Este
modelo de relatório final de avaliação do grupo foi escrito pela
querida professora Sonia Ubeda. Como sempre, ela partilha o que tem de
melhor, com o intuito de auxiliar aqueles que ainda possuem dúvidas. É
claro que a intenção aqui não é um modelo pronto e acabado de relatório
final de avaliação, mas sim uma indicação de caminho possível, dentre
tantas existentes. Se você tiver relatórios de avaliação e desejar
compartilhar, não hesite em enviar por email ao Espaço Educar, pois há
professores precisando de seu auxílio! Muito obrigada! Elizabeth,
RELATÓRIO FINAL
2° ANO A-2009
Chegamos ao final de mais um ano. Como passou rápido!
Quantas descobertas, novidades e, principalmente quanto crescimento adquirimos.
Nossa
turminha desde os primeiros dias se mostrou bastante unida, construímos
grandes vínculos afetivos que marcam espaço na história de vida do
grupo. O carinho, o amor e a preocupação com cada um são uma das
principais características da turma.
Durante
esse ano procurei a melhor forma de elaborar, propor e realizar
diversas atividades que pudessem atrair a concentração das crianças,
para que elas pudessem aprender e desenvolver de acordo com seu ritmo,
todas as formas de linguagem corporal, musical, oral e visual. O
desenvolvimento da escrita e da leitura foi acontecendo respeitando o
tempo de cada um. Ao final do ano todas as crianças estão no nível de
escrita alfabética, alguns ainda apresentam dificuldade na produção
individual de escrita porque têm seus ritmos próprios, suas dificuldades
específicas e também histórias de vida e contato com o mundo letrado
diferentes, o que é normal visto que somos seres únicos e devemos
valorizar e respeitar essas especificidades.
Em
toda atividade de leitura e escrita proposta, procurei respeitar a
função social dessas práticas. Dessa forma as crianças puderam perceber
que tudo que escrevemos será lido por alguém e que, dessa forma, é
fundamental que usemos linguagem própria para a escrita, que prestemos
atenção à pontuação e a ortografia correta das palavras.
A
leitura diária feita pelo professor e a leitura compartilhada (feita de
duas a três vezes durante a semana) de textos de diferentes gêneros e
seus diferentes portadores foi fundamental para o enriquecimento do
vocabulário dos alunos, para que tivessem a oportunidade de contato com
textos bem escritos, para que pudessem perceber as diferentes
formatações e elementos estruturais, além é claro, de fornecer elementos
para que pudessem elaborar seus próprios textos de forma clara, coesa,
respeitando a ordem cronológica dos fatos, fornecendo detalhes sobre
cenários, personagens e acontecimentos usando criatividade.
Tive
uma atenção especial para a produção textual, procurei orientá-los na
escrita de diferentes gêneros textuais sempre motivando os mesmos para
romperem com as dificuldades que se iam apresentando. A troca de
experiência ocorreu durante os desenvolvimentos de todas atividades. A
socialização do conhecimento sempre foi muito incentivada e tornou-se
uma prática constante e natural. Os alunos puderam comparar a escrita e a
leitura com as dos amigos e isso gerou muitos avanços.
A
amizade, o companheirismo, a solidariedade e o carinho foram pontos
positivos importantes para o crescimento pessoal e cognitivo. Quando um
aluno notava que o outro estava com dificuldade sempre se oferecia para
auxiliá-lo.
Os
trabalhos em duplas e grupos sempre ocorreram de forma harmoniosa e
sempre foram ferramentas importantes para a superação dos obstáculos.
No
4ª bimestre ocorreu o fechamento do projeto meio ambiente com a
exposição dos livrões confeccionados por todas as 1ª séries e expostos
na biblioteca. Ao longo do ano discutimos sobre consumo consciente, uso
racional das reservas naturais, o problema do lixo, a poluição etc. Essa
conscientização torna-se cada vez mais importante e, nos educadores
precisamos nos engajar e engajar nossos alunos nessa luta.
A
recuperação contínua realizada com duplas produtivas e mesmo auxilio
individual do professor foi constante e, com esse trabalho muitos alunos
conseguiram progredir no nível de escrita. A cada semana destinava
momentos específicos para lançar desafios para uma dupla produtiva,
levá-los a refletir sobre a escrita e leitura com atividades
significativas, desafiadoras e de agrado dos mesmos. Assim que um
obstáculo era superado passava para um novo desafio. Assim, as crianças
tiveram oportunidade de usar o que já sabiam para aprender o que ainda
precisavam e iam vencendo, pouco a pouco, seus temores, suas
inseguranças e se lançavam ao novo com vontade e confiança.
ALUNOS QUE APRESENTARAM MAIOR DIFICULDADE
Três alunos tiveram mais dificuldades para entender o processo de escrita: O Pedro, o Gabriel e o Nicolas.
Já relatei os problemas dos mesmos em meus registros anteriores. Os
três estão alfabéticos na lista de palavras (sondagem de escrita),
porém, ainda apresentam muita dificuldade na produção de diferentes
tipos de textos (mesmo na reescrita de textos que se sabe de memória).
Com auxilio individual conseguem redigir pequenos textos, mas, ainda
estão inseguros e necessitam de muito estímulo e apoio no
desenvolvimento desse tipo de atividade. Apesar dessas dificuldades
relatadas, posso afirmar que o progresso dos mesmos no último bimestre
foi grande. Ainda não lêem com autonomia.
Em
matemática, Nicolas, Pedro, Gabriel e Aline são os alunos que
apresentam mais dificuldades tanto no sistema de numeração decimal
quanto na resolução de problemas e/ou operações adição e subtração
simples necessitando de maior apoio e orientações na execução das
tarefas.
AVALIAÇÃO
A
avaliação foi constante procurando detectar os avanços de cada aluno,
respeitando sua individualidade e ritmo, analisando os resultados e
procurando novas formas de ensinar levando o aluno a superar os
desafios.
MAPA DA SALA
HIPÓTESE
|
1ª
SONDAGEM
|
2ª
SONDAGEM
|
3ª
SONDAGEM
|
4ª
SONDAGEM
|
5ª
SONDAGEM
|
PRÉ-SILÁBICA
|
22
|
3
|
1
|
0
|
0
|
SILÁBICA SEM VALOR
|
0
|
1
|
0
|
1
|
0
|
SILÁBICA COM VALOR
|
4
|
16
|
1
|
2
|
0
|
SILÁBICA ALFABÉTICA
|
3
|
3
|
2
|
1
|
0
|
ALFABÉTICA
|
1
|
7
|
25
|
27
|
31
|
TOTAL DE ALUNOS
SONDADOS
|
30
|
30
|
29
|
31
|
31
|
Este
modelo de relatório final de avaliação do grupo foi escrito pela
querida professora Sonia Ubeda. Como sempre, ela partilha o que tem de
melhor, com o intuito de auxiliar aqueles que ainda possuem dúvidas. É
claro que a intenção aqui não é um modelo pronto e acabado de relatório
final de avaliação, mas sim uma indicação de caminho possível, dentre
tantas existentes. Se você tiver relatórios de avaliação e desejar
compartilhar, não hesite em enviar por email ao Espaço Educar, pois há
professores precisando de seu auxílio! Muito obrigada! Elizabeth,
RELATÓRIO FINAL
2° ANO A-2009
Chegamos ao final de mais um ano. Como passou rápido!
Quantas descobertas, novidades e, principalmente quanto crescimento adquirimos.
Nossa
turminha desde os primeiros dias se mostrou bastante unida, construímos
grandes vínculos afetivos que marcam espaço na história de vida do
grupo. O carinho, o amor e a preocupação com cada um são uma das
principais características da turma.
Durante
esse ano procurei a melhor forma de elaborar, propor e realizar
diversas atividades que pudessem atrair a concentração das crianças,
para que elas pudessem aprender e desenvolver de acordo com seu ritmo,
todas as formas de linguagem corporal, musical, oral e visual. O
desenvolvimento da escrita e da leitura foi acontecendo respeitando o
tempo de cada um. Ao final do ano todas as crianças estão no nível de
escrita alfabética, alguns ainda apresentam dificuldade na produção
individual de escrita porque têm seus ritmos próprios, suas dificuldades
específicas e também histórias de vida e contato com o mundo letrado
diferentes, o que é normal visto que somos seres únicos e devemos
valorizar e respeitar essas especificidades.
Em
toda atividade de leitura e escrita proposta, procurei respeitar a
função social dessas práticas. Dessa forma as crianças puderam perceber
que tudo que escrevemos será lido por alguém e que, dessa forma, é
fundamental que usemos linguagem própria para a escrita, que prestemos
atenção à pontuação e a ortografia correta das palavras.
