MASSINHA DE MODELAR

ARTES EM MASSINHA
NUMA DESSAS ANDANÇAS PELA NET E ENTRE MEUS BLOGS FAVORITOS, ENCONTREI UM CONTEÚDO SOBRE MASSINHA SEGUE AI O LINK INTEIRO.
http://amigasdaedu.blogspot.com.br
A – Ensinando as cores com massinhas
      As crianças começam a aprender as cores manuseando massinhas. Elas perceberão que, ao misturar uma cor com a outra ela estará clareando a cor, escurecendo ou mesmo criando uma cor nova.
       As atividades deverão ser propostas de acordo com a idade das crianças. O professor deverá ter em mente que na Ed. Infantil elas estão tendo seus primeiros contatos com os materiais expressivos, não possuem grande desenvolvimento de habilidades, portanto, os resultados nem sempre serão belos. O que importa é que cada um se expresse da melhor maneira possível que conseguir.
        Na Educação Infantil trabalhe as cores primárias (puras) e secundárias (misturadas).
        No início da Ed. Fundamental I trabalhe monocromia e policromia.
        A partir do 3º ano do Ensino Fundamental I, trabalhe cores quentesfriascontrastantes, etc.

1) Cores primárias  – Peças aos seus alunos que representem as cores primárias.
2) Cores secundárias – Fale aos seus alunos que duas cores primárias juntas, formarão uma nova cor (secundária). Peça que façam essa experiência
MASSINHA DE MODELAR


ingredientes
-4 colheres de sopa de farinha de trigo
-3 colheres de sopa de água
-1 colher de sopa de sal
-1 colher de sopa de vinagre
-1 colher de sopa de guache (da cor que preferir) ou  anilina
comestível (diluída na água ou leite).


MODO DE FAZER
Misture todos os ingredientes em uma bacia, depois amasse com as mãos até a massa ficar bem lisinha.
ATIVIDADE DIRIGIDA
Ideal para confecção de figuras de temas que estão sendo trabalhados no dia, modelagens de animais, corpo humano, elementos da natureza etc.

Como fazer:
-Entregar uma cor e uma quantidade necessária para amodelagem de cada parte da figura: para a cabeça um pequenina porção rosa claro e pedir que façam uma bolinha, depois apertem para virar uma bolachinha e em seguida colocar sobre o papel; para o tronco ou camisa a mesma coisa;
-Para membros ou partes duplas entregar uma porção minúscula e pedir que façam uma cobrinha e dividam em duas partes para os braços; fazer o mesmo com olhos, orelhas, pernas ou calças, sapatos etc
É importante que cada cor e que cada parte seja orientada separadamente, uma de cada vez como se o todo estivesse sendo desenhado para que a figura fique legível.
As cores de roupas, cabelos podem ser escolhidas pelas crianças, mas o professor precisa dar uma quantidade pequena, o suficiente para cada parte, caso a criança precise de mais um pouco avalie se ela distribuiu corretamente a massa, se é possível dividir novamente ou se é melhor entregar-lhe mais massa.


Para que a figura fique fixa no papel e não mofe é necessário aplicar uma camada generosa de cola sobre ela, espalhar principalmente nos catinhos e encontros da massa com o papel e deixar secar.

6-PRÉ-NOME
As crianças podem modelar as letrinhas do seu nome com ou sem o auxílio de fichas..

FONTE 2 http://brincadeirasdeprofessor.blogspot.com.br/2010/04/massinha-de-modelar.html

ARTES EM MASSINHA
NUMA DESSAS ANDANÇAS PELA NET E ENTRE MEUS BLOGS FAVORITOS, ENCONTREI UM CONTEÚDO SOBRE MASSINHA SEGUE AI O LINK INTEIRO.
http://amigasdaedu.blogspot.com.br
A – Ensinando as cores com massinhas
      As crianças começam a aprender as cores manuseando massinhas. Elas perceberão que, ao misturar uma cor com a outra ela estará clareando a cor, escurecendo ou mesmo criando uma cor nova.
       As atividades deverão ser propostas de acordo com a idade das crianças. O professor deverá ter em mente que na Ed. Infantil elas estão tendo seus primeiros contatos com os materiais expressivos, não possuem grande desenvolvimento de habilidades, portanto, os resultados nem sempre serão belos. O que importa é que cada um se expresse da melhor maneira possível que conseguir.
        Na Educação Infantil trabalhe as cores primárias (puras) e secundárias (misturadas).
        No início da Ed. Fundamental I trabalhe monocromia e policromia.
        A partir do 3º ano do Ensino Fundamental I, trabalhe cores quentesfriascontrastantes, etc.

1) Cores primárias  – Peças aos seus alunos que representem as cores primárias.
2) Cores secundárias – Fale aos seus alunos que duas cores primárias juntas, formarão uma nova cor (secundária). Peça que façam essa experiência
MASSINHA DE MODELAR


ingredientes
-4 colheres de sopa de farinha de trigo
-3 colheres de sopa de água
-1 colher de sopa de sal
-1 colher de sopa de vinagre
-1 colher de sopa de guache (da cor que preferir) ou  anilina
comestível (diluída na água ou leite).


MODO DE FAZER
Misture todos os ingredientes em uma bacia, depois amasse com as mãos até a massa ficar bem lisinha.
ATIVIDADE DIRIGIDA
Ideal para confecção de figuras de temas que estão sendo trabalhados no dia, modelagens de animais, corpo humano, elementos da natureza etc.

Como fazer:
-Entregar uma cor e uma quantidade necessária para amodelagem de cada parte da figura: para a cabeça um pequenina porção rosa claro e pedir que façam uma bolinha, depois apertem para virar uma bolachinha e em seguida colocar sobre o papel; para o tronco ou camisa a mesma coisa;
-Para membros ou partes duplas entregar uma porção minúscula e pedir que façam uma cobrinha e dividam em duas partes para os braços; fazer o mesmo com olhos, orelhas, pernas ou calças, sapatos etc
É importante que cada cor e que cada parte seja orientada separadamente, uma de cada vez como se o todo estivesse sendo desenhado para que a figura fique legível.
As cores de roupas, cabelos podem ser escolhidas pelas crianças, mas o professor precisa dar uma quantidade pequena, o suficiente para cada parte, caso a criança precise de mais um pouco avalie se ela distribuiu corretamente a massa, se é possível dividir novamente ou se é melhor entregar-lhe mais massa.


Para que a figura fique fixa no papel e não mofe é necessário aplicar uma camada generosa de cola sobre ela, espalhar principalmente nos catinhos e encontros da massa com o papel e deixar secar.

6-PRÉ-NOME
As crianças podem modelar as letrinhas do seu nome com ou sem o auxílio de fichas..

FONTE 2 http://brincadeirasdeprofessor.blogspot.com.br/2010/04/massinha-de-modelar.html