Matemática na prática para Educação Infantil 3

Matemática na prática para Educação Infantil 3

::PARA CIMA – PARA BAIXO


Pergunte aos alunos:”Se vocês olharem agora para cima, o que vocês verão?E se olharem para baixo?

Repita essa experiência em outros ambientes ou ao ar livre.

Entregue para cada aluno uma folha dividida em duas partes. Peça a eles que em uma das partes desenhem o que viram ao olhar para cima e na outra, o que viram ao olhar para baixo.

>>CHEIO – VAZIO


Mostre aos alunos 3 garrafas plásticas iguais (uma vazia, outra cheia de água e a terceira com água até a metade): “Vejam estas garrafas! Quem pode me dizer o que elas têm de diferente? Como a gente sabe se uma garrafa está cheia ou vazia?”.Em seguida, mostre aos alunos 3 garrafas plásticas vazias e de tamanhos diferentes e pergunte:”EM qual destas garrafas cabe mais água?” “Em qual destas garrafas cabe menos água?” Converse com os alunos sobre a importância da água em nosso organismo, e sobre os cuidados que devemos ter com a água que bebemos (filtrada ou, se não for tratada, fervida e resfriada antes de ser filtrada).

>>ABERTO – FECHADO


Para realizar a brincadeira que propomos a seguir, prepare a sala deixando algumas portas e gavetas de armário abertas e fechadas. Deixe livros, caixas e garrafas, alguns abertos, outros fechados, sobre sua mesa.

Peça aos alunos que observem com atenção toda a sala e fale:”Tem alguma gaveta aberta?”, “Agora vamos fechar as gavetas e portas que estão abertas”.”O livro na minha mesa está fechado?”, “E o livro em cima desta carteira, está fechado ou aberto?” Proponha algumas perguntas semelhantes de acordo com os objetos que você preparou. Continue a brincadeira enquanto a turma mostrar interesse.

>>QUENTE – FRIO


1.Como atividade inicial, utilize a brincadeira do quente, frio ou gelado, uma variante do jogo quente ou frio. Fale o nome de uma comida ou bebida. Os alunos devem responder “rio” “gelado” ou “quente”. Por exemplo, se voc~e disser:

“sorvete”, os alunos deverão dizer “gelado”

“sopa” os alunos deverão dizer “quente”.

“chocolate com leite”, os alunos deverão dizer “quente, frio ou gelado”.

No caso de aparecerem divergências nas respostas dos alunos, peça aos que discordarem da maioria que expliquem o porquê.

2.Pergunte aos alunos:”como sabemos se o dia está quente?O que sentimos?”Proponha:”faz de conta que estamos com muito calor. Estamos suando,vamos nos abanar.(Peça às crianças que imitem seus gestos).””Como sabemos que o dia está frio? O que sentimos^”;”Faz de conta que estamos com muito frio. Vamos esfregar uma mão na outra para esquentar.(Peça aos alunos que façam o mesmo.) “Vamos abraçar a nós mesmos e esfregar o corpo com as mãos. (os alunos repetem o gesto).






Matemática na prática para Educação Infantil 3

::PARA CIMA – PARA BAIXO


Pergunte aos alunos:”Se vocês olharem agora para cima, o que vocês verão?E se olharem para baixo?

Repita essa experiência em outros ambientes ou ao ar livre.

Entregue para cada aluno uma folha dividida em duas partes. Peça a eles que em uma das partes desenhem o que viram ao olhar para cima e na outra, o que viram ao olhar para baixo.

>>CHEIO – VAZIO


Mostre aos alunos 3 garrafas plásticas iguais (uma vazia, outra cheia de água e a terceira com água até a metade): “Vejam estas garrafas! Quem pode me dizer o que elas têm de diferente? Como a gente sabe se uma garrafa está cheia ou vazia?”.Em seguida, mostre aos alunos 3 garrafas plásticas vazias e de tamanhos diferentes e pergunte:”EM qual destas garrafas cabe mais água?” “Em qual destas garrafas cabe menos água?” Converse com os alunos sobre a importância da água em nosso organismo, e sobre os cuidados que devemos ter com a água que bebemos (filtrada ou, se não for tratada, fervida e resfriada antes de ser filtrada).

>>ABERTO – FECHADO


Para realizar a brincadeira que propomos a seguir, prepare a sala deixando algumas portas e gavetas de armário abertas e fechadas. Deixe livros, caixas e garrafas, alguns abertos, outros fechados, sobre sua mesa.

Peça aos alunos que observem com atenção toda a sala e fale:”Tem alguma gaveta aberta?”, “Agora vamos fechar as gavetas e portas que estão abertas”.”O livro na minha mesa está fechado?”, “E o livro em cima desta carteira, está fechado ou aberto?” Proponha algumas perguntas semelhantes de acordo com os objetos que você preparou. Continue a brincadeira enquanto a turma mostrar interesse.

>>QUENTE – FRIO


1.Como atividade inicial, utilize a brincadeira do quente, frio ou gelado, uma variante do jogo quente ou frio. Fale o nome de uma comida ou bebida. Os alunos devem responder “rio” “gelado” ou “quente”. Por exemplo, se voc~e disser:

“sorvete”, os alunos deverão dizer “gelado”

“sopa” os alunos deverão dizer “quente”.

“chocolate com leite”, os alunos deverão dizer “quente, frio ou gelado”.

No caso de aparecerem divergências nas respostas dos alunos, peça aos que discordarem da maioria que expliquem o porquê.

2.Pergunte aos alunos:”como sabemos se o dia está quente?O que sentimos?”Proponha:”faz de conta que estamos com muito calor. Estamos suando,vamos nos abanar.(Peça às crianças que imitem seus gestos).””Como sabemos que o dia está frio? O que sentimos^”;”Faz de conta que estamos com muito frio. Vamos esfregar uma mão na outra para esquentar.(Peça aos alunos que façam o mesmo.) “Vamos abraçar a nós mesmos e esfregar o corpo com as mãos. (os alunos repetem o gesto).