OBJETIVOS:
*AGUÇAR A CURIOSIDADE E O INTERESSE PELA PESQUISA
*COMEMORAR O DIA DO INVENTOR
*INTERVIR NO ESPAÇO ESCOLAR E PROMOVER MUDANÇAS NO AMBIENTE COTIDIANO.
ESTIMULE A CAPACIDADE DAS CRIANÇAS EM CRIAR E RECRIAR
POR CAMILA MIRANDA - GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES DE ED.INFANTIL NR.104
APESAR DE TODAS AS FACILIDADES QUE
JÁ USUFRUÍMOS NO DIA A DIA, É NORMAL TERMOS VONTADE DE TORNAR AS COISAS
MAIS PRÁTICAS, RÁPIDAS E EFICIENTES, NÃO É MESMO? E É ASSIM, A PARTIR
DESSAS NECESSIDADES, QUE ALGUÉM INVENTA ALGO NOVO OU APERFEIÇOA O QUE JÁ
EXISTIA.
FREDERICO CESARINO, QUE É INVENTOR, ENGENHEIRO MECÂNICO E PROFESSOR DE
MATEMÁTICA, CONTA QUE DESDE CRIANÇA FOI MUITO CURIOSO: "SEMPRE
DESMONTAVA TODOS OS APARELHOS MECÊNICOS E ELÉTRICOS, ALÉM DOS MEUS
BRINQUEDOS, PARA SABER COMO FUNCIONAVAM E SE HAVIA ALGUMA MANEIRA DE
REMONTÁ-LOS TORNANDO-OS MAIS PRÁTICOS. PORTANTO, PARA QUE UMA CRIANÇA
POSSA INVENTAR ALGO, EM PRIMEIRO LUGAR NUNCA DEVEMOS REPRIMIR A SUA
CURIOSIDADE. SE A CRIANÇA QUER MEXER, DESMONTAR, REMONTAR, OS PAIS E
PROFESSORES DEVEM DEIXÁ-LA EXTRAVASAR SUA CRIATIVIDADE NOS OBJETOS,
CLARO QUE COM CUIDADO PARA QUE ELAS NÃO SE MACHUQUEM", DIZ, SEGUNDO A
EDUCADORA DO MUSEU CATAVENTO CULTURAL E EDUCACIONAL, DE SÃO PAULO (SP),
GABRIELA OLIVEIRA, ALGUMAS INVENÇÕES TRAZEM CONSIGO O CARÁTER DE
SUPERAÇÃO DAS GRANDES TEORIAS. ANTES DE 1906, POR EXEMPLO, NÃO ERA
POSSÍVEL VOAR COM NENHUM APARELHO MAIS PESADO QUE O AR, MAS SANTOS
DUMONT PERSISTIU NESSA VONTADE E USOU SUA CRIATIVIDADE EM FUNÇÃO DE UMA
CRIAÇÃO, MOSTRANDO QUE É POSSÍVEL ULTRAPASSAR BARREIRAS. E VOCÊ SABIA
QUE SANTOS DUMONT TAMBÉM INVENTOU O RELÓGIO DE PULSO A PARTIR DO RELÓGIO
DE BOLSO?
APROVEITE PARA REPRODUZIR A IDEIA COM SEUS ALUNOS.
RELÓGIO DE BOLSO E DE PULSO
1- COM UM PINCEL, PASSE UM POUCO DE BETUME NO PAPEL ALUMÍNIO.
2- FORRE O FRASCO COM O PAPEL ALUMÍNIO. COLE O DESENHO DO RELÓGIO NA PARTE DE DENTRO.
3- PRENDA A CORRENTE NAS DUAS EXTREMIDADES DA PARTE DE FORA, DEIXANDO UMA FOLGA PARA PASSAR A TIRA DE E.V.A.
4- PARA TRANSFORMÁ-LO NO RELÓGIO DE PULSO, PASSE UMA TIRA DE E.V.A. COM O VELCRO COLADO NAS EXTREMIDADES.
DICA ESPERTA!
