JUSTIFICATIVA:
A
língua Portuguesa tem como finalidade desenvolver a linguagem oral e
escritas das crianças; Com uso e formas da linguagem e escrita, á
pratica a leitura, a pratica de produção de textos: analises e reflexão
sobre a língua.
OBJETIVO GERAL:
Incentivar
o educando, através das atividades propostas de que como falante nativo
tem plenas condições de levantar hipóteses sobre o significado de
palavras e classes gramaticais desconhecidas através de um contexto.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
I unidade:
Concluir que: um conjunto de letras forma o alfabeto, os sons são conhecidos como fonemas e distinguir vogais e consoantes;
Conceituara gráficos;
Reconhecer encontros vocálicos e suas classificações, tonicidade e silabas.
Empregar corretamente as pontuações;
II unidade:
Ser capaz de dar entonação correta as leituras através do uso correto da pontuação;
Reconhecer os artigos e ser capaz de encontrá-los dentro de um texto;
Reconhecer os substantivos e suas classificações;
Demonstrar capacidade de produzir diversos tipos de textos através das habilidades desenvolvidas;
Perceber a diferença das classes gramaticais em mau-mal
III unidade:
Constatar que o aluno é capaz de reconhecer as diversas classificações de um substantivo dentro ou fora de um contexto;
Melhorar através da escrita e da leitura as produções textuais;
Empregar corretamente as terminações osa, oza, sinho, Zinho;
IV Unidade:
Reconhecer nas palavras qual a sua classe gramatical;
Melhorar a escrita e a organização das idéias dentro de uma construção em debate nas interpretações textuais;
Melhorar a escrita relevando o seu conhecimento no emprego ortográfico;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I unidade:
Comunicação;
Alfabeto;
Silaba: separação e classificação;
Encontros vocálicos: Ditongo, tritongo e hiato;
Encontro consonantal: dígrafo;
Silaba Tonica: Ortografia S - SS;
Sinais gráficos: ortografia X – Ch som do x;
Acentuação gráfica I;
Ortografia R – RR;
Acentuação gráfica II;
II Unidade:
Frases: Pontuação – Tipos de frases;
Sinais de pontuação
Sinônimo – Antônimo – Homônimo- Parônimo
Classes gramaticais: Artigo;
Substantivo: comum, próprio e coletivo;
III unidade:
Substantivos primitivos, derivados, simples, composto, concreto e abstrato;
Gênero do substantivo: epiceno, comum de dois, sobrecomum;
Grau do substantivo: analítico e sintético:
Numero do substantivo:
Produção textual;
Interpretação textual;
Ortografia emprego Z/S, sinhô, Zinho, osa, oza;
IV unidade:
Adjetivo;
Grau do adjetivo;
Concordância nominal: gênero e numero;
Numeral;
Pronomes Pessoais;
Pronomes Possessivos, demonstrativo, relativos, interrogativos, e indefinidos;
Verbos: tempos verbais;
Modelos de conjugação;
Verbos auxiliares;
Tempos verbais;
Advérbio: modo, tempo, negação, afirmação, intensidade;
Conjunção
Preposição
Interjeição;
Procedimentos:
Aulas expositivas;
Jogos das palavras;
Musicas;
Leituras de imagens;
Dramatizações;
Oralidade
Pesquisa de campo: linguagem regional;
Recursos:
Quadro, pincel, jornais, revistas, tevê, jogos, cadernos, microssisten, DVD, livros, cartazes;
AVALIAÇÃO:
Trabalhos;
Produção textual;
Debates;
Pesquisas;
Simulados;
Avaliação global;
Avaliação pessoal;
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Giocamozzi,
Gilo: Descobrindo a gramática: nova proposta/gilio giacomazzi, gildete
Valério, geonice valirio- são Paulo: FTD 2006.
Plano de curso 5º ano - Matemática
JUSTIFICATIVA:
Matemática
é a ciência do raciocínio lógico e abstrato, da resolução de problemas,
que estuda quantidade e formas. É uma ciência que relaciona o
entendimento coerente e pensativo com situações práticas habituais. A
matemática é para todos e não somente para alguns.
OBJETIVO GERAL:
Formar um individuo confiante em sua capacidade de compreender e
utilizar a linguagem própria da matemática: resolver problemas
matemáticos do seu cotidiano: fazer relações, estimar, refletir sobre o
seu próprio pensamento: estimular e calcular usando outros recursos além
dos algarismos: interpretar e resolver problemas;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
I unidade:
Rever os conceitos referentes ao sistema de numeração decimal.conhecer
as ordens de grandezas: interpretar os dados presentes em uma cena
ilustrada: utilizar estratégias próprias de resolução de problemas:
buscar um padrão numérico para resolver uma situação problema: ler e
compreender dados apresentados em gráficos: retornar os conhecimentos
prévios de operações matemáticas pra a resolução de uma situação
problema envolvendo as quatro operações.
