👍7 dinâmicas rápidas para o início das aulas 7 dinâmicas rápidas para o início das aulas

 ðŸ‘7 dinâmicas rápidas para o início das aulas

7 dinâmicas rápidas para o início das aulas


1- NÃO DEIXE O BALÃO CAIR
Esse é um jogo cooperativo que ajuda os alunos a entenderem a importância de cada um e sua colaboração para o sucesso do grupo.
OBJETIVO: Manter os balões no ar o maior tempo possível
MATERIAL:  Balões coloridos (uma bexiga para cada cinco alunos)
TEMPO APROXIMADO: 15 minutos
COMO FAZER:
Antes de começar a brincadeira, leia as regras com o grupo;
A um sinal, os alunos começam a jogar bexigas cheias para que o grupo as mantenha no ar;
O professor começa a retirar aleatoriamente um aluno da brincadeira, até que não restem crianças suficientes que consigam manter as bexigas no ar;
Terminar a brincadeira pedindo para que sentem em circulo e discutam o que aprenderam e entenderam com essa atividade.

2- STOP DO NOME
OBJETIVO: Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade, promover aproximação entre os colegas, ou entre eles e alunos novos.
MATERIAL:  Fichas ou crachás com os nomes das crianças participantes e uma caixa para colocar os crachás
TEMPO APROXIMADO: 15 minutos
COMO FAZER:
Colocar todos os crachás em uma caixa;
As crianças sentam na roda e a professora fica com um apito;
A caixa vai passando e quando ouvir o apito, o aluno abre a caixa e pega uma ficha/crachá e diz alguma qualidade do colega escolhido pelo nome para os outros adivinharem quem é.

 3- DA BAGUNÇA À ORDEM
Essa brincadeira ajuda as crianças perceberem como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido.
OBJETIVO:  Perceber a necessidade da organização e ordem para o bom desempenho das atividades em grupo.
TEMPO APROXIMADO: 10 minutos
MATERIAL: nenhum
O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.
COMO FAZER:
Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos);
Depois, pedir a um aluno que cante a música dele para a classe.
Como conclusão o professor levanta com as crianças como se sentiram quando rodos falaram juntos e quando uma só criança falou/cantou e outras situações vividas onde a organização é essencial.

4- BOM OU RUIM?
OBJETIVO: expressão verbal, reflexão e capacidade de argumentação lógica.
TEMPO APROXIMADO: 15 minutos
MATERIAL: nenhum
COMO FAZER:
Em círculo, o iniciante da brincadeira, deve sempre inventar uma frase que comece “foi bom”…
O segundo deve completá-la, afirmando “ mas foi ruim”…
O terceiro dirá “ mas foi bom”, e assim por diante.
Exemplo de frases:
– Foi bom, o Pedro ganhou um cachorro do tio.
– Mas foi ruim porque o cachorro só come e não brinca.
– Mas foi bom porque o Pedro conseguiu ensinar esse cachorro.
– Mas foi ruim porque o cachorro fugiu…

 5 – DINÂMICA DO NÓ
Essa dinâmica ajuda a estimular o raciocínio e o trabalho em equipe
OBJETIVO: Desmanchar um nó feito com pessoas.
MATERIAL: Nenhum.
COMO FAZER:
Todos os participantes formam um círculo dando as mãos.
Cada um verifica quem está à sua direita e à sua esquerda. Isto é muito importante, pois pode haver confusão depois, portanto, peça que cada um fale alto pra si e para os outros: “João está à minha direita e Ana, à minha esquerda”, etc.
Ao sinal da professora, os alunos soltam as mãos e caminham pelo espaço ao som da música, aleatoriamente, até ouvirem um sinal (palma ou assovio).
Ao ouvir o sinal, todos devem param EXATAMENTE ONDE ESTÃO.
Agora, sem sair de suas posições, deverão dar sua mão direita para quem estava à sua direita e sua mão esquerda para quem estava à esquerda.
Fazendo isso, vai se formar um nó de pessoas, e deverá ser desfeito, voltando o círculo à posição inicial, sem que ninguém solte as mãos.

6 – RECEBENDO ELOGIOS
OBJETIVO:  trabalhar os sentimentos e como é bom receber elogios das pessoas
TEMPO APROXIMADO: 15 minutos
MATERIAL:  uma folha, caneta hidrocor e um pedaço de fita crepe para cada participante
COMO FAZER:
Cada criança cola uma folha nas costas com fita crepe e fica com uma caneta nas mãos
Ao som da música andam pelo espaço
Quando a música para, escrever uma palavra de elogio/qualidade nas costas de um colega que estiver mais próximo
Depois de algumas vezes, o professor para a brincadeira e pede que os alunos retirem o papel das costas e leiam o que os colegas escreveram sobre ele.
Depois de terminada essa brincadeira, essa turma fez um painel com as anotações. Foi muito legal ver tantos elogios reunidos!

