👍 Transtornos de aprendizagem: o que é e como a escola pode ajudar TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM: O QUE É

 👍 Transtornos de aprendizagem: o que é e como a escola pode ajudar

TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM: O QUE É E COMO A ESCOLA PODE AJUDAR

Você já ouviu falar em transtorno de aprendizagem? É possível que alguns alunos da sua escola sofram com o problema. Vamos saber mais sobre o assunto para poder ajudá-los de forma mais assertiva?


O que é transtorno de aprendizagem e quais são os tipos?

Um aluno é diagnosticado com transtorno de aprendizagem quando possui dificuldades persistentes — e consideradas anormais para o seu nível de escolaridade, desenvolvimento e capacidade cognitiva — em uma habilidade acadêmica básica, que pode ser a leitura, a escrita ou a matemática, por exemplo. 

Em geral, os primeiros a perceberem esses transtornos são os professores, através da observação e comparação de desempenho entre os alunos. E, por isso, caso alguém esteja ficando para trás — apresentando resultados abaixo do esperado — é importante que o docente faça um alerta à escola sobre a situação para que ela possa tomar as devidas providências. 

Para desempenhar esse papel essencial na educação das crianças e adolescentes, os educadores, no entanto, precisam estar informados sobre os principais tipos de transtorno de aprendizagem.

São eles:

Dificuldade na leitura, ou dislexia


Trata-se da dificuldade na identificação, reconhecimento, decodificação e ortografia das palavras.
Crianças com transtorno de aprendizagem voltado para a leitura costumam ter dificuldades de:
  • Reconhecer rimas e letras do alfabeto;
  • Relacionar sons e letras;
  • Ler palavras que não são frequentes no seu dia a dia ou de ler em voz alta com agilidade e sem erros;
  • Memorizar palavras escritas;
  • Ler números e símbolos matemáticos;
  • Compreender textos escritos;
  • Organizar o que se quer dizer verbalmente;
  • Recontar uma história levando em conta a sequência em que ela aconteceu.

Dificuldade na escrita 


Trata-se da dificuldade de construção da ortografia e caligrafia.
Aqui, os sintomas mais comuns são:
  • Incapacidade do aluno de permanecer nas linhas e margens do caderno;
  • Escrever muito lentamente ou muito rápido e de forma imprecisa;
  • Escrever palavras ou letras de forma inacabadas;
  • Cometer erros de soletração e omitir palavras;
  • Ter dificuldade de organizar as informações na hora de escrever;
  • Cometer erros ortográficos frequentemente quando isso não é mais para acontecer tanto;
  • Pegar no lápis ou se posicionar de maneira incomum ao escrever.

Dificuldade na matemática ou discalculia 

Trata-se da dificuldade de entender os números e o que eles significambem como de entender os conceitos matemáticos.
O transtorno de aprendizagem referentes aos processos matemáticos costuma gerar problemas de compreensão numérica não-simbólica, como:
  • Não conseguir distinguir com rapidez grupos com mais ou menos itens;
  • Problemas em organizar, por escrito, as operações matemáticas, ou seguir os passos das operações;
  • Dificuldades em aplicar a lógica matemática — na hora da contagem, de lembrar de datas ou de olhar as horas em um relógio analógico, por exemplo.
deficiência intelectual, que faz com que a criança tenha dificuldade em diversas áreas do aprendizado e não apenas em uma, e o déficit de atenção, caracterizado pela constante falta de atenção, são outros exemplos de transtornos relacionados ao desenvolvimento que podem ser apresentados pelas crianças e adolescentes e que os educadores devem ficar atentos.

Como a escola pode ajudar os alunos que sofrem com transtorno de aprendizagem 

primeiro passo para que a escola consiga ajudar os alunos que sofrem com algum transtorno de aprendizagem é conseguir identificar o problema e, em seguida, informar os pais sobre a situação — para que eles possam buscar o acompanhamento profissional adequado.
Para a identificação precisa das dificuldades dos estudantes, a contribuição dos professores é crucial. Eles têm queestar atentos ao desenvolvimento de cada estudante e sinalizar a instituição de ensino caso achem que alguém está ficando para trás em uma ou mais matérias ou habilidades.
Também é papel da escola, preparar os professores para enfrentar situações de transtorno de aprendizagem em sala de aula. Uma boa opção é promover palestras e seminários sobre o assunto, bem como outras práticas informativas.
Além disso, é essencial que a escola disponibilize aos docentes todos os recursos possíveis para que eles consigam trabalhar o desenvolvimento dos estudantes da melhor forma possível.