II unidade:
Reconhecer um numero natural como múltiplo ou divisor de outro numero:
resolver problemas que envolvam as noções de múltiplo ou divisor de
outro numero: resolver problemas que envolvam as noções de múltiplos e
divisores: utilizar critérios de divisibilidade, assim facilitando
alguns cálculos: compreender e encontrar o maior divisor comum e o menor
múltiplo comum e usar essas teoria para resolução de problemas.
Conceituar números primos e decompor um numero natural em fatores
primos: definir e reconhecer um polígono e conseguir classificá-lo:
possa localizar pontos por meio de coordenadas cartesianas: ler e
interpretar dados numéricos em textos: utilizar números racionais na
forma fracionaria: em situações do cotidiano: efetuar as operações com
números racionais na forma fracionaria: identificar frações
equivalentes: explorar situações problemas que envolvem a noção de
porcentagem.
III unidade:
Ler, escrever e representar na forma decimal, associando a medidas:
identificar uso de números na forma decimal em situações do dia- a –
dia: Associara números na forma fracionaria e na forma decimal; ler,
interpretar e resolver situações problemas que envolvam as operações com
numeros na forma decimal, calcular porcentagens expresssas na forma
decimal: analisar e resolver problemas que usam dados representados em
gráficos de linhas: compreender a relação entre diferentes unidades de
medidas: resolver problemas que envolvam unidades de medidas e
transformações. Calcular perímetro.
IV Unidade:
Desenvolver a idéia de paralelismo; identificar segmentos de reta,
ângulos e seus elementos; compreender as idéias de reta e semi- reta,
classificar e medir ângulos. Trabalhar com compasso: rever polígonos;
resolver problemas por meio de probabilidade; entender o funcionamento
do código de barras; compreender e identificar o significado de um
centímetro, quadrado: Associara quilômetros quadrados e grandes áreas:
resolver problemas que envolvam as medidas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I unidade:
Os números naturais;
A humanidade cria símbolos e regras;
A numeração egípcia;
A numeração dos maias;
A numeração dos Romanos;
A numeração dos Hindus;
Os números naturais;
Sistema de numeração decimal;
Novas ordens e uma nova regra;
Fazendo arredondamento;
Operações com números naturais;
Situação de adição - Propriedade da adição;
Situação de subtração;
Expressões Numéricas; envolvendo adição e subtração;
Usando uma calculadora;
Resolvendo problemas;
Situação de multiplicação – Fazendo combinações multiplicando um número por 10, por 100 e por 1000;
Expressões numéricas;
Resolvendo problemas; situação de divisão;
Multiplicação e divisão com calculadora;
Resolvendo problemas com as quatro operações
II Unidade:
.
Tópicos da geometria;
Sólidos geométricos;
Faces, arestas e vértices;
Figuras geométricas planas;
Segmento de reta;
Polígonos;
Estudando linhas;
Triângulos;
Quadriláteros;
Figuras circulares ( circunferência e circulo);
Ângulo reto;
Números e medidas;
Medindo comprimentos;
O sistema métrico decimal;
Medindo capacidade;
Medindo a massa de um corpo;
Medindo superfície;
Medindo o volume de um solido;
III unidade:
Divisores e múltiplos de um número natural;
Quando um número natural é divisível por outro;
Divisores de um número natural;
Números primos;
Decomposição de um número natural em fatores primos;
Múltiplos de um número natural;
Mínimo múltiplo comum;
Frações- A idéia de frações;
Frações que representam parte de uma figura;
Numerador e denominador: Os termos da fração;
Usando frações em outras situações;
Leitura de uma fração;
Determinando uma fração que representa parte de uma quantidade;
Conhecendo mais sobre frações;
Comparando frações com o inteiro;
Números mistos;
Frações equivalentes;
Simplificando uma fração;
IV unidade:
A representação decimal;
Décimos;
Centésimo;
Milésimo;
Representação decimal de números maiores que um inteiro;
Novas ordens no sistema de numeração decimal;
Comparando números escritos na forma decimal;
Situações de adição e subtração;
Multiplicando um numero natural por um numero decimal;
Multiplicando por 10, por 100 e por 1000;
Os números decimais e as porcentagens;
Divisão: quando o quociente é um numero decimal;
Dividindo por 10, por 100 e por 1000;
Os números decimais e as medidas;
Usando a calculadora;
Procedimento:
Aulas expositivas, propiciando discussões, debates numa expectativa de
uma maior participação. Discussões em grupo; Atividades individuais de
fixação e treinamento. Modelagem matemática; simulação de problemas. (
desenvolvendo estratégias) Atividades individuais de fixação e
treinamento.
