USO DA TESOURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Fiquem atentos as dicas....
As tesouras utilizadas pelas crianças devem ter as pontas
arredondadas, pois evitam que a criança produza um furo na pele durante
o corte. Porém, não devemos esquecer que a lâmina da tesoura é capaz de
machucar uma criança que esteja utilizando inadequadamente este
instrumento de corte.
Antes dos 4 anos, é desaconselhável o uso da tesoura para atividades de recorte.
É necessário planejar atividades para desenvolver a coordenação motora fina que antecedem o uso da tesoura.
Algumas sugestões:
Coordenação das Mãos (estimulação da movimentação das mãos, sem que o braço faça o mesmo, ficando apenas como em uma postura de "suporte"):
- Apertar e soltar (livremente e usando materiais);
- Bater palmas em diferentes ritmos e intensidades;
- Pintar com as mãos;
- Rasgar e amassar papéis;
- Brincar com bolas de diferentes tamanhos;
- Modelagem: massa de modelar (plastilina), areia molhada, argila, massa de farinha.
- Tocar instrumentos da bandinha rítmica.
Conquistada a coordenação das mãos, a criança passa ter um melhor desempenho nas atividades que exigem movimentos diferenciados dos dedos:
- Brincar com os dedos: estalar, entrelaçar, brincar de "tocar piano";
- Músicas que usem os dedos (nomeando ou movimentando os dedos);
- Rasgar papéis com as pontas dos dedos;
- Enfiar em barbante: macarrão (cru), canudinho (pedaços), rolinhos de papel, contas;
- Dobraduras (origami);
- Alinhavos;
- Recorte usando os dedos.?
Fases do Recorte e Colagem
- Antes dos 4 anos a criança deve recortar os papéis com as mãos e
colar à vontade. Conversar com a criança sobre o uso da cola (exemplos:
não exagerar na quantidade de cola).
Nas produções de recorte e colagem podemos observar as seguintes fases:
- Fase celular:
recorta e cola de qualquer maneira, sem intenção de formar cenas. Gosta
de ter material variado. Nesta fase, a professora deverá intervir
quanto ao uso correto da tesoura (cuidado para não cortar os dedos) e o
uso da cola (controlar a quantidade utilizada). Ainda não nomeia suas
produções.
- Fase das formas isoladas: não
dá forma definida ao recorte, mistura muito o que recorta, mas já está
enriquecendo sua experiência. Oferecer materiais variados para
enriquecer a colagem: barbante, lã, canudinho, algodão, paetês, tecido,
etc. Às vezes, consegue nomear suas produções.
- Fase da cena simples:
a criança recorta tirinhas e cola para armar um esboço simples. Deixa
quase sempre uma área vazia. É uma fase sem proporção. Já consegue
nomear sua produção (exemplo: um barco).
- Fase da cena completa:
a criança usa as tirinhas, geralmente faz a "linha de base" (o "chão"
que aparece também em seu desenho), usa formas variadas para compor sua
produção (recorta intencionalmente). Percebe-se uma cena. Nomeia e
explica sua produção (exemplo: É um barco navegando no rio.).
Essas "fases" também podem ser observadas no desenho. Cabe ao
professor, além do incentivo e de escolher os materiais necessários para
cada fase, planejar atividades para que as crianças avancem. A criança
não aprende sozinha, não cria no "vazio"... Ela precisa da intervenção
do adulto, ou de outra criança mais experiente, para avançar em suas
hipóteses e experiências.
O professor deve observar: como a criança segura a tesoura (o canhoto
necessita de tesoura adaptada as suas necessidades), como manuseia o
papel (ou outro material para corte) e como utiliza a cola, para fazer
as intervenções necessárias, pois há técnicas que facilitam o uso dos
materiais.
Nunca se ausentar do local onde as crianças estejam utilizando
tesoura e cola. Ter atenção aos materiais que serão manuseados, exemplo:
não oferecer botões e objetos que possam ser engolidos à criança que
coloca qualquer coisa na boca. Se necessário, redigir um combinado do
que "pode e não pode" fazer no recorte e colagem. Cuidado para que eles
não cortem cabelos e roupas deles ou dos colegas.
Ao utilizar a tesoura, a criança desenvolve o uso bilateral das mãos: mão dominante corta e a outra dá suporte ao papel.
Para auxiliar o uso da tesoura, o professor deverá planejar
atividades de recorte na qual a criança use a tesoura em movimento para
frente (linhas retas), direção lateral da tesoura (esquerda / direita),
corta figuras geométricas simples (quadrado, triângulo e círculo), corta
figuras complexas e corta material que não seja papel (tecidos como o
TNT são fáceis de cortar).
No planejamento municipal vem todo o roteiro para desenvolvimento motor.
Leia o planejamento e elabore/ planeje ótimas aulas!USO DA TESOURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Fiquem atentos as dicas....
