Quem mora na casinha?
Tema: cores e formas.
Disciplina: linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, matemática musica e corpo e movimento.
Público: berçário II, 2 e 3 a anos.
Duração: 4 dias.
Objetivo geral:
- Estimular a memória ,a percepção visual, atenção.
Objetivos específicos:
- Conhecer cores e formas;
- Conhecer a função social dos números, diferenciar números, letras e desenhos;
- Desenvolver a percepção auditiva;
- Ouvir com atenção;
- Ler a letra da música;
- Relacionar as cores;
- Perceber a intencionalidade da escrita como forma de comunicação, perceber
semelhança na oralidade entre palavras, diferenciar letras de números e de desenhos, perceber rimas nas palavras;
- Escrever palavras;
- Reescrever a letra da música;
- Ouvir a música;
- Leitura da música;
- Expressar, memorizar e reproduzir oralmente jogos verbais, poesia e música, com entonação e ritmo;
- Cantar a música;
- Memorizar as casas x animais x ordenação;
- Compreensão e interpretação;
- Escrita de palavras: nome dos animais e cores;
- Reescrita da música, conforme a imaginação das crianças;
- Confecção das casinhas e animais.
- Aprendendo as cores através de brincadeiras;
- Compreender o princípio alfabético que regula o sistema de escrita do Português,
representado por sons ou fonemas e não sílabas;
- Associar o som à imagem;
- Conviver com animais de estimação, interagir com mediadores pedagógicos e compartilhá-los com o grupo, ouvir, contar e recontar histórias;
- Reconhecer sequências rítmicas musicais, produzir novos sons, identificar objetos;
- Dominar convenções gráficas;
- Apropriar do Sistema de Escrita;
- Identificar palavras em contextos diferentes;
- Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc.;
- Ter noção de moradias;
- Ampliar o vocabulário;
- Desenvolver capacidades necessárias para o uso de escrita no contexto escolar;
- Conhecer a utilidade da escrita, a apropriação de seus usos, de maneira gradativa, sempre com possibilidade de ampliação e atualização;
- Desenvolver a capacidade de produzir sentido por meio da leitura e da produção de textos orais e escritos, em diferentes situações de comunicação;
- Desenvolver capacidades necessárias para o uso de escrita no contexto escolar;
- Compreender e identificar o assunto principal de um texto e ser capaz de dizer o que compreendeu do texto;
- Trabalhar números e quantidades;
- Visualizar, comparar maior/menor, grande/pequeno, alto/baixo;
- Conhecer animais;
- Reconhecer a importância dos animais;
- Ampliar gradativamente as possibilidades de comunicação;
- Familiarizar-se com a escrita, com as letras do alfabeto.
Metodologia:
1°dia:
- Num primeiro momento os alunos participarão de uma roda de conversa sobre o tema proposto.
- Apresentação do vídeo "Quem mora na casinha?";
- Após relato sobre o vídeo, explorar cores, animais e moradias;
- Em seguida desenho livre sobre o que entenderam do vídeo.
2°dia:
- Rever o vídeo;
- Apresentação das cores de cada casinha e seu animal;
- Montagem do painel com as casinhas de papel cartão com a cor correspondente a cada casa;
- Colocar cada animal cada um em sua casinha.
3°dia:
- Rever o vídeo;
- Cantar a música quem mora na casinha e pedir ajuda as crianças para colocar os animais em suas casinhas;
- Numerar as casinhas.
4°dia:
- Explorar a ordem decrescente das casinhas, as cores tamanhos e formatos.
Observação: todos os dias rever vídeo e trabalhar no painel a ordem das cores e os animais.
Avaliação:
- Será realizada através da observação da participação de cada criança e da assimilação de cada criança.
Quem mora na casinha?
Tema: cores e formas.
Disciplina: linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, matemática musica e corpo e movimento.
Público: berçário II, 2 e 3 a anos.
Duração: 4 dias.
Objetivo geral:
- Estimular a memória ,a percepção visual, atenção.
Objetivos específicos:
- Conhecer cores e formas;
- Conhecer a função social dos números, diferenciar números, letras e desenhos;
- Desenvolver a percepção auditiva;
- Ouvir com atenção;
- Ler a letra da música;
- Relacionar as cores;
- Perceber a intencionalidade da escrita como forma de comunicação, perceber
semelhança na oralidade entre palavras, diferenciar letras de números e de desenhos, perceber rimas nas palavras;
- Escrever palavras;
- Reescrever a letra da música;
- Ouvir a música;
- Leitura da música;
- Expressar, memorizar e reproduzir oralmente jogos verbais, poesia e música, com entonação e ritmo;
- Cantar a música;
- Memorizar as casas x animais x ordenação;
- Compreensão e interpretação;
- Escrita de palavras: nome dos animais e cores;
- Reescrita da música, conforme a imaginação das crianças;
- Confecção das casinhas e animais.
- Aprendendo as cores através de brincadeiras;
- Compreender o princípio alfabético que regula o sistema de escrita do Português,
representado por sons ou fonemas e não sílabas;
- Associar o som à imagem;
- Conviver com animais de estimação, interagir com mediadores pedagógicos e compartilhá-los com o grupo, ouvir, contar e recontar histórias;
- Reconhecer sequências rítmicas musicais, produzir novos sons, identificar objetos;
- Dominar convenções gráficas;
- Apropriar do Sistema de Escrita;
- Identificar palavras em contextos diferentes;
- Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc.;
- Ter noção de moradias;
- Ampliar o vocabulário;
- Desenvolver capacidades necessárias para o uso de escrita no contexto escolar;
- Conhecer a utilidade da escrita, a apropriação de seus usos, de maneira gradativa, sempre com possibilidade de ampliação e atualização;
- Desenvolver a capacidade de produzir sentido por meio da leitura e da produção de textos orais e escritos, em diferentes situações de comunicação;
- Desenvolver capacidades necessárias para o uso de escrita no contexto escolar;
- Compreender e identificar o assunto principal de um texto e ser capaz de dizer o que compreendeu do texto;
- Trabalhar números e quantidades;
- Visualizar, comparar maior/menor, grande/pequeno, alto/baixo;
- Conhecer animais;
- Reconhecer a importância dos animais;
- Ampliar gradativamente as possibilidades de comunicação;
- Familiarizar-se com a escrita, com as letras do alfabeto.
Metodologia:
1°dia:
- Num primeiro momento os alunos participarão de uma roda de conversa sobre o tema proposto.
- Apresentação do vídeo "Quem mora na casinha?";
- Após relato sobre o vídeo, explorar cores, animais e moradias;
- Em seguida desenho livre sobre o que entenderam do vídeo.
2°dia:
- Rever o vídeo;
- Apresentação das cores de cada casinha e seu animal;
- Montagem do painel com as casinhas de papel cartão com a cor correspondente a cada casa;
- Colocar cada animal cada um em sua casinha.
3°dia:
- Rever o vídeo;
- Cantar a música quem mora na casinha e pedir ajuda as crianças para colocar os animais em suas casinhas;
- Numerar as casinhas.
4°dia:
- Explorar a ordem decrescente das casinhas, as cores tamanhos e formatos.
Observação: todos os dias rever vídeo e trabalhar no painel a ordem das cores e os animais.
Avaliação:
- Será realizada através da observação da participação de cada criança e da assimilação de cada criança.