RECURSOS:
Quadro pincel, tevê, som, DVD, cartazes, cartolinas, retroprojetor, ofícios, livros, computares.
AVALIAÇÃO:
Atividades em grupo, debates, simulados, prova global, participação ,seminário
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Giovani, José Ruy: A conquista da matemática,5º ano/José Ruy giovani,
José Ruy giovanny Junior- Ed. Renovada-são Paulo FTD, 2009.
Plano de curso 5º ano - Ciências
JUSTIFICATIVA:
O estudo da ciência,
procura ensinar não somente preposições de diferentes disciplinas
cientificas ( a astronomia, a biologia, a física, a química, a geologia e
a meteorologia) mas também novas temáticas relacionadas as ciências da
natureza, tais como as relações ciência –técnica.
OBJETIVO GERAL
Compreender idéias e conceitos relacionadas a formação e construção do universo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Compreender a formação e constituição do planeta terra e seus corpos;
Perceber que todas as pessoas são responsáveis pela conservação do ambiente, descobrir com a conservação do ambiente;
Associar o esqueleto a
função de suporte do nosso corpo: compreender que os ossos e os
músculos são os responsáveis pelos movimentos do corpo; Perceber a
importância da coluna vertebral e do crânio como protetores do encéfalo e
da medula espinhal, respectivamente, fixar hábitos para manter uma boa
postura: identificar ossos dos membros superiores e inferiores: perceber
a importância de ter uma boa dieta variada e equilibrada : compreender
deferentes funções dos alimentos; citar exemplos de alimentos com função
energética, construtora e renovadora;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I unidade:
Explorar é preciso;
Estudando a s áreas verdes;
Parques nacionais do Brasil;
Exploradores de terra;
Exploradores do universo;
II unidade:
O corpo dinâmico;
O corpo em movimento;
Por dentro e por fora do corpo;
Nossa alimentação;
Nosso estilo de vida e nossa saúde;
III Unidade
O corpo em mudança;
O corpo como você nunca viu;
Surgi um ser humano;
Já não sou mais criança;
Nosso corpo... Nossa sociedade;
IV Unidade
Um mundo de inovações;
Da combustão a poluição;
Tempos modernos;
PROCEDIMENTOS:
Aulas expositivas:
Debates:
Trabalhos:
Aulas de vídeos:
Dramatização:
Seminários:
Resumos:
Leitura de imagens.
RECURSOS:
Quadro pincel, tevê, som, DVD, cartazes, cartolinas, retroprojetor, ofícios, livros, computares.
AVALIAÇÃO:
Atividades em grupo, debates, simulados, prova global, participação ,seminário
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Nigro, G. Rogério: Aprendendo sempre Ciências 5º ano- Rogério G. Nigro/ Maria Cristina da C. Campos/ editora ática, são Paulo,
Plano de curso 5° ano - História
JUSTIFICATIVA:
A noção de identidade
em história é fundamental para a compreensão do meu “Eu” e a percepção
do outro, integrando assim o entendimento de nossa evolução no tempo e
no espaço,compreendendo que o homem é o agente principal da evolução
da história da humanidade;
OBJETIVO GERAL:
Despertar no educando o
interesse de compreensão do avanço da ciência e da tecnologia durante o
século XX, estudando os principais aspectos da vida social e política
de um tempo passado.;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
I unidade:
Discutir e despertar a hipótese, que o Brasil já era habitado muito antes da chegada dos portugueses;
Conhecer o significado do acordo feito entre Portugal e Espanha;
Conhecer as sociedades indígenas brasileira em seus principais aspectos culturais:
II unidade:
Identificaras finalidades das expedições enviadas ao Brasil;
Conhecer os fatos históricos mais importantes dos primeiros governos;
Identificar as causas que levaram os holandeses invadir o Brasil;
Discutir as idéias de liberdade dos negros do quilombo;
Destacar com clareza os principais objetivos das Entradas e Bandeiras;
III unidade:
Identificar as principais causas na s províncias onde aconteceu às rebeliões do período colonial;
Reconhecer a importância dos negros para a sociedade brasileira;
Valorizar a contribuição das culturas Afra, para o desenvolvimento do nosso país;
IV Unidade:
Identificar os principais fatos históricos do período monárquico, que culminou com a Proclamação da República
Estabelecer a diferenças entre os dois período Monárquico e Republicano;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I unidade:
