Matemática na prática para Educação Infantil 6

Matemática na prática para Educação Infantil 6

CORRESPONDÊNCIA UM A UM


Brinque com os alunos com o jogo de dominó. As pedras do jogo de dominó e os dados são excelentes materiais para explorar as noções de quantidade e de correspondência um a um. Se a escola não dispõe de jogos de dominó, você pode construir um.

a.Distribua pedras de dominó e dados para que os alunos façam as suas próprias descobertas.

b. Converse com eles sobre as “pintinhas” das peças de dominó e dos dados. Descubra o que eles conhecem sobre esses jogos.

c.Peça que observem as peças de dominó e digam qual delas tem mais pontos. No dado, peça que mostrem o lado que tem mais pontos.

d. Solicite que mostrem na peça de dominó a parte que tem menos pontos. No dado, devem mostrar o lado com menos pontos.

e.Se possível, ensine os alunos a jogar dominó. Ao escolher a peça que deve jogar o aluno terá de usar a correspondência um a um, ou seja, o numero de pontos em um dos lados da peça deverá ser igual ao numero de pontos de uma das extremidades na fila da mesa.

FORMANDO GRUPOS


Uma atividade que pode ser utilizada como aquecimento é a brincadeira Formando grupos:

a.Converse com os alunos: “Vamos contar juntos até 3: um, dois, três” Agora vamos contar até 3 levantando os dedos: um, dois, três.

b. Prepare previamente a sala de aula com 3 bolas semelhantes,3 lapis semelhantes, 3 flores num vaso, etc.

Mantendo 3 dedos levantados, pergunte: “Onde podemos encontrar grupos de 3 coisas iguais aqui na sala?Se alguém conseguir encontrar diga o que é.”

c.Explore de forma semelhante, grupos de 4 e grupos de 5.


MAIS ALTO – MAIS BAIXO


As crianças percebem facilmente que os adultos são mais altos que elas ou que são mais altas que crianças menores. É importante propor atividades que reforcem essa habilidade de comprar alturas e fazer estimativas pela simples observação. Pergunte aos alunos: “Quem da nossa turma é mais alto que você? Quem é mais baixo? Como sabemos que é o mais alto? E o mais baixo?”

Escolha um dos alunos da turma e chame-o à frente. Fale para os demais: “Aqui está Karina. Quem é mais alto que ela?” Aqui está Ricardo. Quem é mais baixo que ele?Afixe na horizontal, uma tira de papel em uma das paredes da sala. Organize os alunos, de preferência do mais baixo para o mais alto e peça que encostem na parede para poder marcar a altura na tira de papel. A cada marca feita, escreva o nome da criança acima do traço, para que elas possam depois identificar a sua marca. Fale a cada aluno: “Esta é a marca do seu tamanho, da sua altura. Vou escrever o seu nome acima da marca que eu fiz”.








Matemática na prática para Educação Infantil 6

CORRESPONDÊNCIA UM A UM


Brinque com os alunos com o jogo de dominó. As pedras do jogo de dominó e os dados são excelentes materiais para explorar as noções de quantidade e de correspondência um a um. Se a escola não dispõe de jogos de dominó, você pode construir um.

a.Distribua pedras de dominó e dados para que os alunos façam as suas próprias descobertas.

b. Converse com eles sobre as “pintinhas” das peças de dominó e dos dados. Descubra o que eles conhecem sobre esses jogos.

c.Peça que observem as peças de dominó e digam qual delas tem mais pontos. No dado, peça que mostrem o lado que tem mais pontos.

d. Solicite que mostrem na peça de dominó a parte que tem menos pontos. No dado, devem mostrar o lado com menos pontos.

e.Se possível, ensine os alunos a jogar dominó. Ao escolher a peça que deve jogar o aluno terá de usar a correspondência um a um, ou seja, o numero de pontos em um dos lados da peça deverá ser igual ao numero de pontos de uma das extremidades na fila da mesa.

FORMANDO GRUPOS


Uma atividade que pode ser utilizada como aquecimento é a brincadeira Formando grupos:

a.Converse com os alunos: “Vamos contar juntos até 3: um, dois, três” Agora vamos contar até 3 levantando os dedos: um, dois, três.

b. Prepare previamente a sala de aula com 3 bolas semelhantes,3 lapis semelhantes, 3 flores num vaso, etc.

Mantendo 3 dedos levantados, pergunte: “Onde podemos encontrar grupos de 3 coisas iguais aqui na sala?Se alguém conseguir encontrar diga o que é.”

c.Explore de forma semelhante, grupos de 4 e grupos de 5.


MAIS ALTO – MAIS BAIXO


As crianças percebem facilmente que os adultos são mais altos que elas ou que são mais altas que crianças menores. É importante propor atividades que reforcem essa habilidade de comprar alturas e fazer estimativas pela simples observação. Pergunte aos alunos: “Quem da nossa turma é mais alto que você? Quem é mais baixo? Como sabemos que é o mais alto? E o mais baixo?”

Escolha um dos alunos da turma e chame-o à frente. Fale para os demais: “Aqui está Karina. Quem é mais alto que ela?” Aqui está Ricardo. Quem é mais baixo que ele?Afixe na horizontal, uma tira de papel em uma das paredes da sala. Organize os alunos, de preferência do mais baixo para o mais alto e peça que encostem na parede para poder marcar a altura na tira de papel. A cada marca feita, escreva o nome da criança acima do traço, para que elas possam depois identificar a sua marca. Fale a cada aluno: “Esta é a marca do seu tamanho, da sua altura. Vou escrever o seu nome acima da marca que eu fiz”.