7 – BALÕES  SURPRESA
OBJETIVO: Ler o conteúdo do balão com frases de boas vindas
TEMPO APROXIMADO: 15 minutos
MATERIAL:  Um balão colorido com uma das frases de boas vindas para cada aluno
COMO FAZER:
O professor deve colocar previamente uma frase de boas vindas em cada balão vazio.
Cada criança pega um balão, enche e brinca com ele no espaço, explorando seus movimentos;
Ao ouvir o sinal do professor, todos devem estourar um balão e pegar o papel com a frase que havia dentro dele
No final, o grupo se senta em uma roda e todos lêem a frase pegou.

Ideias para frases:
- SEJA BEM VINDO!
- É BOM TÊ-LO COMO AMIGO(A)!
- QUE POSSAMOS TER UM ÓTIMO ANO JUNTOS!
- ESPERO PODER CONTAR COM A SUA AJUDA!
- UM ÓTIMO INÍCIO DE AULA!
- ESTOU FELIZ QUE VOCÊ ESTEJA AQUI!
- QUE VOCÊ POSSA SER UM BOMCOMPANHEIRO(A)!
- VAMOS TER UM  ANO MARAVILHOSO JUNTOS!
- COMO É GOSTOSO ESTAR NO ___ ANO!
- SEMPRE SAIBAMOS SER SOLIDÁRIO UM COM O OUTRO!

Concluindo...
Essas dinâmicas podem ser trabalhada com diferentes faixas etárias. A ideia é mostrar que todos são fundamentais para o grupo e assim estreitar os vínculos entre os alunos.
Normalmente faço uma por dia, durante a primeira semana de aula, mas as vezes podemos fazer mais que uma.
É tarefa do professor construir com os alunos um ambiente socioafetivo e moral livre de tensões, onde as crianças  se percebam valorizadas e motivadas a participar das aulas, gostar da escola e sentirem-se felizes por lá estarem.

 ðŸ‘7 dinâmicas rápidas para o início das aulas

7 dinâmicas rápidas para o início das aulas


1- NÃO DEIXE O BALÃO CAIR
Esse é um jogo cooperativo que ajuda os alunos a entenderem a importância de cada um e sua colaboração para o sucesso do grupo.
OBJETIVO: Manter os balões no ar o maior tempo possível
MATERIAL:  Balões coloridos (uma bexiga para cada cinco alunos)
TEMPO APROXIMADO: 15 minutos
COMO FAZER:
Antes de começar a brincadeira, leia as regras com o grupo;
A um sinal, os alunos começam a jogar bexigas cheias para que o grupo as mantenha no ar;
O professor começa a retirar aleatoriamente um aluno da brincadeira, até que não restem crianças suficientes que consigam manter as bexigas no ar;
Terminar a brincadeira pedindo para que sentem em circulo e discutam o que aprenderam e entenderam com essa atividade.

2- STOP DO NOME
OBJETIVO: Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade, promover aproximação entre os colegas, ou entre eles e alunos novos.
MATERIAL:  Fichas ou crachás com os nomes das crianças participantes e uma caixa para colocar os crachás
TEMPO APROXIMADO: 15 minutos
COMO FAZER:
Colocar todos os crachás em uma caixa;
As crianças sentam na roda e a professora fica com um apito;
A caixa vai passando e quando ouvir o apito, o aluno abre a caixa e pega uma ficha/crachá e diz alguma qualidade do colega escolhido pelo nome para os outros adivinharem quem é.

 3- DA BAGUNÇA À ORDEM
Essa brincadeira ajuda as crianças perceberem como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido.
OBJETIVO:  Perceber a necessidade da organização e ordem para o bom desempenho das atividades em grupo.
TEMPO APROXIMADO: 10 minutos
MATERIAL: nenhum
O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.
COMO FAZER:
Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos);
Depois, pedir a um aluno que cante a música dele para a classe.
Como conclusão o professor levanta com as crianças como se sentiram quando rodos falaram juntos e quando uma só criança falou/cantou e outras situações vividas onde a organização é essencial.