Nossa organização social
Um breve histórico das desigualdades sociais:
O nascimento do estado;
A organização;
A sociedade brasileira;
A diferença social no Brasil;
Empregos privados e públicos;
II unidade:
A globalização;
O código de defesa do consumidor;
Os servidores públicos;
Um retrato do trabalho no Brasil;
Família Real no Brasil;
Brasil livre de Portugal; O Império no Brasil;
III unidade:
Revolução de 30;
A Era Vargas 1930_1945;
A Era Populista, 1945-1964;
A Ditadura no Brasil 1964-1985
A Ditadura Militar 1964-1985
Nova República-1986;
Década de 90
Nossos Presidentes;
IV unidade:
As Regências;
As Principais forças política
Segundo Império;
Os bastidores da República;
Política Café com Leite;
As mudanças Sociais;
Coluna Prestes;
PROCEDIMENTOS:
Aulas expositivas
Trabalhos em grupos;
Seminários
Apresentação de Palestras
Simulados
Avaliação global;
Participação
RECURSOS: músicas, cartolina, cartazes, quadro pincel, livros, revistas, jornais, tevê, DVD, retroprojetor, som, tesoura e cola;
AVALIAÇÃO
Trabalho de pesquisas
Resenhas de filmes;
Apresentações de trabalhos;
Simulados
Avaliação global;
Confecções de cartazes;
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Barbosa , Rogério de Andrade. História Africana para contar e recontar- São Paulo, Editora Brasil,2001.
Bueno , Eduardo A, viagem do descobrimento do Brasil- Rio de Janeiro: Objetiva 1998.
Plano de curso 5º ano - Geografia
JUSTIFICATIVA:
A geografia como
disciplina escolar, tem como objetivo contribuir para formação integral
dos educados. O papel dessa área do conhecimento é refletir,
compreender, observar, interpretar e saber pensar e agir dentro de seu
espaço
OBJETIVO GERAL
Compreender o espaço
dentro das diferentes extensões territoriais, é o objetivo principal
para o estudante dessa disciplina conhecer as diversidades de uma
região.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
I unidade:
Compreender os diversos lugares e modos de vida no estado urbano e rural;
Estruturara os problemas da cidade e do campo, serviços sociais e cidadania;
Estabelecer relação entre a singularidade geográfica das regiões brasileiras:
II unidade:
Compreender a constituição da linguagem cartográfica através dos mapas em suas leitura e interpretação;
Estruturar as diversas formas de relevo:
Analisar a geografia brasileira:
Estabelecer relações entre os diversos elementos que constitui o clima;
III unidade:
Compreender as formas da terra;
Estruturar as características do planeta ao longo do tempo através dos estudos das “ ERA” :
Estabelecer a relação dos diversos movimentos da terra em relação a vida:
Compara as formas do planeta depois da Pangeia e a Pantalassa;
IV Unidade:
Compreender a constituição da atmosfera terrestre:
Estruturar os elementos formadores da dependência que os seres humanos têm em relação a hidrosfera
Identificar a formação da litosfera;
Compreender a inter-relação dos continentes com a sociedade, cultural e política de cada um:;:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I unidade:
Lugares e modos de vida urbana e rural;
Problemas da cidade e do campo: serviço social e cidadania;
A singularidade das regiões brasileiras e suas diversas culturas;
O crescimento da população brasileira;
A singularidade das regiões brasileiras e a identidade nacional de cada um;
População brasileira;
As atividades econômicas brasileira e a relação internacional;
II unidade:
Estudos de mapas;
Aspectos naturais do Brasil;
Relevo
Hidrografia;
Clima
Vegetação
III unidade:
A geografia;
O ser humano e os movimentos da terra;
Acidentes geográficos física;
Atmosfera;
Litosfera;
Biosfera;
IV unidade:
O ser humano e a água;
Continentes;
América;
Europa;
Ásia;
África;
Oceania;
Antártica;
PROCEDIMENTOS:
Aulas expositivas:
Debates:
Trabalhos:
Aulas de vídeos:
Dramatização:
Seminários:
Resumos:
Leitura de imagens.
RECURSOS: Quadro pincel, tevê, som, DVD, cartazes, cartolinas, retroprojetor, ofícios, livros, computares.
AVALIAÇÃO: atividades em grupo, debates, simulados, prova global, participação ,seminário
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Oliveira, C.Dicionário Cartográfico, Rio de Janeiro, IBJE 1980.
Correia, Roberto Lobato e organização espacial.8. Ed, São Paulo: ática, 2007.
Cavalcante,LS. Geografia, escola e construção do conhecimento. 2 ed. Campinas: Papirus,2000.