VOCÊ PODE FAZER UM RELÓGIO MAIS FEMININO COLANDO FIO DOURADO NO LUGAR DO PAPEL ALUMÍNIO.
DICA ESPERTA!
O
CATAVENTO É UM MUSEU INTERATIVO DEDICADO ÀS CIÊNCIAS. DENTRE AS
EXPOSIÇÕES, EXISTE UMA PAREDE DE ESCALADA PARA CRIANÇAS. CONFORME ELA
SOBE, UM SENSOR É ACIONADO E A CRIANÇA É CONVIDADA A INTERAGIR COM
GRANDES PERSONALIDADES E INVENTORES, COMO LEONARDO DA VINCI E SANTOS
DUMONT. MAIS INFORMAÇÕES EM: WWW.CATAVENTOCULTURAL.ORG.BR.
A
COORDENADORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA BRASILEIRA ISRAELITA CHAIM
NACHMAN BIALIK, DE SÃO PAULO (SP), ROSELY MANDELMAN, SUGERE AINDA A
ATIVIDADE A SEGUIR, QUE FOI TRABALHADA PELA PROFESSORA DE ARTES
PLÁSTICAS DA ESCOLA, LUIZA SANDLER, PARA TRANSFORMAR UM CAIXOTE DE
MADEIRA EM UMA MESA.
DE CAIXOTE À MESA.
1- PINTE OS CAIXOTES COM A TINTA BRANCA PARA FAZER O FUNDO. SE
POSSÍVEL, PEÇA AJUDA DA EQUIPE DE MANUTENÇÃO DA ESCOLA NESSE PRIMEIRO
PROCESSO.
2- DIGA PARA AS CRIANÇAS OBSERVAREM O CAIXOTE E DESENHAREM NA FOLHA
SULFITE O QUE ELAS GOSTARIAM DE PINTAR NELE, OU SEJA, FAZER UM PROJETO
DE PINTURA.
3- ORGANIZE AS CRIANÇAS EM GRUPO EM TORNO DE SEUS RESPECTIVOS CAIXOTES E PEÇA QUE ELAS COMECEM A PINTAR COM AS CORES PREFERIDAS.
4-CRIE ALGUNS MOLDES UTILIZANDO PAPELÃO GROSSO RECORTADO NO FORMATO DO
DESENHO QUE QUISER, COMO SE FOSSE UM ESTÊNCIL, PERMITINDO A CRIAÇÃO E A
IMPRESSÃO REPETIDA DE IMAGENS SIMPLES QUE CRIAM UM ESPAÇO POR ONDE PASSA
A TINTA. DISTRIBUA OS MOLDES PARA AS CRIANÇAS PINTAREM EM SEUS
CAIXOTES.
5- AGUARDE SECAR E EMPILHE TODOS OS CAIXOTES JUNTOS. INSTRUA AS CRIANÇAS
A DESENHAR O QUE CONSEGUEM OBSERVAR DO TRABALHO PRONTO, INCLUSIVE
IDENTIFICANDO O SEU PRÓPRIO CAIXOTE NO DESENHO.
6-DEPOIS DE PINTADO E COM OS DESENHOS LIVRES DAS CRIANÇAS, VOCÊ PODE
ENVERNIZAR E VIRAR A PARTE ABERTA PARA BAIXO, CRIANDO UMA MESINHA QUE
PODE SER UTILIZADA COMO MOBÍLIA DA PRÓPRIA ESCOLA.
DICA ESPERTA!
PARA EVITAR MUITA SUJEIRA NO AMBIENTE E NAS ROUPAS, VOCÊ PODE SEGUIR AS
DICAS DA ESCOLA BRASILEIRA ISRAELITA CHAIM NACHMAN BIALIK: COLOQUE UM
TAPETE DE PLÁSTICO PARA PROTEGER O CHÃO DA SALA E VISTA AS CRIANÇAS COM
CAMISETAS ESPECIAIS PARA A ATIVIDADE, SEM DEIXAR SUJAR O UNIFORME.