4- BOM OU RUIM?
OBJETIVO: expressão verbal, reflexão e capacidade de argumentação lógica.
TEMPO APROXIMADO: 15 minutos
MATERIAL: nenhum
COMO FAZER:
Em círculo, o iniciante da brincadeira, deve sempre inventar uma frase que comece “foi bom”…
O segundo deve completá-la, afirmando “ mas foi ruim”…
O terceiro dirá “ mas foi bom”, e assim por diante.
Exemplo de frases:
– Foi bom, o Pedro ganhou um cachorro do tio.
– Mas foi ruim porque o cachorro só come e não brinca.
– Mas foi bom porque o Pedro conseguiu ensinar esse cachorro.
– Mas foi ruim porque o cachorro fugiu…

 5 – DINÂMICA DO NÓ
Essa dinâmica ajuda a estimular o raciocínio e o trabalho em equipe
OBJETIVO: Desmanchar um nó feito com pessoas.
MATERIAL: Nenhum.
COMO FAZER:
Todos os participantes formam um círculo dando as mãos.
Cada um verifica quem está à sua direita e à sua esquerda. Isto é muito importante, pois pode haver confusão depois, portanto, peça que cada um fale alto pra si e para os outros: “João está à minha direita e Ana, à minha esquerda”, etc.
Ao sinal da professora, os alunos soltam as mãos e caminham pelo espaço ao som da música, aleatoriamente, até ouvirem um sinal (palma ou assovio).
Ao ouvir o sinal, todos devem param EXATAMENTE ONDE ESTÃO.
Agora, sem sair de suas posições, deverão dar sua mão direita para quem estava à sua direita e sua mão esquerda para quem estava à esquerda.
Fazendo isso, vai se formar um nó de pessoas, e deverá ser desfeito, voltando o círculo à posição inicial, sem que ninguém solte as mãos.

6 – RECEBENDO ELOGIOS
OBJETIVO:  trabalhar os sentimentos e como é bom receber elogios das pessoas
TEMPO APROXIMADO: 15 minutos
MATERIAL:  uma folha, caneta hidrocor e um pedaço de fita crepe para cada participante
COMO FAZER:
Cada criança cola uma folha nas costas com fita crepe e fica com uma caneta nas mãos
Ao som da música andam pelo espaço
Quando a música para, escrever uma palavra de elogio/qualidade nas costas de um colega que estiver mais próximo
Depois de algumas vezes, o professor para a brincadeira e pede que os alunos retirem o papel das costas e leiam o que os colegas escreveram sobre ele.
Depois de terminada essa brincadeira, essa turma fez um painel com as anotações. Foi muito legal ver tantos elogios reunidos!

7 – BALÕES  SURPRESA
OBJETIVO: Ler o conteúdo do balão com frases de boas vindas
TEMPO APROXIMADO: 15 minutos
MATERIAL:  Um balão colorido com uma das frases de boas vindas para cada aluno
COMO FAZER:
O professor deve colocar previamente uma frase de boas vindas em cada balão vazio.
Cada criança pega um balão, enche e brinca com ele no espaço, explorando seus movimentos;
Ao ouvir o sinal do professor, todos devem estourar um balão e pegar o papel com a frase que havia dentro dele
No final, o grupo se senta em uma roda e todos lêem a frase pegou.

Ideias para frases:
- SEJA BEM VINDO!
- É BOM TÊ-LO COMO AMIGO(A)!
- QUE POSSAMOS TER UM ÓTIMO ANO JUNTOS!
- ESPERO PODER CONTAR COM A SUA AJUDA!
- UM ÓTIMO INÍCIO DE AULA!
- ESTOU FELIZ QUE VOCÊ ESTEJA AQUI!
- QUE VOCÊ POSSA SER UM BOMCOMPANHEIRO(A)!
- VAMOS TER UM  ANO MARAVILHOSO JUNTOS!
- COMO É GOSTOSO ESTAR NO ___ ANO!
- SEMPRE SAIBAMOS SER SOLIDÁRIO UM COM O OUTRO!

Concluindo...
Essas dinâmicas podem ser trabalhada com diferentes faixas etárias. A ideia é mostrar que todos são fundamentais para o grupo e assim estreitar os vínculos entre os alunos.
Normalmente faço uma por dia, durante a primeira semana de aula, mas as vezes podemos fazer mais que uma.
É tarefa do professor construir com os alunos um ambiente socioafetivo e moral livre de tensões, onde as crianças  se percebam valorizadas e motivadas a participar das aulas, gostar da escola e sentirem-se felizes por lá estarem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário