BERÇÁRIO - estimulação
Objetivo geral:
Observar o desenvolvimento da criança em relação aos padrões para a faixa etária e oferecer variações de estímulos para atingir melhoras significativas em seu desenvolvimento.
Estimulação viso-motora:
Manipular
objetos (segurando, empurrando, puxando, jogando, etc.) como bolas,
bambolês, bexigas, brinquedos puxados por um fio, entre outros.
Objetivo: Aprimorar
a coordenação motora grossa e fina através da manipulação de diferentes
objetos; fortalecer membros superiores.
Estratégia: Através
de estímulos com auxílio de bolas de diferentes tamanhos, brinquedos,
potes com tampas, saquinhos de grãos, bambolês, etc.
Estimulação auditiva: Músicas / Sons
Objetivo: Reconhecer
diferentes sons; explorar diferentes sons produzidos por instrumentos
feitos de sucata e pela manipulação de objetos de convívio diário;
imitar sons de animais, avião, chuva, etc.
Estratégia: Através
de estímulos sonoros com auxílio de músicas, brinquedos que produzam
sons como (latinhas, guizos, toquinhos de madeira, chocalho de garrafa
plástica, folhas, etc).
Estimulação motora: Rolar / Rastejar / Engatinhar / Andar / Correr / Saltar
Objetivo: Expressar
diferentes formas de deslocamento segundo a sua necessidade; explorar o
espaço a sua volta; aprimorar o andar e o correr evoluindo para o ato
de saltar.
Estratégia: Através
de estímulos com auxílio de corda, bola grande, banquinhos, cama
elástica, colchonete, rolo grande, materiais de espuma (rampa, escada,
túnel).
Estimulação sensória - motora
Objetivo: Explorar através dos órgãos dos sentidos (tato, visão e audição).
Estratégia: Através
de estímulos com auxílio de saquinhos coloridos com diferentes
materiais dentro, tapete das sensações, objetos de encaixe, brinquedos
de montar e desmontar, etc.
BERÇÁRIO - estimulação
Objetivo geral:
Observar o desenvolvimento da criança em relação aos padrões para a faixa etária e oferecer variações de estímulos para atingir melhoras significativas em seu desenvolvimento.
Estimulação viso-motora:
Manipular
objetos (segurando, empurrando, puxando, jogando, etc.) como bolas,
bambolês, bexigas, brinquedos puxados por um fio, entre outros.
Objetivo: Aprimorar
a coordenação motora grossa e fina através da manipulação de diferentes
objetos; fortalecer membros superiores.
Estratégia: Através
de estímulos com auxílio de bolas de diferentes tamanhos, brinquedos,
potes com tampas, saquinhos de grãos, bambolês, etc.
Estimulação auditiva: Músicas / Sons
Objetivo: Reconhecer
diferentes sons; explorar diferentes sons produzidos por instrumentos
feitos de sucata e pela manipulação de objetos de convívio diário;
imitar sons de animais, avião, chuva, etc.
Estratégia: Através
de estímulos sonoros com auxílio de músicas, brinquedos que produzam
sons como (latinhas, guizos, toquinhos de madeira, chocalho de garrafa
plástica, folhas, etc).
Estimulação motora: Rolar / Rastejar / Engatinhar / Andar / Correr / Saltar
Objetivo: Expressar
diferentes formas de deslocamento segundo a sua necessidade; explorar o
espaço a sua volta; aprimorar o andar e o correr evoluindo para o ato
de saltar.
Estratégia: Através
de estímulos com auxílio de corda, bola grande, banquinhos, cama
elástica, colchonete, rolo grande, materiais de espuma (rampa, escada,
túnel).
Estimulação sensória - motora
Objetivo: Explorar através dos órgãos dos sentidos (tato, visão e audição).
Estratégia: Através
de estímulos com auxílio de saquinhos coloridos com diferentes
materiais dentro, tapete das sensações, objetos de encaixe, brinquedos
de montar e desmontar, etc.