Avaliação Diagnóstica 1º ao 3º ano Revista Nova Escola
A
Revista Nova Escola do mês de Janeiro/Fevereiro 2010 trouxe uma
reportagem de capa tratando de um assunto importantíssimo para o início
do ano letivo, e que também já falamos aqui no Aprende Minas que é o
diagnóstico inicial. Na matéria Elabore Um Planejamento Flexível você encontrará informações de como elaborar o planejamento utilizando a Avaliação Diagnóstica.
Apresento a seguir 39 sugestões de questões que podem ser usadas como Avaliação Diagnóstica para os alunos do Ciclo da Alfabetização (1º ao 3º ano).
O objetivo destas questões não está na classificação dos alunos quanto à quantidade de erros de cada um, é necessário fazer uma análise mais profunda do resultado da avaliação, pois seu objetivo é saber o que os alunos já sabem/dominam para que o professor tenha um ponto de partida para seu planejamento.
Apresento a seguir 39 sugestões de questões que podem ser usadas como Avaliação Diagnóstica para os alunos do Ciclo da Alfabetização (1º ao 3º ano).
O objetivo destas questões não está na classificação dos alunos quanto à quantidade de erros de cada um, é necessário fazer uma análise mais profunda do resultado da avaliação, pois seu objetivo é saber o que os alunos já sabem/dominam para que o professor tenha um ponto de partida para seu planejamento.
Cada
questão possui um grau crescente de dificuldade. É interessante que o
professor selecione as atividades de acordo com o ano de escolaridade de
cada aluno. Por exemplo, alunos que estão iniciando o Ciclo da
Alfabetização ainda não dão conta de responder questões como as de
número 32, 33, 34 entre outras, pois estes alunos estão no início do
processo.
Na
próxima postagem estarei disponibilizando a Matriz de Referência da
Avaliação Diagnóstica. Através dela o professor fará a correção das 39
questões sugeridas e poderá compreender qual é a lógica que cada aluno
utiliza para compreender o processo de Leitura e de Escrita. Por
exemplo, o professor, através da análise do resultado, poderá
identificar quais são os alunos que já fazem distinção entre letras e
números; quais são os que já compreenderam o direcionamento e
alinhamento da escrita; os que identificam rimas, sílabas; entre outras
habilidades que podem ser conferidas na Matriz.
Confira agora a sugestão das questões para o diagnóstico:
(As imagens foram retiradas do material:
Pró-letramento / Alfabetização e Linguagem - MEC/SEB - 2007)
Avaliação Diagnóstica 1º ao 3º ano Revista Nova Escola
A
Revista Nova Escola do mês de Janeiro/Fevereiro 2010 trouxe uma
reportagem de capa tratando de um assunto importantíssimo para o início
do ano letivo, e que também já falamos aqui no Aprende Minas que é o
diagnóstico inicial. Na matéria Elabore Um Planejamento Flexível você encontrará informações de como elaborar o planejamento utilizando a Avaliação Diagnóstica.
Apresento a seguir 39 sugestões de questões que podem ser usadas como Avaliação Diagnóstica para os alunos do Ciclo da Alfabetização (1º ao 3º ano).
O objetivo destas questões não está na classificação dos alunos quanto à quantidade de erros de cada um, é necessário fazer uma análise mais profunda do resultado da avaliação, pois seu objetivo é saber o que os alunos já sabem/dominam para que o professor tenha um ponto de partida para seu planejamento.
Apresento a seguir 39 sugestões de questões que podem ser usadas como Avaliação Diagnóstica para os alunos do Ciclo da Alfabetização (1º ao 3º ano).
O objetivo destas questões não está na classificação dos alunos quanto à quantidade de erros de cada um, é necessário fazer uma análise mais profunda do resultado da avaliação, pois seu objetivo é saber o que os alunos já sabem/dominam para que o professor tenha um ponto de partida para seu planejamento.
Cada
questão possui um grau crescente de dificuldade. É interessante que o
professor selecione as atividades de acordo com o ano de escolaridade de
cada aluno. Por exemplo, alunos que estão iniciando o Ciclo da
Alfabetização ainda não dão conta de responder questões como as de
número 32, 33, 34 entre outras, pois estes alunos estão no início do
processo.
Na
próxima postagem estarei disponibilizando a Matriz de Referência da
Avaliação Diagnóstica. Através dela o professor fará a correção das 39
questões sugeridas e poderá compreender qual é a lógica que cada aluno
utiliza para compreender o processo de Leitura e de Escrita. Por
exemplo, o professor, através da análise do resultado, poderá
identificar quais são os alunos que já fazem distinção entre letras e
números; quais são os que já compreenderam o direcionamento e
alinhamento da escrita; os que identificam rimas, sílabas; entre outras
habilidades que podem ser conferidas na Matriz.
Confira agora a sugestão das questões para o diagnóstico:
(As imagens foram retiradas do material:
Pró-letramento / Alfabetização e Linguagem - MEC/SEB - 2007)