Projeto alimentação/educação infantil
PROJETO: REEDUCAÇÃO ALIMENTAR
PROFESSORA Regina Esméria de morais
APRESENTAÇÃO:
Partindo do
pressuposto de que a escola é um espaço propício para promover a saúde, a
formação de valores e hábitos saudáveis (e entre eles o da alimentação), o
projeto Reeducação Alimentar surge como um artifício a contribuir para conscientização de
nossos alunos nas escolhas que envolvem sua alimentação. Coletivamente, as crianças sentem-se
motivadas a degustarem alimentos variados e saudáveis. Dessa maneira, o projeto
fomentará a criação de bons hábitos de alimentação pelas crianças. Espera-se
que, a fim de conferir amplitude ao projeto, as famílias espontaneamente
participem do projeto ajudando com os “Para Casas” e enviando frutas nas datas
estabelecidas pela professora. O projeto terá a duração de seis meses e todas
as atividades em sala de aula serão voltadas para reeducação alimentar.
JUSTIFICATIVA
Ao observar a alimentação dos
alunos durante seis meses, verifiquei o
excessivo consumo de comida industrializada de modo geral (salgadinhos,
bolachas recheadas, etc.) e a ausência de frutas em suas lancheiras. Além de
tal dieta constituir uma fonte pouco saudável de nutrientes, acredito que
também contribuiu para a criação de uma resistência a frutas oferecidas pela
escola. Cabe à escola reverter
esse quadro por meio da introdução de novas variedades alimentares na própria
alimentação oferecida aos alunos no horário do lanche.
O Projeto de Reeducação Alimentar se faz tão necessário considerando o elevado número de casos e doenças diretamente ligados aos maus hábitos
de alimentação e higiene. Essa mudança de hábitos, incentivando o consumo de
alimentos saudáveis e práticas higiênicas, contribuirá para o crescimento e boa
saúde, missões de toda boa escola.
OBJETIVO
GERAL:
Promover uma reeducação alimentar com o consumo de alimentos saudáveis,
manter hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção
da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Ampliar o vocabulário;
* Promover o consumo de frutas, legumes e verduras;
* Prover atividades que valorizem e aproximem as crianças dos
alimentos com menor aceitação;
* Investigar a importância nutritiva dos alimentos e
despertar o apreço por eles;
* Conhecer e identificar os diferentes tipos de alimentos;
* Entrar em contato com textos de gêneros distintos (lista de
frutas/receitas);
* Observar as cores e sentir tanto os sabores quanto a
textura dos alimentos;
* Conscientizar os alunos, por meio da informação do cardápio
diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios;
* Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das
mãos.
PÚLBLICO ALVO:
Educação Infantil: Maternal 1º e 2° período
ÁREAS:
* Matemática, artes, linguagem oral e escrita, natureza e
sociedade.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
* Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas,
legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde, sobre a necessidade de
higienizarmos os alimentos, sobre a existência de alimentos prejudiciais a
saúde quando ingerido em excesso, etc.
* Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que a
criança possui sobre o alimento (ex.: Banana – o que sabemos/ o que queremos
saber/o que aprendemos);
* Contos;
* Poemas;
* Histórias;
* Adivinhas;
* Parlendas;
* Músicas;
* Letras iniciais.
MATEMÁTICA:
* Gráficos;
* Quantidades;
* Contagem;
* Seriação:
* Classificação e agrupamento.
NATUREZA E SOCIEDADE:
* Experiências;
* Observação da transformação dos alimentos em outros;
* Meio ambiente (produção dos alimentos);
* Nosso corpo (higiene nossa e dos alimentos);
* Importância dos nutrientes para o nosso organismo.
ARTES:
* Artes com material reciclável;
* Confecção de fantoches dos alimentos;
* Produção de desenhos com interferência e sem interferência;
* Disponibilização de frutas, legumes e verduras para manipulação
livre;
* Trabalho com massa de modelar;
* Confecção de painéis.
CULINÁRIA:
* Produção de pratos. Ex: Salada de frutas e sucos;
* Criação de receitas saudáveis.
TRABALHO COM OS PAIS:
* Incentivo à participação com o objetivo de estimular o
envio, por parte dos pais, de frutas e legumes;
* Pesquisas enviadas para a casa;
* Envio de receitas saudáveis para a construção do livro de
receitas.