Fonte: Professora Fernanda Freire
Fonte: Professora Fernanda Freire
JUSTIFICATIVA:
A
língua Portuguesa tem como finalidade desenvolver a linguagem oral e
escritas das crianças; Com uso e formas da linguagem e escrita, á
pratica a leitura, a pratica de produção de textos: analises e reflexão
sobre a língua.
OBJETIVO GERAL:
Incentivar
o educando, através das atividades propostas de que como falante nativo
tem plenas condições de levantar hipóteses sobre o significado de
palavras e classes gramaticais desconhecidas através de um contexto.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
I unidade:
Concluir que: um conjunto de letras forma o alfabeto, os sons são conhecidos como fonemas e distinguir vogais e consoantes;
Conceituara gráficos;
Reconhecer encontros vocálicos e suas classificações, tonicidade e silabas.
Empregar corretamente as pontuações;
II unidade:
Ser capaz de dar entonação correta as leituras através do uso correto da pontuação;
Reconhecer os artigos e ser capaz de encontrá-los dentro de um texto;
Reconhecer os substantivos e suas classificações;
Demonstrar capacidade de produzir diversos tipos de textos através das habilidades desenvolvidas;
Perceber a diferença das classes gramaticais em mau-mal
III unidade:
Constatar que o aluno é capaz de reconhecer as diversas classificações de um substantivo dentro ou fora de um contexto;
Melhorar através da escrita e da leitura as produções textuais;
Empregar corretamente as terminações osa, oza, sinho, Zinho;
IV Unidade:
Reconhecer nas palavras qual a sua classe gramatical;
Melhorar a escrita e a organização das idéias dentro de uma construção em debate nas interpretações textuais;
Melhorar a escrita relevando o seu conhecimento no emprego ortográfico;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I unidade:
Comunicação;
Alfabeto;
Silaba: separação e classificação;
Encontros vocálicos: Ditongo, tritongo e hiato;
Encontro consonantal: dígrafo;
Silaba Tonica: Ortografia S - SS;
Sinais gráficos: ortografia X – Ch som do x;
Acentuação gráfica I;
Ortografia R – RR;
Acentuação gráfica II;
II Unidade:
Frases: Pontuação – Tipos de frases;
Sinais de pontuação
Sinônimo – Antônimo – Homônimo- Parônimo
Classes gramaticais: Artigo;
Substantivo: comum, próprio e coletivo;
III unidade:
Substantivos primitivos, derivados, simples, composto, concreto e abstrato;
Gênero do substantivo: epiceno, comum de dois, sobrecomum;
Grau do substantivo: analítico e sintético:
Numero do substantivo:
Produção textual;
Interpretação textual;
Ortografia emprego Z/S, sinhô, Zinho, osa, oza;
IV unidade:
Adjetivo;
Grau do adjetivo;
Concordância nominal: gênero e numero;
Numeral;
Pronomes Pessoais;
Pronomes Possessivos, demonstrativo, relativos, interrogativos, e indefinidos;
Verbos: tempos verbais;
Modelos de conjugação;
Verbos auxiliares;
Tempos verbais;
Advérbio: modo, tempo, negação, afirmação, intensidade;
Conjunção
Preposição
Interjeição;
Procedimentos:
Aulas expositivas;
Jogos das palavras;
Musicas;
Leituras de imagens;
Dramatizações;
Oralidade
Pesquisa de campo: linguagem regional;
Recursos:
Quadro, pincel, jornais, revistas, tevê, jogos, cadernos, microssisten, DVD, livros, cartazes;
AVALIAÇÃO:
Trabalhos;
Produção textual;
Debates;
Pesquisas;
Simulados;
Avaliação global;
Avaliação pessoal;
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Giocamozzi,
Gilo: Descobrindo a gramática: nova proposta/gilio giacomazzi, gildete
Valério, geonice valirio- são Paulo: FTD 2006.
Plano de curso 5º ano - Matemática
JUSTIFICATIVA:
Matemática
é a ciência do raciocínio lógico e abstrato, da resolução de problemas,
que estuda quantidade e formas. É uma ciência que relaciona o
entendimento coerente e pensativo com situações práticas habituais. A
matemática é para todos e não somente para alguns.
OBJETIVO GERAL:
Formar um individuo confiante em sua capacidade de compreender e
utilizar a linguagem própria da matemática: resolver problemas
matemáticos do seu cotidiano: fazer relações, estimar, refletir sobre o
seu próprio pensamento: estimular e calcular usando outros recursos além
dos algarismos: interpretar e resolver problemas;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
I unidade:
Rever os conceitos referentes ao sistema de numeração decimal.conhecer
as ordens de grandezas: interpretar os dados presentes em uma cena
ilustrada: utilizar estratégias próprias de resolução de problemas:
buscar um padrão numérico para resolver uma situação problema: ler e
compreender dados apresentados em gráficos: retornar os conhecimentos
prévios de operações matemáticas pra a resolução de uma situação
problema envolvendo as quatro operações.