A
leitura diária feita pelo professor e a leitura compartilhada (feita de
duas a três vezes durante a semana) de textos de diferentes gêneros e
seus diferentes portadores foi fundamental para o enriquecimento do
vocabulário dos alunos, para que tivessem a oportunidade de contato com
textos bem escritos, para que pudessem perceber as diferentes
formatações e elementos estruturais, além é claro, de fornecer elementos
para que pudessem elaborar seus próprios textos de forma clara, coesa,
respeitando a ordem cronológica dos fatos, fornecendo detalhes sobre
cenários, personagens e acontecimentos usando criatividade.
Tive
uma atenção especial para a produção textual, procurei orientá-los na
escrita de diferentes gêneros textuais sempre motivando os mesmos para
romperem com as dificuldades que se iam apresentando. A troca de
experiência ocorreu durante os desenvolvimentos de todas atividades. A
socialização do conhecimento sempre foi muito incentivada e tornou-se
uma prática constante e natural. Os alunos puderam comparar a escrita e a
leitura com as dos amigos e isso gerou muitos avanços.
A
amizade, o companheirismo, a solidariedade e o carinho foram pontos
positivos importantes para o crescimento pessoal e cognitivo. Quando um
aluno notava que o outro estava com dificuldade sempre se oferecia para
auxiliá-lo.
Os
trabalhos em duplas e grupos sempre ocorreram de forma harmoniosa e
sempre foram ferramentas importantes para a superação dos obstáculos.
No
4ª bimestre ocorreu o fechamento do projeto meio ambiente com a
exposição dos livrões confeccionados por todas as 1ª séries e expostos
na biblioteca. Ao longo do ano discutimos sobre consumo consciente, uso
racional das reservas naturais, o problema do lixo, a poluição etc. Essa
conscientização torna-se cada vez mais importante e, nos educadores
precisamos nos engajar e engajar nossos alunos nessa luta.
A
recuperação contínua realizada com duplas produtivas e mesmo auxilio
individual do professor foi constante e, com esse trabalho muitos alunos
conseguiram progredir no nível de escrita. A cada semana destinava
momentos específicos para lançar desafios para uma dupla produtiva,
levá-los a refletir sobre a escrita e leitura com atividades
significativas, desafiadoras e de agrado dos mesmos. Assim que um
obstáculo era superado passava para um novo desafio. Assim, as crianças
tiveram oportunidade de usar o que já sabiam para aprender o que ainda
precisavam e iam vencendo, pouco a pouco, seus temores, suas
inseguranças e se lançavam ao novo com vontade e confiança.
ALUNOS QUE APRESENTARAM MAIOR DIFICULDADE
Três alunos tiveram mais dificuldades para entender o processo de escrita: O Pedro, o Gabriel e o Nicolas.
Já relatei os problemas dos mesmos em meus registros anteriores. Os
três estão alfabéticos na lista de palavras (sondagem de escrita),
porém, ainda apresentam muita dificuldade na produção de diferentes
tipos de textos (mesmo na reescrita de textos que se sabe de memória).
Com auxilio individual conseguem redigir pequenos textos, mas, ainda
estão inseguros e necessitam de muito estímulo e apoio no
desenvolvimento desse tipo de atividade. Apesar dessas dificuldades
relatadas, posso afirmar que o progresso dos mesmos no último bimestre
foi grande. Ainda não lêem com autonomia.
Em
matemática, Nicolas, Pedro, Gabriel e Aline são os alunos que
apresentam mais dificuldades tanto no sistema de numeração decimal
quanto na resolução de problemas e/ou operações adição e subtração
simples necessitando de maior apoio e orientações na execução das
tarefas.
AVALIAÇÃO
A
avaliação foi constante procurando detectar os avanços de cada aluno,
respeitando sua individualidade e ritmo, analisando os resultados e
procurando novas formas de ensinar levando o aluno a superar os
desafios.
MAPA DA SALA
HIPÓTESE
|
1ª
SONDAGEM
|
2ª
SONDAGEM
|
3ª
SONDAGEM
|
4ª
SONDAGEM
|
5ª
SONDAGEM
|
PRÉ-SILÁBICA
|
22
|
3
|
1
|
0
|
0
|
SILÁBICA SEM VALOR
|
0
|
1
|
0
|
1
|
0
|
SILÁBICA COM VALOR
|
4
|
16
|
1
|
2
|
0
|
SILÁBICA ALFABÉTICA
|
3
|
3
|
2
|
1
|
0
|
ALFABÉTICA
|
1
|
7
|
25
|
27
|
31
|
TOTAL DE ALUNOS
SONDADOS
|
30
|
30
|
29
|
31
|
31
|