PRODUTO FINAL:
* Cada criança levará para a casa um livro de receitas;
* Encenação de uma peça teatral sobre o tema.
* Uma produção de texto coletiva escrita pelo educando
para o portfólio.
* Um livro para o portfólio
A AVALIAÇÃO
Será
efetuada durante todo o decorrer do projeto por meio de observação e registros
feitos pelas professoras, pelas conversas e questionamentos na hora da rodinha
de conversa.
ANEXOS/DICAS DE ATIVIDADES:
Atividades a serem realizadas no decorrer do desenvolvimento
do projeto:
– Roda da conversa, inicialmente com a apresentação dos
alunos.
Questionar o que os alunos comeram no café da manhã e no almoço.
Na hora do lanche, observar com os alunos o que está sendo
servido. Listar o que foi consumido na sala de aula.
– Retomar os produtos consumidos no dia anterior e pedir que
os alunos copiem as palavras correspondentes aos nomes de tais alimentos escritas
no quadro pela professora. Posteriormente, fazer a leitura coletiva.
– Organizar, em
parceria com os alunos, uma pesquisa com os pais no que diz respeito ao
cardápio do dia seguinte (e isso inclui artigos como balas, doces,
refrigerantes, sucos, etc.)
– Comparar as
pesquisas e quantificar os iguais.
Numa roda da conversa, mostrar para os alunos a importância
de se alimentar com produtos naturais ; frutas, legumes e sucos.
– Usando ainda a
pesquisa, separar o saudável do não saudável. Os alunos farão o registro da
relação.
– “Dia do pão com
manteiga”.
Lançar as perguntas ao grupo: De onde vem a manteiga ?
Onde é feito o pão ?
Procurar em jornais e revistas as letras que formam a palavra
PADARIA e colar em espaços pré determinados.
– Elaborar um jogo da memória com frutas que serão xerocadas
e pintadas pelos alunos.
Recortar e colar em cartolina.
– Deixar que os alunos manuseiem o jogo, trabalhando assim a
forma das frutas, a cor, tamanho e seus nomes.
– Identificação a primeira letra de nomes próprios ( alunos)
com as frutas. Registrar.
– Direcionar aos alunos questões que envolvam cálculos,
como: “tenho dois alunos que querem
comer maça, mas só tenho uma maça. O que devo fazer ?”
- Separar as frutas de acordo com o sabor, frutas com caroço,
grande, pequena.
– Trazer para o grupo
os legumes.
De posse dos legumes, comentar a origem dos alimentos, os
benefícios que trazem para nossa saúde ( froça, crescimento, energia,…)
– Recortar e colar num mural alimentos encontrados na feira
livre. Classificá-los em frutas, legumes e verduras.
– Criar em sala de aula, com o auxílio dos alunos, um “
Cantinho da receita”, a fim de fáceis
executar as de menor complexidade.
– Transcrever receitas : salada de frutas, sucos naturais,
vitaminas de frutas.
– “Fazendo histórias”
Fazer e colorir rostinhos de alimentos com papel e palitos de
sorvete: maçã, feijão, cebola, cenoura,…
Com os personagens criados, elaborar coletivamente uma
história.
Com a história criada, fazer a dramatização com os
personagens.
– Perguntar na roda da conversa se o grupo sabe como nasce o
feijão. A partir dos resultados, propor e realizar uma experiência que
possibilite visualizar e registrar as etapas do crescimento do feijão (
trabalhar: português e matemática com as anotações dos procedimentos).
– Atividade “ Salada de letras”.
Atividade que estimula a identificação e realocação correta
de letras em posições erradas para as palavras correspondentes ao desenho dado
pela educadora.
– Atividade “
Dividindo minha merenda “
Criar situações culminem no desenvolvimento da noção de
divisão matemática e compartilhamento entre os alunos.
– De posse de figuras geométricas previamente desenhadas,
pedir aos alunos que colem, por exemplo, um feijão dentro do círculo um, dez
grãos de arroz dentro do triângulo, entre outros.
– Por agrupamento, ligar as frutas ao numeral correspondente.
- Dar início ao fechamento do projeto com um dia de
brincadeiras: dança da maçã e mordida na fruta pendurada.
- Exposição dos trabalhos desenvolvidos com a presença dos alunos, a fim de explicar os painéis.