II unidade:
Reconhecer um numero natural como múltiplo ou divisor de outro numero:
resolver problemas que envolvam as noções de múltiplo ou divisor de
outro numero: resolver problemas que envolvam as noções de múltiplos e
divisores: utilizar critérios de divisibilidade, assim facilitando
alguns cálculos: compreender e encontrar o maior divisor comum e o menor
múltiplo comum e usar essas teoria para resolução de problemas.
Conceituar números primos e decompor um numero natural em fatores
primos: definir e reconhecer um polígono e conseguir classificá-lo:
possa localizar pontos por meio de coordenadas cartesianas: ler e
interpretar dados numéricos em textos: utilizar números racionais na
forma fracionaria: em situações do cotidiano: efetuar as operações com
números racionais na forma fracionaria: identificar frações
equivalentes: explorar situações problemas que envolvem a noção de
porcentagem.
III unidade:
Ler, escrever e representar na forma decimal, associando a medidas:
identificar uso de números na forma decimal em situações do dia- a –
dia: Associara números na forma fracionaria e na forma decimal; ler,
interpretar e resolver situações problemas que envolvam as operações com
numeros na forma decimal, calcular porcentagens expresssas na forma
decimal: analisar e resolver problemas que usam dados representados em
gráficos de linhas: compreender a relação entre diferentes unidades de
medidas: resolver problemas que envolvam unidades de medidas e
transformações. Calcular perímetro.
IV Unidade:
Desenvolver a idéia de paralelismo; identificar segmentos de reta,
ângulos e seus elementos; compreender as idéias de reta e semi- reta,
classificar e medir ângulos. Trabalhar com compasso: rever polígonos;
resolver problemas por meio de probabilidade; entender o funcionamento
do código de barras; compreender e identificar o significado de um
centímetro, quadrado: Associara quilômetros quadrados e grandes áreas:
resolver problemas que envolvam as medidas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I unidade:
Os números naturais;
A humanidade cria símbolos e regras;
A numeração egípcia;
A numeração dos maias;
A numeração dos Romanos;
A numeração dos Hindus;
Os números naturais;
Sistema de numeração decimal;
Novas ordens e uma nova regra;
Fazendo arredondamento;
Operações com números naturais;
Situação de adição - Propriedade da adição;
Situação de subtração;
Expressões Numéricas; envolvendo adição e subtração;
Usando uma calculadora;
Resolvendo problemas;
Situação de multiplicação – Fazendo combinações multiplicando um número por 10, por 100 e por 1000;
Expressões numéricas;
Resolvendo problemas; situação de divisão;
Multiplicação e divisão com calculadora;
Resolvendo problemas com as quatro operações
II Unidade:
.
Tópicos da geometria;
Sólidos geométricos;
Faces, arestas e vértices;
Figuras geométricas planas;
Segmento de reta;
Polígonos;
Estudando linhas;
Triângulos;
Quadriláteros;
Figuras circulares ( circunferência e circulo);
Ângulo reto;
Números e medidas;
Medindo comprimentos;
O sistema métrico decimal;
Medindo capacidade;
Medindo a massa de um corpo;
Medindo superfície;
Medindo o volume de um solido;
III unidade:
Divisores e múltiplos de um número natural;
Quando um número natural é divisível por outro;
Divisores de um número natural;
Números primos;
Decomposição de um número natural em fatores primos;
Múltiplos de um número natural;
Mínimo múltiplo comum;
Frações- A idéia de frações;
Frações que representam parte de uma figura;
Numerador e denominador: Os termos da fração;
Usando frações em outras situações;
Leitura de uma fração;
Determinando uma fração que representa parte de uma quantidade;
Conhecendo mais sobre frações;
Comparando frações com o inteiro;
Números mistos;
Frações equivalentes;
Simplificando uma fração;
IV unidade:
A representação decimal;
Décimos;
Centésimo;
Milésimo;
Representação decimal de números maiores que um inteiro;
Novas ordens no sistema de numeração decimal;
Comparando números escritos na forma decimal;
Situações de adição e subtração;
Multiplicando um numero natural por um numero decimal;
Multiplicando por 10, por 100 e por 1000;
Os números decimais e as porcentagens;
Divisão: quando o quociente é um numero decimal;
Dividindo por 10, por 100 e por 1000;
Os números decimais e as medidas;
Usando a calculadora;
Procedimento:
Aulas expositivas, propiciando discussões, debates numa expectativa de
uma maior participação. Discussões em grupo; Atividades individuais de
fixação e treinamento. Modelagem matemática; simulação de problemas. (
desenvolvendo estratégias) Atividades individuais de fixação e
treinamento.
