Introdução:

O desenvolvimento da linguagem verbal está relacionado de maneira direta às percepções táteis, gustativas e olfativas e enriquece o vocabulário fixando novas formas de aprendizagens.

Objetivos:


  • Criar condições para que a criança se expresse verbalmente e desenvolva a memória tátil e olfativa;
  • Desenvolver a noção de densidade, peso, cheiro, cor, textura, forma e quantidade de objetos contidos na caixa.

Material: Caixa de papelão encapada e decorada de forma atrativa. Dentro dela, colocar objetos de acordo com os conteúdos ou história trabalhada.

Ex: Estou trabalhando com a história “A Branca de Neve e os Sete Anões. Então posso colocar personagens em materiais de borracha, a maçã da história...etc.

Desenvolvimento: A professora mostra a caixa para as crianças aguçando –lhes a curiosidade e diz:

- Que caixa bonita, olhem bem para ela!
-O que vocês acham que tem dentro dela?
   Após algumas respostas, deixem as crianças manipular/tatear os objetos dentro da caixa, sem olhar é claro.
- Quantos objetos você sentiu  dentro da caixa?
- Como são suas formas?
- Os objetos são grandes ou pequenos? Ásperos ou macios?

Novas perguntas vão acontecendo naturalmente à medida que as crianças se expressam....
   Após retirar os objetos da caixa, na medida em que forem identificados explorá-los visualmente também.

Avaliação: Avaliar as habilidades de concentração, observação, percepção de detalhes, cores, cheiro, textura e a formas de expressar com coerência mediante a proposta do trabalho apresentado.