 👍 Transtornos de aprendizagem: o que é e como a escola pode ajudar

TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM: O QUE É E COMO A ESCOLA PODE AJUDAR

Você já ouviu falar em transtorno de aprendizagem? É possível que alguns alunos da sua escola sofram com o problema. Vamos saber mais sobre o assunto para poder ajudá-los de forma mais assertiva?


O que é transtorno de aprendizagem e quais são os tipos?

Um aluno é diagnosticado com transtorno de aprendizagem quando possui dificuldades persistentes — e consideradas anormais para o seu nível de escolaridade, desenvolvimento e capacidade cognitiva — em uma habilidade acadêmica básica, que pode ser a leitura, a escrita ou a matemática, por exemplo. 

Em geral, os primeiros a perceberem esses transtornos são os professores, através da observação e comparação de desempenho entre os alunos. E, por isso, caso alguém esteja ficando para trás — apresentando resultados abaixo do esperado — é importante que o docente faça um alerta à escola sobre a situação para que ela possa tomar as devidas providências. 

Para desempenhar esse papel essencial na educação das crianças e adolescentes, os educadores, no entanto, precisam estar informados sobre os principais tipos de transtorno de aprendizagem.

São eles:

Dificuldade na leitura, ou dislexia


Trata-se da dificuldade na identificação, reconhecimento, decodificação e ortografia das palavras.
Crianças com transtorno de aprendizagem voltado para a leitura costumam ter dificuldades de:
  • Reconhecer rimas e letras do alfabeto;
  • Relacionar sons e letras;
  • Ler palavras que não são frequentes no seu dia a dia ou de ler em voz alta com agilidade e sem erros;
  • Memorizar palavras escritas;
  • Ler números e símbolos matemáticos;
  • Compreender textos escritos;
  • Organizar o que se quer dizer verbalmente;
  • Recontar uma história levando em conta a sequência em que ela aconteceu.

Dificuldade na escrita 


Trata-se da dificuldade de construção da ortografia e caligrafia.
Aqui, os sintomas mais comuns são:
  • Incapacidade do aluno de permanecer nas linhas e margens do caderno;
  • Escrever muito lentamente ou muito rápido e de forma imprecisa;
  • Escrever palavras ou letras de forma inacabadas;
  • Cometer erros de soletração e omitir palavras;
  • Ter dificuldade de organizar as informações na hora de escrever;
  • Cometer erros ortográficos frequentemente quando isso não é mais para acontecer tanto;
  • Pegar no lápis ou se posicionar de maneira incomum ao escrever.

Dificuldade na matemática ou discalculia 

Trata-se da dificuldade de entender os números e o que eles significambem como de entender os conceitos matemáticos.
O transtorno de aprendizagem referentes aos processos matemáticos costuma gerar problemas de compreensão numérica não-simbólica, como:
  • Não conseguir distinguir com rapidez grupos com mais ou menos itens;
  • Problemas em organizar, por escrito, as operações matemáticas, ou seguir os passos das operações;
  • Dificuldades em aplicar a lógica matemática — na hora da contagem, de lembrar de datas ou de olhar as horas em um relógio analógico, por exemplo.
deficiência intelectual, que faz com que a criança tenha dificuldade em diversas áreas do aprendizado e não apenas em uma, e o déficit de atenção, caracterizado pela constante falta de atenção, são outros exemplos de transtornos relacionados ao desenvolvimento que podem ser apresentados pelas crianças e adolescentes e que os educadores devem ficar atentos.

Como a escola pode ajudar os alunos que sofrem com transtorno de aprendizagem 

primeiro passo para que a escola consiga ajudar os alunos que sofrem com algum transtorno de aprendizagem é conseguir identificar o problema e, em seguida, informar os pais sobre a situação — para que eles possam buscar o acompanhamento profissional adequado.
Para a identificação precisa das dificuldades dos estudantes, a contribuição dos professores é crucial. Eles têm queestar atentos ao desenvolvimento de cada estudante e sinalizar a instituição de ensino caso achem que alguém está ficando para trás em uma ou mais matérias ou habilidades.
Também é papel da escola, preparar os professores para enfrentar situações de transtorno de aprendizagem em sala de aula. Uma boa opção é promover palestras e seminários sobre o assunto, bem como outras práticas informativas.
Além disso, é essencial que a escola disponibilize aos docentes todos os recursos possíveis para que eles consigam trabalhar o desenvolvimento dos estudantes da melhor forma possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário