Plano de aula para 1º e 2º períodos.
Educação Sensorial
Introdução:
O
desenvolvimento da linguagem verbal está relacionado de maneira direta às
percepções táteis, gustativas e olfativas e enriquece o vocabulário fixando novas formas de aprendizagens.
Objetivos:
- Criar condições para que a criança se expresse verbalmente e desenvolva a memória tátil e olfativa;
- Desenvolver a noção de densidade, peso, cheiro, cor, textura, forma e quantidade de objetos contidos na caixa.
Material: Caixa de papelão encapada e decorada de forma
atrativa. Dentro dela, colocar objetos de acordo com os conteúdos ou história
trabalhada.
Ex: Estou
trabalhando com a história “A Branca de Neve e os Sete Anões. Então posso
colocar personagens em materiais de borracha, a maçã da história...etc.
Desenvolvimento:
A professora mostra a caixa para as crianças aguçando –lhes a curiosidade e
diz:
- Que caixa
bonita, olhem bem para ela!
-O que vocês
acham que tem dentro dela?
Após algumas respostas, deixem as crianças
manipular/tatear os objetos dentro da caixa, sem olhar é claro.
- Quantos
objetos você sentiu dentro da caixa?
- Como são
suas formas?
- Os objetos
são grandes ou pequenos? Ásperos ou macios?
Novas
perguntas vão acontecendo naturalmente à medida que as crianças se expressam....
Após retirar os objetos da caixa, na medida
em que forem identificados explorá-los visualmente também.
Avaliação: Avaliar as habilidades de concentração, observação, percepção de detalhes, cores, cheiro, textura e a formas de expressar com coerência mediante a proposta do trabalho apresentado.
Plano de aula para 1º e 2º períodos.
Educação Sensorial
Introdução:
O
desenvolvimento da linguagem verbal está relacionado de maneira direta às
percepções táteis, gustativas e olfativas e enriquece o vocabulário fixando novas formas de aprendizagens.
Objetivos:
- Criar condições para que a criança se expresse verbalmente e desenvolva a memória tátil e olfativa;
- Desenvolver a noção de densidade, peso, cheiro, cor, textura, forma e quantidade de objetos contidos na caixa.
Material: Caixa de papelão encapada e decorada de forma
atrativa. Dentro dela, colocar objetos de acordo com os conteúdos ou história
trabalhada.
Ex: Estou
trabalhando com a história “A Branca de Neve e os Sete Anões. Então posso
colocar personagens em materiais de borracha, a maçã da história...etc.
Desenvolvimento:
A professora mostra a caixa para as crianças aguçando –lhes a curiosidade e
diz:
- Que caixa
bonita, olhem bem para ela!
-O que vocês
acham que tem dentro dela?
Após algumas respostas, deixem as crianças
manipular/tatear os objetos dentro da caixa, sem olhar é claro.
- Quantos
objetos você sentiu dentro da caixa?
- Como são
suas formas?
- Os objetos
são grandes ou pequenos? Ásperos ou macios?
Novas
perguntas vão acontecendo naturalmente à medida que as crianças se expressam....
Após retirar os objetos da caixa, na medida
em que forem identificados explorá-los visualmente também.
Avaliação: Avaliar as habilidades de concentração, observação, percepção de detalhes, cores, cheiro, textura e a formas de expressar com coerência mediante a proposta do trabalho apresentado.