Projeto Didático: Semana da Pátria


Projeto Didático Semana da Pátria


Este projeto didático visa trabalhar o tema “Pátria” despertando a consciência nos alunos sobre o seu papel de cidadão e cidadania, refletindo o que é ser patriota.

Público alvo: alunos do 4° e 5° ano do ensino fundamental.

Duração: 5 dias

Objetivos:
  • Comemorar as datas cívicas de nosso País;
  • Refletir sobre o que é ser patriota;
  • Resgatar a importância das Horas Cívicas;
  • Conhecer melhor a nossa história;
  • Conceituar o que é ser cidadão e o que é cidadania;
  • Valorizar os símbolos de nossa Pátria;
  • Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos.
Desenvolvimento:
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno:
– textos informativos, literários, poéticos;
– vídeos;
– Hinos;
– Pesquisas;
– Cartazes;
– Murais;
– jogral;
– Jograis.

1° dia:
No primeiro dia será destacado para os alunos o conceito de Pátria, e a importância de respeitarmos as datas cívicas de nosso País. Será destacado através de cartazes a letra do hino Nacional brasileiro e do hino da Independência do Brasil para os alunos. Os mesmos procurarão em dicionários o significado de algumas palavras contidas nos hinos brasileiros. Posteriormente, os alunos receberão atividades no sulfite envolvendo ortografia e substantivos comuns e próprios.

2° dia:
Neste dia será feita leitura de poesias relacionadas com o tema em destaque. Posteriormente, os alunos desenvolverão uma produção de texto sobre o tema acima.As produções de textos serão fixadas no mural da sala para os demais colegas.

3° dia:
Neste dia, os alunos desenvolverão poesias com ilustrações relacionadas com o tema em destaque. Após a elaboração das poesias os mesmos farão leitura para os demais colegas de sala. Em seguida, receberão um desenho para colorir sobre a Pátria.

4° dia:
Neste dia os alunos irão conhecer alguns direitos e deveres de cidadãos através de textos informativos. Logo em seguida, os alunos receberão uma atividade de pesquisa sobre “A Independência do Brasil”. Os mesmos irão pesquisar na biblioteca e farão um apresentação em sala para os demais colegas.

5° dia:
Neste último dia de projeto os alunos farão a culminância fazendo uma apresentação da pesquisa sobre a Independência do Brasil. Neste dia, os alunos desenvolverão atividades de pinturas relacionadas com o tema em destaque.
OBSERVAÇÃO: 
Além das atividades acima, os alunos realizarão atividades de leitura-escrita envolvendo ( ortografia, sílabas complexas, substantivos simples e próprio, etc) com tema em destaque.
Recursos:
  • sulfite,
  • quadro-negro,
  • cartolinas,
  • papel manilha,
  • fita adesiva,
  • Cds,
  • aparelho de som,
  • etc.
Avaliação:
A avaliação será através de registros do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos frente as atividades propostas em sala de aula durante o desenvolvimento do projeto.





Projeto Didático Semana da Pátria


Este projeto didático visa trabalhar o tema “Pátria” despertando a consciência nos alunos sobre o seu papel de cidadão e cidadania, refletindo o que é ser patriota.

Público alvo: alunos do 4° e 5° ano do ensino fundamental.

Duração: 5 dias

Objetivos:
  • Comemorar as datas cívicas de nosso País;
  • Refletir sobre o que é ser patriota;
  • Resgatar a importância das Horas Cívicas;
  • Conhecer melhor a nossa história;
  • Conceituar o que é ser cidadão e o que é cidadania;
  • Valorizar os símbolos de nossa Pátria;
  • Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos.
Desenvolvimento:
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno:
– textos informativos, literários, poéticos;
– vídeos;
– Hinos;
– Pesquisas;
– Cartazes;
– Murais;
– jogral;
– Jograis.

1° dia:
No primeiro dia será destacado para os alunos o conceito de Pátria, e a importância de respeitarmos as datas cívicas de nosso País. Será destacado através de cartazes a letra do hino Nacional brasileiro e do hino da Independência do Brasil para os alunos. Os mesmos procurarão em dicionários o significado de algumas palavras contidas nos hinos brasileiros. Posteriormente, os alunos receberão atividades no sulfite envolvendo ortografia e substantivos comuns e próprios.

2° dia:
Neste dia será feita leitura de poesias relacionadas com o tema em destaque. Posteriormente, os alunos desenvolverão uma produção de texto sobre o tema acima.As produções de textos serão fixadas no mural da sala para os demais colegas.

3° dia:
Neste dia, os alunos desenvolverão poesias com ilustrações relacionadas com o tema em destaque. Após a elaboração das poesias os mesmos farão leitura para os demais colegas de sala. Em seguida, receberão um desenho para colorir sobre a Pátria.

4° dia:
Neste dia os alunos irão conhecer alguns direitos e deveres de cidadãos através de textos informativos. Logo em seguida, os alunos receberão uma atividade de pesquisa sobre “A Independência do Brasil”. Os mesmos irão pesquisar na biblioteca e farão um apresentação em sala para os demais colegas.

5° dia:
Neste último dia de projeto os alunos farão a culminância fazendo uma apresentação da pesquisa sobre a Independência do Brasil. Neste dia, os alunos desenvolverão atividades de pinturas relacionadas com o tema em destaque.
OBSERVAÇÃO: 
Além das atividades acima, os alunos realizarão atividades de leitura-escrita envolvendo ( ortografia, sílabas complexas, substantivos simples e próprio, etc) com tema em destaque.
Recursos:
  • sulfite,
  • quadro-negro,
  • cartolinas,
  • papel manilha,
  • fita adesiva,
  • Cds,
  • aparelho de som,
  • etc.
Avaliação:
A avaliação será através de registros do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos frente as atividades propostas em sala de aula durante o desenvolvimento do projeto.