MOLDES DO RELÓGIO
OBJETIVOS:
*AGUÇAR A CURIOSIDADE E O INTERESSE PELA PESQUISA
*COMEMORAR O DIA DO INVENTOR
*INTERVIR NO ESPAÇO ESCOLAR E PROMOVER MUDANÇAS NO AMBIENTE COTIDIANO.
ESTIMULE A CAPACIDADE DAS CRIANÇAS EM CRIAR E RECRIAR
POR CAMILA MIRANDA - GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES DE ED.INFANTIL NR.104
APESAR DE TODAS AS FACILIDADES QUE
JÁ USUFRUÍMOS NO DIA A DIA, É NORMAL TERMOS VONTADE DE TORNAR AS COISAS
MAIS PRÁTICAS, RÁPIDAS E EFICIENTES, NÃO É MESMO? E É ASSIM, A PARTIR
DESSAS NECESSIDADES, QUE ALGUÉM INVENTA ALGO NOVO OU APERFEIÇOA O QUE JÁ
EXISTIA.
FREDERICO CESARINO, QUE É INVENTOR, ENGENHEIRO MECÂNICO E PROFESSOR DE
MATEMÁTICA, CONTA QUE DESDE CRIANÇA FOI MUITO CURIOSO: "SEMPRE
DESMONTAVA TODOS OS APARELHOS MECÊNICOS E ELÉTRICOS, ALÉM DOS MEUS
BRINQUEDOS, PARA SABER COMO FUNCIONAVAM E SE HAVIA ALGUMA MANEIRA DE
REMONTÁ-LOS TORNANDO-OS MAIS PRÁTICOS. PORTANTO, PARA QUE UMA CRIANÇA
POSSA INVENTAR ALGO, EM PRIMEIRO LUGAR NUNCA DEVEMOS REPRIMIR A SUA
CURIOSIDADE. SE A CRIANÇA QUER MEXER, DESMONTAR, REMONTAR, OS PAIS E
PROFESSORES DEVEM DEIXÁ-LA EXTRAVASAR SUA CRIATIVIDADE NOS OBJETOS,
CLARO QUE COM CUIDADO PARA QUE ELAS NÃO SE MACHUQUEM", DIZ, SEGUNDO A
EDUCADORA DO MUSEU CATAVENTO CULTURAL E EDUCACIONAL, DE SÃO PAULO (SP),
GABRIELA OLIVEIRA, ALGUMAS INVENÇÕES TRAZEM CONSIGO O CARÁTER DE
SUPERAÇÃO DAS GRANDES TEORIAS. ANTES DE 1906, POR EXEMPLO, NÃO ERA
POSSÍVEL VOAR COM NENHUM APARELHO MAIS PESADO QUE O AR, MAS SANTOS
DUMONT PERSISTIU NESSA VONTADE E USOU SUA CRIATIVIDADE EM FUNÇÃO DE UMA
CRIAÇÃO, MOSTRANDO QUE É POSSÍVEL ULTRAPASSAR BARREIRAS. E VOCÊ SABIA
QUE SANTOS DUMONT TAMBÉM INVENTOU O RELÓGIO DE PULSO A PARTIR DO RELÓGIO
DE BOLSO?
APROVEITE PARA REPRODUZIR A IDEIA COM SEUS ALUNOS.
RELÓGIO DE BOLSO E DE PULSO
1- COM UM PINCEL, PASSE UM POUCO DE BETUME NO PAPEL ALUMÍNIO.
2- FORRE O FRASCO COM O PAPEL ALUMÍNIO. COLE O DESENHO DO RELÓGIO NA PARTE DE DENTRO.
3- PRENDA A CORRENTE NAS DUAS EXTREMIDADES DA PARTE DE FORA, DEIXANDO UMA FOLGA PARA PASSAR A TIRA DE E.V.A.
4- PARA TRANSFORMÁ-LO NO RELÓGIO DE PULSO, PASSE UMA TIRA DE E.V.A. COM O VELCRO COLADO NAS EXTREMIDADES.
DICA ESPERTA!
