Fazendo um teatro bem original! Teatro de mãos!
O Teatro de Sombras parte de um princípio técnico que envolve uma fonte
de luz, uma superfície de projeção e objetos manipulados entre a fonte
de luz e a superfície.
Fontes de luz utilizadas podem ser naturais, como a luz do sol ou de
chamas de velas e lamparinas, ou fontes artificiais como lanternas,
lâmpadas, luminárias e refletores. Para uma melhor definição das
silhuetas é necessário que a fonte de luz seja focalizada, ou seja, que
exista um foco concentrado de luz para que esta não disperse no
ambiente e assim crie uma melhor definição das formas projetadas.
Para superfícies de projeção, o ideal é trabalhar com telas
semi-transparentes como as de tecido ou papel, a fim de que o trabalho
de manipulação de silhuetas seja feito de um lado da tela e a platéia
visualize a projeção de sombras do outro lado. Nesse caso, a
manipulação e projeção são feitas ao avesso, já que o público estará
vendo o lado contrário da tela. Entretanto, a manipulação de sombras
pode, também, ser projetada diretamente em qualquer superfície, como em
uma parede branca, por exemplo.
Para a manipulação das sombras existe uma infinidade de técnicas de
manipulação e construção de silhuetas, bonecos, cenários, imagens e
texturas. Nesse artigo iremos nos concentrar no trabalho e
experimentação de silhuetas através das mãos.
A simples projeção da silhueta de uma mão proporciona a construção e
composição de imagens poéticas e oníricas. Experiências com a criação
de silhuetas através do corpo já foram experimentadas por diversos
grupos e companhias do mundo todo e este é um campo ainda muito fértil
para pesquisas técnicas e estéticas em formas animadas.
Pelas possibilidades de trabalho com materiais acessíveis, estas
experiências também podem ser apropriadas por propostas e atividades
educativas. O Teatro de Sombras na educação pode ser uma estratégia de
trabalho em seus aspectos teóricos, técnicos, práticos, culturais e
artísticos.
Veja artigo de Giuseppe Cicale acerca de seu projeto “Experimentando teatro de sombras na sala de aula”
A posição e articulação de mãos e dedos frente à fonte de luz produzem
silhuetas que remetem às formas do imaginário. Silhuetas podem ser
criadas a partir da experimentação do posicionamento das mãos, com o
uso de objetos nos dedos ou através do uso de luvas com volumes.
Veja abaixo algumas silhuetas de animais produzidas por Ashley:.
Imagens do livro “Hand Shadows To Be Thrown Upon The Wall” de Henry Bursill, baseado no original de Griffith & Farran de 1859 e que está disponível graças ao Projeto Gutemberg neste link.
Fazendo um teatro bem original! Teatro de mãos!
O Teatro de Sombras parte de um princípio técnico que envolve uma fonte
de luz, uma superfície de projeção e objetos manipulados entre a fonte
de luz e a superfície.
Fontes de luz utilizadas podem ser naturais, como a luz do sol ou de
chamas de velas e lamparinas, ou fontes artificiais como lanternas,
lâmpadas, luminárias e refletores. Para uma melhor definição das
silhuetas é necessário que a fonte de luz seja focalizada, ou seja, que
exista um foco concentrado de luz para que esta não disperse no
ambiente e assim crie uma melhor definição das formas projetadas.
Para superfícies de projeção, o ideal é trabalhar com telas
semi-transparentes como as de tecido ou papel, a fim de que o trabalho
de manipulação de silhuetas seja feito de um lado da tela e a platéia
visualize a projeção de sombras do outro lado. Nesse caso, a
manipulação e projeção são feitas ao avesso, já que o público estará
vendo o lado contrário da tela. Entretanto, a manipulação de sombras
pode, também, ser projetada diretamente em qualquer superfície, como em
uma parede branca, por exemplo.
Para a manipulação das sombras existe uma infinidade de técnicas de
manipulação e construção de silhuetas, bonecos, cenários, imagens e
texturas. Nesse artigo iremos nos concentrar no trabalho e
experimentação de silhuetas através das mãos.
A simples projeção da silhueta de uma mão proporciona a construção e
composição de imagens poéticas e oníricas. Experiências com a criação
de silhuetas através do corpo já foram experimentadas por diversos
grupos e companhias do mundo todo e este é um campo ainda muito fértil
para pesquisas técnicas e estéticas em formas animadas.
Pelas possibilidades de trabalho com materiais acessíveis, estas
experiências também podem ser apropriadas por propostas e atividades
educativas. O Teatro de Sombras na educação pode ser uma estratégia de
trabalho em seus aspectos teóricos, técnicos, práticos, culturais e
artísticos.
Veja artigo de Giuseppe Cicale acerca de seu projeto “Experimentando teatro de sombras na sala de aula”
A posição e articulação de mãos e dedos frente à fonte de luz produzem
silhuetas que remetem às formas do imaginário. Silhuetas podem ser
criadas a partir da experimentação do posicionamento das mãos, com o
uso de objetos nos dedos ou através do uso de luvas com volumes.
Veja abaixo algumas silhuetas de animais produzidas por Ashley:.
Imagens do livro “Hand Shadows To Be Thrown Upon The Wall” de Henry Bursill, baseado no original de Griffith & Farran de 1859 e que está disponível graças ao Projeto Gutemberg neste link.