Projeto Didático Semana da Pátria
Este
projeto didático visa trabalhar o tema “Pátria” despertando a
consciência nos alunos sobre o seu papel de cidadão e cidadania,
refletindo o que é ser patriota.
Público alvo: alunos do 4° e 5° ano do ensino fundamental.
Duração: 5 dias
Objetivos:
- Comemorar as datas cívicas de nosso País;
- Refletir sobre o que é ser patriota;
- Resgatar a importância das Horas Cívicas;
- Conhecer melhor a nossa história;
- Conceituar o que é ser cidadão e o que é cidadania;
- Valorizar os símbolos de nossa Pátria;
- Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos.
Desenvolvimento:
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno:
– textos informativos, literários, poéticos;
– vídeos;
– Hinos;
– Pesquisas;
– Cartazes;
– Murais;
– jogral;
– Jograis.
– textos informativos, literários, poéticos;
– vídeos;
– Hinos;
– Pesquisas;
– Cartazes;
– Murais;
– jogral;
– Jograis.
1° dia:
No
primeiro dia será destacado para os alunos o conceito de Pátria, e a
importância de respeitarmos as datas cívicas de nosso País. Será
destacado através de cartazes a letra do hino Nacional brasileiro e do
hino da Independência do Brasil para os alunos. Os mesmos procurarão em
dicionários o significado de algumas palavras contidas nos hinos
brasileiros. Posteriormente, os alunos receberão atividades no sulfite
envolvendo ortografia e substantivos comuns e próprios.
2° dia:
Neste
dia será feita leitura de poesias relacionadas com o tema em destaque.
Posteriormente, os alunos desenvolverão uma produção de texto sobre o
tema acima.As produções de textos serão fixadas no mural da sala para os
demais colegas.
3° dia:
Neste
dia, os alunos desenvolverão poesias com ilustrações relacionadas com o
tema em destaque. Após a elaboração das poesias os mesmos farão leitura
para os demais colegas de sala. Em seguida, receberão um desenho para
colorir sobre a Pátria.
4° dia:
Neste
dia os alunos irão conhecer alguns direitos e deveres de cidadãos
através de textos informativos. Logo em seguida, os alunos receberão uma
atividade de pesquisa sobre “A Independência do Brasil”. Os mesmos irão
pesquisar na biblioteca e farão um apresentação em sala para os demais
colegas.
5° dia:
Neste último dia de projeto os alunos farão a culminância fazendo uma
apresentação da pesquisa sobre a Independência do Brasil. Neste dia, os
alunos desenvolverão atividades de pinturas relacionadas com o tema em
destaque.
OBSERVAÇÃO:
Além das atividades acima, os alunos realizarão atividades de
leitura-escrita envolvendo ( ortografia, sílabas complexas, substantivos
simples e próprio, etc) com tema em destaque.
Recursos:
- sulfite,
- quadro-negro,
- cartolinas,
- papel manilha,
- fita adesiva,
- Cds,
- aparelho de som,
- etc.
Avaliação:
Projeto Didático Semana da Pátria
Este
projeto didático visa trabalhar o tema “Pátria” despertando a
consciência nos alunos sobre o seu papel de cidadão e cidadania,
refletindo o que é ser patriota.
Público alvo: alunos do 4° e 5° ano do ensino fundamental.
Duração: 5 dias
Objetivos:
- Comemorar as datas cívicas de nosso País;
- Refletir sobre o que é ser patriota;
- Resgatar a importância das Horas Cívicas;
- Conhecer melhor a nossa história;
- Conceituar o que é ser cidadão e o que é cidadania;
- Valorizar os símbolos de nossa Pátria;
- Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos.
Desenvolvimento:
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno:
– textos informativos, literários, poéticos;
– vídeos;
– Hinos;
– Pesquisas;
– Cartazes;
– Murais;
– jogral;
– Jograis.
– textos informativos, literários, poéticos;
– vídeos;
– Hinos;
– Pesquisas;
– Cartazes;
– Murais;
– jogral;
– Jograis.
1° dia:
No
primeiro dia será destacado para os alunos o conceito de Pátria, e a
importância de respeitarmos as datas cívicas de nosso País. Será
destacado através de cartazes a letra do hino Nacional brasileiro e do
hino da Independência do Brasil para os alunos. Os mesmos procurarão em
dicionários o significado de algumas palavras contidas nos hinos
brasileiros. Posteriormente, os alunos receberão atividades no sulfite
envolvendo ortografia e substantivos comuns e próprios.
2° dia:
Neste
dia será feita leitura de poesias relacionadas com o tema em destaque.
Posteriormente, os alunos desenvolverão uma produção de texto sobre o
tema acima.As produções de textos serão fixadas no mural da sala para os
demais colegas.
3° dia:
Neste
dia, os alunos desenvolverão poesias com ilustrações relacionadas com o
tema em destaque. Após a elaboração das poesias os mesmos farão leitura
para os demais colegas de sala. Em seguida, receberão um desenho para
colorir sobre a Pátria.
4° dia:
Neste
dia os alunos irão conhecer alguns direitos e deveres de cidadãos
através de textos informativos. Logo em seguida, os alunos receberão uma
atividade de pesquisa sobre “A Independência do Brasil”. Os mesmos irão
pesquisar na biblioteca e farão um apresentação em sala para os demais
colegas.
5° dia:
Neste último dia de projeto os alunos farão a culminância fazendo uma
apresentação da pesquisa sobre a Independência do Brasil. Neste dia, os
alunos desenvolverão atividades de pinturas relacionadas com o tema em
destaque.
OBSERVAÇÃO:
Além das atividades acima, os alunos realizarão atividades de
leitura-escrita envolvendo ( ortografia, sílabas complexas, substantivos
simples e próprio, etc) com tema em destaque.
Recursos:
- sulfite,
- quadro-negro,
- cartolinas,
- papel manilha,
- fita adesiva,
- Cds,
- aparelho de som,
- etc.
Avaliação: