Educação Infantil - matemática na prática 5

Educação Infantil - matemática na prática 5

QUANTOS?QUANTAS?


Brinque com os alunos perguntando: “Quantos narizes você tem?”(Coloque o dedo na ponta do nariz e peça aos alunos para imitarem). “Quantas bocas?” (Coloque o dedo nos lábios e faça os alunos imitarem).

Prossiga assim perguntando e indicando com as mãos: “Quantas orelhas?” “Quantos braços?””Quantas mãos?””Quantos dedos em cada mão?”
A IDÉIA DE QUANTIDADE (CONTAGENS)


1.As crianças contam, às vezes, de memória e sem entender o significado da contagem. Mostrar a quantidade com os dedos é uma ótima maneira de reforçar a construção da idéia de numero.

Pergunte aos alunos: “Você sabe quantos anos você tem?Mostre com os dedos”, “Vejam, Maria levantou 4 dedos. Quem mais levantou 4 dedos?”Faça a pergunta indicando os 4 dedos levantados pela criança usada como referência).

2.Como indicar quantidades com os dedos requer coordenação, algumas crianças têm dificuldade de fazê-lo. Muitas vezes, é necessário dedicar mais tempo à atividade, praticando junto com os alunos as maneiras mais fáceis de mostrar quantidades de 1 a 5 com os dedos.
3.Converse com os alunos e pergunte se eles conhecem animais com mais de 4 pernas. Caso eles digam que sim, pergunte qual o nome do animal e peça que indiquem com os dedos o numero de pernas dos animais. Os insetos por exemplo, tem 6 pernas. A aranha tem 8 pernas.
4.Trabalhe com os alunos a brincadeira Quantas patas? Essa brincadeira, ao mesmo tempo que explora a idéia das quantidades 2 e 4, desenvolve o reflexo das crianças e seus conhecimentos sobre animais. Escolha com antecedência uma história com animais, como por exemplo uma fábula. Se preferir, invente uma história em que apareçam os nomes de animais característicos da região. Combine anteriormente com os alunos que você vai contar uma história com animais e que, cada vez que disser o nome de um animal, dará uma pausa para que eles mostrem com os dedos o número de pernas do animal citado. Como desafio, insira animais sem pernas como as cobras, peixes, etc.
5.Explore com os alunos um quebra-cabeça que consiste em pares de cartões com cortes irregulares que se encaixam. Num dos cartões aparece o numeral, no outro, a quantidade de elementos que aquele numeral representa.


Cada par de cartões possui um encaixe diferente dos outros pares, de forma que, se o aluno pretender encaixar dois cartões que não se correspondem entre si não conseguirá fazer o encaixe. Assim ele mesmo percebe o engano e faz a correção.






Educação Infantil - matemática na prática 5

QUANTOS?QUANTAS?


Brinque com os alunos perguntando: “Quantos narizes você tem?”(Coloque o dedo na ponta do nariz e peça aos alunos para imitarem). “Quantas bocas?” (Coloque o dedo nos lábios e faça os alunos imitarem).

Prossiga assim perguntando e indicando com as mãos: “Quantas orelhas?” “Quantos braços?””Quantas mãos?””Quantos dedos em cada mão?”
A IDÉIA DE QUANTIDADE (CONTAGENS)


1.As crianças contam, às vezes, de memória e sem entender o significado da contagem. Mostrar a quantidade com os dedos é uma ótima maneira de reforçar a construção da idéia de numero.

Pergunte aos alunos: “Você sabe quantos anos você tem?Mostre com os dedos”, “Vejam, Maria levantou 4 dedos. Quem mais levantou 4 dedos?”Faça a pergunta indicando os 4 dedos levantados pela criança usada como referência).

2.Como indicar quantidades com os dedos requer coordenação, algumas crianças têm dificuldade de fazê-lo. Muitas vezes, é necessário dedicar mais tempo à atividade, praticando junto com os alunos as maneiras mais fáceis de mostrar quantidades de 1 a 5 com os dedos.
3.Converse com os alunos e pergunte se eles conhecem animais com mais de 4 pernas. Caso eles digam que sim, pergunte qual o nome do animal e peça que indiquem com os dedos o numero de pernas dos animais. Os insetos por exemplo, tem 6 pernas. A aranha tem 8 pernas.
4.Trabalhe com os alunos a brincadeira Quantas patas? Essa brincadeira, ao mesmo tempo que explora a idéia das quantidades 2 e 4, desenvolve o reflexo das crianças e seus conhecimentos sobre animais. Escolha com antecedência uma história com animais, como por exemplo uma fábula. Se preferir, invente uma história em que apareçam os nomes de animais característicos da região. Combine anteriormente com os alunos que você vai contar uma história com animais e que, cada vez que disser o nome de um animal, dará uma pausa para que eles mostrem com os dedos o número de pernas do animal citado. Como desafio, insira animais sem pernas como as cobras, peixes, etc.
5.Explore com os alunos um quebra-cabeça que consiste em pares de cartões com cortes irregulares que se encaixam. Num dos cartões aparece o numeral, no outro, a quantidade de elementos que aquele numeral representa.


Cada par de cartões possui um encaixe diferente dos outros pares, de forma que, se o aluno pretender encaixar dois cartões que não se correspondem entre si não conseguirá fazer o encaixe. Assim ele mesmo percebe o engano e faz a correção.