RECURSOS:
Quadro pincel, tevê, som, DVD, cartazes, cartolinas, retroprojetor, ofícios, livros, computares.
AVALIAÇÃO:
Atividades em grupo, debates, simulados, prova global, participação ,seminário
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Giovani, José Ruy: A conquista da matemática,5º ano/José Ruy giovani,
José Ruy giovanny Junior- Ed. Renovada-são Paulo FTD, 2009.
Plano de curso 5º ano - Ciências
JUSTIFICATIVA:
O estudo da ciência,
procura ensinar não somente preposições de diferentes disciplinas
cientificas ( a astronomia, a biologia, a física, a química, a geologia e
a meteorologia) mas também novas temáticas relacionadas as ciências da
natureza, tais como as relações ciência –técnica.
OBJETIVO GERAL
Compreender idéias e conceitos relacionadas a formação e construção do universo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Compreender a formação e constituição do planeta terra e seus corpos;
Perceber que todas as pessoas são responsáveis pela conservação do ambiente, descobrir com a conservação do ambiente;
Associar o esqueleto a
função de suporte do nosso corpo: compreender que os ossos e os
músculos são os responsáveis pelos movimentos do corpo; Perceber a
importância da coluna vertebral e do crânio como protetores do encéfalo e
da medula espinhal, respectivamente, fixar hábitos para manter uma boa
postura: identificar ossos dos membros superiores e inferiores: perceber
a importância de ter uma boa dieta variada e equilibrada : compreender
deferentes funções dos alimentos; citar exemplos de alimentos com função
energética, construtora e renovadora;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I unidade:
Explorar é preciso;
Estudando a s áreas verdes;
Parques nacionais do Brasil;
Exploradores de terra;
Exploradores do universo;
II unidade:
O corpo dinâmico;
O corpo em movimento;
Por dentro e por fora do corpo;
Nossa alimentação;
Nosso estilo de vida e nossa saúde;
III Unidade
O corpo em mudança;
O corpo como você nunca viu;
Surgi um ser humano;
Já não sou mais criança;
Nosso corpo... Nossa sociedade;
IV Unidade
Um mundo de inovações;
Da combustão a poluição;
Tempos modernos;
PROCEDIMENTOS:
Aulas expositivas:
Debates:
Trabalhos:
Aulas de vídeos:
Dramatização:
Seminários:
Resumos:
Leitura de imagens.
RECURSOS:
Quadro pincel, tevê, som, DVD, cartazes, cartolinas, retroprojetor, ofícios, livros, computares.
AVALIAÇÃO:
Atividades em grupo, debates, simulados, prova global, participação ,seminário
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Nigro, G. Rogério: Aprendendo sempre Ciências 5º ano- Rogério G. Nigro/ Maria Cristina da C. Campos/ editora ática, são Paulo,
Plano de curso 5° ano - História
JUSTIFICATIVA:
A noção de identidade
em história é fundamental para a compreensão do meu “Eu” e a percepção
do outro, integrando assim o entendimento de nossa evolução no tempo e
no espaço,compreendendo que o homem é o agente principal da evolução
da história da humanidade;
OBJETIVO GERAL:
Despertar no educando o
interesse de compreensão do avanço da ciência e da tecnologia durante o
século XX, estudando os principais aspectos da vida social e política
de um tempo passado.;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
I unidade:
Discutir e despertar a hipótese, que o Brasil já era habitado muito antes da chegada dos portugueses;
Conhecer o significado do acordo feito entre Portugal e Espanha;
Conhecer as sociedades indígenas brasileira em seus principais aspectos culturais:
II unidade:
Identificaras finalidades das expedições enviadas ao Brasil;
Conhecer os fatos históricos mais importantes dos primeiros governos;
Identificar as causas que levaram os holandeses invadir o Brasil;
Discutir as idéias de liberdade dos negros do quilombo;
Destacar com clareza os principais objetivos das Entradas e Bandeiras;
III unidade:
Identificar as principais causas na s províncias onde aconteceu às rebeliões do período colonial;
Reconhecer a importância dos negros para a sociedade brasileira;
Valorizar a contribuição das culturas Afra, para o desenvolvimento do nosso país;
IV Unidade:
Identificar os principais fatos históricos do período monárquico, que culminou com a Proclamação da República
Estabelecer a diferenças entre os dois período Monárquico e Republicano;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I unidade:
Nossa organização social