As tesouras utilizadas pelas crianças devem ter as pontas
arredondadas, pois evitam que a criança produza um furo na pele durante
o corte. Porém, não devemos esquecer que a lâmina da tesoura é capaz de
machucar uma criança que esteja utilizando inadequadamente este
instrumento de corte.
Antes dos 4 anos, é desaconselhável o uso da tesoura para atividades de recorte.
É necessário planejar atividades para desenvolver a coordenação motora fina que antecedem o uso da tesoura.
Algumas sugestões:
Coordenação das Mãos (estimulação da movimentação das mãos, sem que o braço faça o mesmo, ficando apenas como em uma postura de "suporte"):
- Apertar e soltar (livremente e usando materiais);
- Bater palmas em diferentes ritmos e intensidades;
- Pintar com as mãos;
- Rasgar e amassar papéis;
- Brincar com bolas de diferentes tamanhos;
- Modelagem: massa de modelar (plastilina), areia molhada, argila, massa de farinha.
- Tocar instrumentos da bandinha rítmica.
Conquistada a coordenação das mãos, a criança passa ter um melhor desempenho nas atividades que exigem movimentos diferenciados dos dedos:
- Brincar com os dedos: estalar, entrelaçar, brincar de "tocar piano";
- Músicas que usem os dedos (nomeando ou movimentando os dedos);
- Rasgar papéis com as pontas dos dedos;
- Enfiar em barbante: macarrão (cru), canudinho (pedaços), rolinhos de papel, contas;
- Dobraduras (origami);
- Alinhavos;
- Recorte usando os dedos.?
Fases do Recorte e Colagem
- Antes dos 4 anos a criança deve recortar os papéis com as mãos e
colar à vontade. Conversar com a criança sobre o uso da cola (exemplos:
não exagerar na quantidade de cola).
Nas produções de recorte e colagem podemos observar as seguintes fases:
- Fase celular:
recorta e cola de qualquer maneira, sem intenção de formar cenas. Gosta
de ter material variado. Nesta fase, a professora deverá intervir
quanto ao uso correto da tesoura (cuidado para não cortar os dedos) e o
uso da cola (controlar a quantidade utilizada). Ainda não nomeia suas
produções.
- Fase das formas isoladas: não
dá forma definida ao recorte, mistura muito o que recorta, mas já está
enriquecendo sua experiência. Oferecer materiais variados para
enriquecer a colagem: barbante, lã, canudinho, algodão, paetês, tecido,
etc. Às vezes, consegue nomear suas produções.
- Fase da cena simples:
a criança recorta tirinhas e cola para armar um esboço simples. Deixa
quase sempre uma área vazia. É uma fase sem proporção. Já consegue
nomear sua produção (exemplo: um barco).
- Fase da cena completa:
a criança usa as tirinhas, geralmente faz a "linha de base" (o "chão"
que aparece também em seu desenho), usa formas variadas para compor sua
produção (recorta intencionalmente). Percebe-se uma cena. Nomeia e
explica sua produção (exemplo: É um barco navegando no rio.).
Essas "fases" também podem ser observadas no desenho. Cabe ao
professor, além do incentivo e de escolher os materiais necessários para
cada fase, planejar atividades para que as crianças avancem. A criança
não aprende sozinha, não cria no "vazio"... Ela precisa da intervenção
do adulto, ou de outra criança mais experiente, para avançar em suas
hipóteses e experiências.
O professor deve observar: como a criança segura a tesoura (o canhoto
necessita de tesoura adaptada as suas necessidades), como manuseia o
papel (ou outro material para corte) e como utiliza a cola, para fazer
as intervenções necessárias, pois há técnicas que facilitam o uso dos
materiais.
Nunca se ausentar do local onde as crianças estejam utilizando
tesoura e cola. Ter atenção aos materiais que serão manuseados, exemplo:
não oferecer botões e objetos que possam ser engolidos à criança que
coloca qualquer coisa na boca. Se necessário, redigir um combinado do
que "pode e não pode" fazer no recorte e colagem. Cuidado para que eles
não cortem cabelos e roupas deles ou dos colegas.
Ao utilizar a tesoura, a criança desenvolve o uso bilateral das mãos: mão dominante corta e a outra dá suporte ao papel.
Para auxiliar o uso da tesoura, o professor deverá planejar
atividades de recorte na qual a criança use a tesoura em movimento para
frente (linhas retas), direção lateral da tesoura (esquerda / direita),
corta figuras geométricas simples (quadrado, triângulo e círculo), corta
figuras complexas e corta material que não seja papel (tecidos como o
TNT são fáceis de cortar).
No planejamento municipal vem todo o roteiro para desenvolvimento motor.
Leia o planejamento e elabore/ planeje ótimas aulas!