ARTES EM MASSINHA
NUMA DESSAS ANDANÇAS PELA NET E ENTRE MEUS BLOGS FAVORITOS, ENCONTREI UM CONTEÚDO SOBRE MASSINHA SEGUE AI O LINK INTEIRO.
http://amigasdaedu.blogspot.com.br
A – Ensinando as cores com massinhas
As crianças
começam a aprender as cores manuseando massinhas. Elas perceberão que, ao
misturar uma cor com a outra ela estará clareando a cor, escurecendo ou mesmo
criando uma cor nova.
As atividades deverão ser propostas de acordo
com a idade das crianças. O professor deverá ter em mente que na Ed. Infantil
elas estão tendo seus primeiros contatos com os materiais expressivos, não
possuem grande desenvolvimento de habilidades, portanto, os resultados nem
sempre serão belos. O que importa é que cada um se expresse da melhor maneira
possível que conseguir.
Na Educação Infantil trabalhe
as cores primárias (puras)
e secundárias (misturadas).
No início da Ed. Fundamental I
trabalhe monocromia e policromia.
A partir do 3º
ano do Ensino Fundamental I, trabalhe
cores quentes, frias, contrastantes,
etc.
1) Cores primárias – Peças aos seus alunos que
representem as cores primárias.
2) Cores secundárias – Fale aos
seus alunos que duas cores primárias juntas, formarão uma nova cor (secundária).
Peça que façam essa experiência
MASSINHA DE
MODELAR
ingredientes
-4
colheres de sopa de farinha de trigo
-3
colheres de sopa de água
-1
colher de sopa de sal
-1
colher de sopa de vinagre
-1
colher de sopa de guache (da cor que preferir) ou anilina
comestível
(diluída na água ou leite).
MODO
DE FAZER
Misture
todos os ingredientes em uma bacia, depois amasse com as mãos até a massa ficar
bem lisinha.
ATIVIDADE DIRIGIDA
Ideal para confecção de figuras de temas que estão sendo trabalhados no dia,
modelagens de animais, corpo humano, elementos da natureza
etc.
Como fazer:
-Entregar uma cor e uma quantidade
necessária para amodelagem de cada parte da figura: para a cabeça um pequenina
porção rosa claro e pedir que façam uma bolinha, depois apertem para virar uma
bolachinha e em seguida colocar sobre o papel; para o tronco ou camisa a mesma
coisa;
-Para membros ou partes duplas
entregar uma porção minúscula e pedir que façam uma cobrinha e dividam em duas
partes para os braços; fazer o mesmo com olhos, orelhas, pernas ou calças,
sapatos etc
É importante que cada cor e que cada
parte seja orientada separadamente, uma de cada vez como se o todo estivesse sendo desenhado para que a
figura fique legível.
As cores de roupas, cabelos podem ser
escolhidas pelas crianças, mas o professor precisa dar uma quantidade pequena, o
suficiente para cada parte, caso a criança precise de mais um pouco avalie se
ela distribuiu corretamente a massa, se é possível dividir novamente ou se é
melhor entregar-lhe mais massa.
Para que a figura fique fixa no papel e não mofe é necessário aplicar uma camada generosa de cola sobre ela, espalhar principalmente nos catinhos e encontros da massa com o papel e deixar secar.
FONTE 2 http://brincadeirasdeprofessor.blogspot.com.br/2010/04/massinha-de-modelar.html
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A – Ensinando as cores com massinhas
As crianças
começam a aprender as cores manuseando massinhas. Elas perceberão que, ao
misturar uma cor com a outra ela estará clareando a cor, escurecendo ou mesmo
criando uma cor nova.
As atividades deverão ser propostas de acordo
com a idade das crianças. O professor deverá ter em mente que na Ed. Infantil
elas estão tendo seus primeiros contatos com os materiais expressivos, não
possuem grande desenvolvimento de habilidades, portanto, os resultados nem
sempre serão belos. O que importa é que cada um se expresse da melhor maneira
possível que conseguir.
Na Educação Infantil trabalhe
as cores primárias (puras)
e secundárias (misturadas).
No início da Ed. Fundamental I
trabalhe monocromia e policromia.
A partir do 3º
ano do Ensino Fundamental I, trabalhe
cores quentes, frias, contrastantes,
etc.
1) Cores primárias – Peças aos seus alunos que
representem as cores primárias.
2) Cores secundárias – Fale aos
seus alunos que duas cores primárias juntas, formarão uma nova cor (secundária).
Peça que façam essa experiência
MASSINHA DE
MODELAR
ingredientes
-4
colheres de sopa de farinha de trigo
-3
colheres de sopa de água
-1
colher de sopa de sal
-1
colher de sopa de vinagre
-1
colher de sopa de guache (da cor que preferir) ou anilina
comestível
(diluída na água ou leite).
MODO
DE FAZER
Misture
todos os ingredientes em uma bacia, depois amasse com as mãos até a massa ficar
bem lisinha.
ATIVIDADE DIRIGIDA
Ideal para confecção de figuras de temas que estão sendo trabalhados no dia,
modelagens de animais, corpo humano, elementos da natureza
etc.
Como fazer:
-Entregar uma cor e uma quantidade
necessária para amodelagem de cada parte da figura: para a cabeça um pequenina
porção rosa claro e pedir que façam uma bolinha, depois apertem para virar uma
bolachinha e em seguida colocar sobre o papel; para o tronco ou camisa a mesma
coisa;
-Para membros ou partes duplas
entregar uma porção minúscula e pedir que façam uma cobrinha e dividam em duas
partes para os braços; fazer o mesmo com olhos, orelhas, pernas ou calças,
sapatos etc
É importante que cada cor e que cada
parte seja orientada separadamente, uma de cada vez como se o todo estivesse sendo desenhado para que a
figura fique legível.
As cores de roupas, cabelos podem ser
escolhidas pelas crianças, mas o professor precisa dar uma quantidade pequena, o
suficiente para cada parte, caso a criança precise de mais um pouco avalie se
ela distribuiu corretamente a massa, se é possível dividir novamente ou se é
melhor entregar-lhe mais massa.
Para que a figura fique fixa no papel e não mofe é necessário aplicar uma camada generosa de cola sobre ela, espalhar principalmente nos catinhos e encontros da massa com o papel e deixar secar.
FONTE 2 http://brincadeirasdeprofessor.blogspot.com.br/2010/04/massinha-de-modelar.html