Um breve histórico das desigualdades sociais:
O nascimento do estado;
A organização;
A sociedade brasileira;
A diferença social no Brasil;
Empregos privados e públicos;
II unidade:
A globalização;
O código de defesa do consumidor;
Os servidores públicos;
Um retrato do trabalho no Brasil;
Família Real no Brasil;
Brasil livre de Portugal; O Império no Brasil;
III unidade:
Revolução de 30;
A Era Vargas 1930_1945;
A Era Populista, 1945-1964;
A Ditadura no Brasil 1964-1985
A Ditadura Militar 1964-1985
Nova República-1986;
Década de 90
Nossos Presidentes;
IV unidade:
As Regências;
As Principais forças política
Segundo Império;
Os bastidores da República;
Política Café com Leite;
As mudanças Sociais;
Coluna Prestes;
PROCEDIMENTOS:
Aulas expositivas
Trabalhos em grupos;
Seminários
Apresentação de Palestras
Simulados
Avaliação global;
Participação
RECURSOS: músicas, cartolina, cartazes, quadro pincel, livros, revistas, jornais, tevê, DVD, retroprojetor, som, tesoura e cola;
AVALIAÇÃO
Trabalho de pesquisas
Resenhas de filmes;
Apresentações de trabalhos;
Simulados
Avaliação global;
Confecções de cartazes;
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Barbosa , Rogério de Andrade. História Africana para contar e recontar- São Paulo, Editora Brasil,2001.
Bueno , Eduardo A, viagem do descobrimento do Brasil- Rio de Janeiro: Objetiva 1998.
Plano de curso 5º ano - Geografia
JUSTIFICATIVA:
A geografia como
disciplina escolar, tem como objetivo contribuir para formação integral
dos educados. O papel dessa área do conhecimento é refletir,
compreender, observar, interpretar e saber pensar e agir dentro de seu
espaço
OBJETIVO GERAL
Compreender o espaço
dentro das diferentes extensões territoriais, é o objetivo principal
para o estudante dessa disciplina conhecer as diversidades de uma
região.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
I unidade:
Compreender os diversos lugares e modos de vida no estado urbano e rural;
Estruturara os problemas da cidade e do campo, serviços sociais e cidadania;
Estabelecer relação entre a singularidade geográfica das regiões brasileiras:
II unidade:
Compreender a constituição da linguagem cartográfica através dos mapas em suas leitura e interpretação;
Estruturar as diversas formas de relevo:
Analisar a geografia brasileira:
Estabelecer relações entre os diversos elementos que constitui o clima;
III unidade:
Compreender as formas da terra;
Estruturar as características do planeta ao longo do tempo através dos estudos das “ ERA” :
Estabelecer a relação dos diversos movimentos da terra em relação a vida:
Compara as formas do planeta depois da Pangeia e a Pantalassa;
IV Unidade:
Compreender a constituição da atmosfera terrestre:
Estruturar os elementos formadores da dependência que os seres humanos têm em relação a hidrosfera
Identificar a formação da litosfera;
Compreender a inter-relação dos continentes com a sociedade, cultural e política de cada um:;:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I unidade:
Lugares e modos de vida urbana e rural;
Problemas da cidade e do campo: serviço social e cidadania;
A singularidade das regiões brasileiras e suas diversas culturas;
O crescimento da população brasileira;
A singularidade das regiões brasileiras e a identidade nacional de cada um;
População brasileira;
As atividades econômicas brasileira e a relação internacional;
II unidade:
Estudos de mapas;
Aspectos naturais do Brasil;
Relevo
Hidrografia;
Clima
Vegetação
III unidade:
A geografia;
O ser humano e os movimentos da terra;
Acidentes geográficos física;
Atmosfera;
Litosfera;
Biosfera;
IV unidade:
O ser humano e a água;
Continentes;
América;
Europa;
Ásia;
África;
Oceania;
Antártica;
PROCEDIMENTOS:
Aulas expositivas:
Debates:
Trabalhos:
Aulas de vídeos:
Dramatização:
Seminários:
Resumos:
Leitura de imagens.
RECURSOS: Quadro pincel, tevê, som, DVD, cartazes, cartolinas, retroprojetor, ofícios, livros, computares.
AVALIAÇÃO: atividades em grupo, debates, simulados, prova global, participação ,seminário
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Oliveira, C.Dicionário Cartográfico, Rio de Janeiro, IBJE 1980.
Correia, Roberto Lobato e organização espacial.8. Ed, São Paulo: ática, 2007.
Cavalcante,LS. Geografia, escola e construção do conhecimento. 2 ed. Campinas: Papirus,2000.
Fonte: Professora Fernanda Freire
Fonte: Professora Fernanda Freire