Projeto alimentação/educação infantil
PROJETO: REEDUCAÇÃO ALIMENTAR
PROFESSORA Regina Esméria de morais
APRESENTAÇÃO:
Partindo do
pressuposto de que a escola é um espaço propício para promover a saúde, a
formação de valores e hábitos saudáveis (e entre eles o da alimentação), o
projeto Reeducação Alimentar surge como um artifício a contribuir para conscientização de
nossos alunos nas escolhas que envolvem sua alimentação. Coletivamente, as crianças sentem-se
motivadas a degustarem alimentos variados e saudáveis. Dessa maneira, o projeto
fomentará a criação de bons hábitos de alimentação pelas crianças. Espera-se
que, a fim de conferir amplitude ao projeto, as famílias espontaneamente
participem do projeto ajudando com os “Para Casas” e enviando frutas nas datas
estabelecidas pela professora. O projeto terá a duração de seis meses e todas
as atividades em sala de aula serão voltadas para reeducação alimentar.
JUSTIFICATIVA
Ao observar a alimentação dos
alunos durante seis meses, verifiquei o
excessivo consumo de comida industrializada de modo geral (salgadinhos,
bolachas recheadas, etc.) e a ausência de frutas em suas lancheiras. Além de
tal dieta constituir uma fonte pouco saudável de nutrientes, acredito que
também contribuiu para a criação de uma resistência a frutas oferecidas pela
escola. Cabe à escola reverter
esse quadro por meio da introdução de novas variedades alimentares na própria
alimentação oferecida aos alunos no horário do lanche.
O Projeto de Reeducação Alimentar se faz tão necessário considerando o elevado número de casos e doenças diretamente ligados aos maus hábitos
de alimentação e higiene. Essa mudança de hábitos, incentivando o consumo de
alimentos saudáveis e práticas higiênicas, contribuirá para o crescimento e boa
saúde, missões de toda boa escola.
OBJETIVO
GERAL:
Promover uma reeducação alimentar com o consumo de alimentos saudáveis,
manter hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção
da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Ampliar o vocabulário;
* Promover o consumo de frutas, legumes e verduras;
* Prover atividades que valorizem e aproximem as crianças dos
alimentos com menor aceitação;
* Investigar a importância nutritiva dos alimentos e
despertar o apreço por eles;
* Conhecer e identificar os diferentes tipos de alimentos;
* Entrar em contato com textos de gêneros distintos (lista de
frutas/receitas);
* Observar as cores e sentir tanto os sabores quanto a
textura dos alimentos;
* Conscientizar os alunos, por meio da informação do cardápio
diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios;
* Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das
mãos.
PÚLBLICO ALVO:
Educação Infantil: Maternal 1º e 2° período
ÁREAS:
* Matemática, artes, linguagem oral e escrita, natureza e
sociedade.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
* Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas,
legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde, sobre a necessidade de
higienizarmos os alimentos, sobre a existência de alimentos prejudiciais a
saúde quando ingerido em excesso, etc.
* Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que a
criança possui sobre o alimento (ex.: Banana – o que sabemos/ o que queremos
saber/o que aprendemos);
* Contos;
* Poemas;
* Histórias;
* Adivinhas;
* Parlendas;
* Músicas;
* Letras iniciais.
MATEMÁTICA:
* Gráficos;
* Quantidades;
* Contagem;
* Seriação:
* Classificação e agrupamento.
NATUREZA E SOCIEDADE:
* Experiências;
* Observação da transformação dos alimentos em outros;
* Meio ambiente (produção dos alimentos);
* Nosso corpo (higiene nossa e dos alimentos);
* Importância dos nutrientes para o nosso organismo.
ARTES:
* Artes com material reciclável;
* Confecção de fantoches dos alimentos;
* Produção de desenhos com interferência e sem interferência;
* Disponibilização de frutas, legumes e verduras para manipulação
livre;
* Trabalho com massa de modelar;
* Confecção de painéis.
CULINÁRIA:
* Produção de pratos. Ex: Salada de frutas e sucos;
* Criação de receitas saudáveis.
TRABALHO COM OS PAIS:
* Incentivo à participação com o objetivo de estimular o
envio, por parte dos pais, de frutas e legumes;
* Pesquisas enviadas para a casa;
* Envio de receitas saudáveis para a construção do livro de
receitas.