VOCÊ PODE FAZER UM RELÓGIO MAIS FEMININO COLANDO FIO DOURADO NO LUGAR DO PAPEL ALUMÍNIO.
DICA ESPERTA!
O
CATAVENTO É UM MUSEU INTERATIVO DEDICADO ÀS CIÊNCIAS. DENTRE AS
EXPOSIÇÕES, EXISTE UMA PAREDE DE ESCALADA PARA CRIANÇAS. CONFORME ELA
SOBE, UM SENSOR É ACIONADO E A CRIANÇA É CONVIDADA A INTERAGIR COM
GRANDES PERSONALIDADES E INVENTORES, COMO LEONARDO DA VINCI E SANTOS
DUMONT. MAIS INFORMAÇÕES EM: WWW.CATAVENTOCULTURAL.ORG.BR.
A
COORDENADORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA BRASILEIRA ISRAELITA CHAIM
NACHMAN BIALIK, DE SÃO PAULO (SP), ROSELY MANDELMAN, SUGERE AINDA A
ATIVIDADE A SEGUIR, QUE FOI TRABALHADA PELA PROFESSORA DE ARTES
PLÁSTICAS DA ESCOLA, LUIZA SANDLER, PARA TRANSFORMAR UM CAIXOTE DE
MADEIRA EM UMA MESA.
DE CAIXOTE À MESA.
1- PINTE OS CAIXOTES COM A TINTA BRANCA PARA FAZER O FUNDO. SE
POSSÍVEL, PEÇA AJUDA DA EQUIPE DE MANUTENÇÃO DA ESCOLA NESSE PRIMEIRO
PROCESSO.
2- DIGA PARA AS CRIANÇAS OBSERVAREM O CAIXOTE E DESENHAREM NA FOLHA
SULFITE O QUE ELAS GOSTARIAM DE PINTAR NELE, OU SEJA, FAZER UM PROJETO
DE PINTURA.
3- ORGANIZE AS CRIANÇAS EM GRUPO EM TORNO DE SEUS RESPECTIVOS CAIXOTES E PEÇA QUE ELAS COMECEM A PINTAR COM AS CORES PREFERIDAS.
4-CRIE ALGUNS MOLDES UTILIZANDO PAPELÃO GROSSO RECORTADO NO FORMATO DO
DESENHO QUE QUISER, COMO SE FOSSE UM ESTÊNCIL, PERMITINDO A CRIAÇÃO E A
IMPRESSÃO REPETIDA DE IMAGENS SIMPLES QUE CRIAM UM ESPAÇO POR ONDE PASSA
A TINTA. DISTRIBUA OS MOLDES PARA AS CRIANÇAS PINTAREM EM SEUS
CAIXOTES.
5- AGUARDE SECAR E EMPILHE TODOS OS CAIXOTES JUNTOS. INSTRUA AS CRIANÇAS
A DESENHAR O QUE CONSEGUEM OBSERVAR DO TRABALHO PRONTO, INCLUSIVE
IDENTIFICANDO O SEU PRÓPRIO CAIXOTE NO DESENHO.
6-DEPOIS DE PINTADO E COM OS DESENHOS LIVRES DAS CRIANÇAS, VOCÊ PODE
ENVERNIZAR E VIRAR A PARTE ABERTA PARA BAIXO, CRIANDO UMA MESINHA QUE
PODE SER UTILIZADA COMO MOBÍLIA DA PRÓPRIA ESCOLA.
DICA ESPERTA!
PARA EVITAR MUITA SUJEIRA NO AMBIENTE E NAS ROUPAS, VOCÊ PODE SEGUIR AS
DICAS DA ESCOLA BRASILEIRA ISRAELITA CHAIM NACHMAN BIALIK: COLOQUE UM
TAPETE DE PLÁSTICO PARA PROTEGER O CHÃO DA SALA E VISTA AS CRIANÇAS COM
CAMISETAS ESPECIAIS PARA A ATIVIDADE, SEM DEIXAR SUJAR O UNIFORME.
MOLDES DO RELÓGIO