a. Explorar o conceito de fração e a representação fracionária;
b. Desenvolver o raciocínio lógico-matemático;
c. Desenvolver estratégias de jogo;
d. Estimular a capacidade de observação e a concentração.
· Como jogar: De forma semelhante a que se joga um dominó, as
peças devem ser embaralhadas com as faces numeradas voltadas para
baixo. Depois, cada jogador pega a mesma quantidade de peças no monte.
Uma pessoa sorteada começa o jogo, revelando uma peça. Então, os
jogadores, um a um, vão juntando peças pelas figuras iguais às das
pontas do conjunto que vai se formando. Cada jogador, em sua vez, deve
saber a fração equivalente para saber se possui tal peça e encaixar em
uma das pontas. Se um jogador não tiver nenhuma peça que se encaixe, ele
fica uma rodada sem jogar. Ganha quem conseguir se livrar de todas as
suas peças antes dos outros.
- Material: 18 peças com imagnes impressas coloridas em folha sulfite e coladas em material EVA. As imagens são mostradas a seguir.
Desenvolvido por Camila Cintra
PIBID - USP
a. Explorar o conceito de fração e a representação fracionária;
b. Desenvolver o raciocínio lógico-matemático;
c. Desenvolver estratégias de jogo;
d. Estimular a capacidade de observação e a concentração.
· Como jogar: De forma semelhante a que se joga um dominó, as
peças devem ser embaralhadas com as faces numeradas voltadas para
baixo. Depois, cada jogador pega a mesma quantidade de peças no monte.
Uma pessoa sorteada começa o jogo, revelando uma peça. Então, os
jogadores, um a um, vão juntando peças pelas figuras iguais às das
pontas do conjunto que vai se formando. Cada jogador, em sua vez, deve
saber a fração equivalente para saber se possui tal peça e encaixar em
uma das pontas. Se um jogador não tiver nenhuma peça que se encaixe, ele
fica uma rodada sem jogar. Ganha quem conseguir se livrar de todas as
suas peças antes dos outros.
- Material: 18 peças com imagnes impressas coloridas em folha sulfite e coladas em material EVA. As imagens são mostradas a seguir.
Desenvolvido por Camila Cintra