PRODUTO FINAL:
* Cada criança levará para a casa um livro de receitas;
* Encenação de uma peça teatral sobre o tema.
* Uma produção de texto coletiva escrita pelo educando
para o portfólio.
* Um livro para o portfólio
A AVALIAÇÃO
Será
efetuada durante todo o decorrer do projeto por meio de observação e registros
feitos pelas professoras, pelas conversas e questionamentos na hora da rodinha
de conversa.
ANEXOS/DICAS DE ATIVIDADES:
Atividades a serem realizadas no decorrer do desenvolvimento
do projeto:
– Roda da conversa, inicialmente com a apresentação dos
alunos.
Questionar o que os alunos comeram no café da manhã e no almoço.
Na hora do lanche, observar com os alunos o que está sendo
servido. Listar o que foi consumido na sala de aula.
– Retomar os produtos consumidos no dia anterior e pedir que
os alunos copiem as palavras correspondentes aos nomes de tais alimentos escritas
no quadro pela professora. Posteriormente, fazer a leitura coletiva.
– Organizar, em
parceria com os alunos, uma pesquisa com os pais no que diz respeito ao
cardápio do dia seguinte (e isso inclui artigos como balas, doces,
refrigerantes, sucos, etc.)
– Comparar as
pesquisas e quantificar os iguais.
Numa roda da conversa, mostrar para os alunos a importância
de se alimentar com produtos naturais ; frutas, legumes e sucos.
– Usando ainda a
pesquisa, separar o saudável do não saudável. Os alunos farão o registro da
relação.
– “Dia do pão com
manteiga”.
Lançar as perguntas ao grupo: De onde vem a manteiga ?
Onde é feito o pão ?
Procurar em jornais e revistas as letras que formam a palavra
PADARIA e colar em espaços pré determinados.
– Elaborar um jogo da memória com frutas que serão xerocadas
e pintadas pelos alunos.
Recortar e colar em cartolina.
– Deixar que os alunos manuseiem o jogo, trabalhando assim a
forma das frutas, a cor, tamanho e seus nomes.
– Identificação a primeira letra de nomes próprios ( alunos)
com as frutas. Registrar.
– Direcionar aos alunos questões que envolvam cálculos,
como: “tenho dois alunos que querem
comer maça, mas só tenho uma maça. O que devo fazer ?”
- Separar as frutas de acordo com o sabor, frutas com caroço,
grande, pequena.
– Trazer para o grupo
os legumes.
De posse dos legumes, comentar a origem dos alimentos, os
benefícios que trazem para nossa saúde ( froça, crescimento, energia,…)
– Recortar e colar num mural alimentos encontrados na feira
livre. Classificá-los em frutas, legumes e verduras.
– Criar em sala de aula, com o auxílio dos alunos, um “
Cantinho da receita”, a fim de fáceis
executar as de menor complexidade.
– Transcrever receitas : salada de frutas, sucos naturais,
vitaminas de frutas.
– “Fazendo histórias”
Fazer e colorir rostinhos de alimentos com papel e palitos de
sorvete: maçã, feijão, cebola, cenoura,…
Com os personagens criados, elaborar coletivamente uma
história.
Com a história criada, fazer a dramatização com os
personagens.
– Perguntar na roda da conversa se o grupo sabe como nasce o
feijão. A partir dos resultados, propor e realizar uma experiência que
possibilite visualizar e registrar as etapas do crescimento do feijão (
trabalhar: português e matemática com as anotações dos procedimentos).
– Atividade “ Salada de letras”.
Atividade que estimula a identificação e realocação correta
de letras em posições erradas para as palavras correspondentes ao desenho dado
pela educadora.
– Atividade “
Dividindo minha merenda “
Criar situações culminem no desenvolvimento da noção de
divisão matemática e compartilhamento entre os alunos.
– De posse de figuras geométricas previamente desenhadas,
pedir aos alunos que colem, por exemplo, um feijão dentro do círculo um, dez
grãos de arroz dentro do triângulo, entre outros.
– Por agrupamento, ligar as frutas ao numeral correspondente.
- Dar início ao fechamento do projeto com um dia de
brincadeiras: dança da maçã e mordida na fruta pendurada.
- Exposição dos trabalhos desenvolvidos com a presença dos alunos, a fim de explicar os painéis.