ISAAC
NEWTON Isaac Newton, podemos dizer, era um menino apaixonado.
Apaixonado pela vida, pelas estrelas, pela Lua, pelo Sol, e pelos
planetas. As pessoas viviam a pensar que ele, de tanto olhar para o céu,
vivia mesmo era no mundo da Lua! Mas a verdade é que a sua cabecinha
não parava de pensar, e o que ele gostava mesmo era de inventar. Lançar o
papagaio, para ele, era um dos seus maiores prazeres. E a brincar, ele
estudava o céu. Mas quando não tinha a lua cheia e a escuridão tomava
conta de tudo, lançar o papagaio não tinha a menor graça. Numa dessas
vezes, parou para pensar e teve outra das suas grandes ideias. Pegou num
papagaio e nele amarrou uma lanterna. Devagarinho foi empinando,
empinando até que só conseguia ver aquele pontinho de luz que fazia mil
piruetas pelo céu fora. E ele achou lindo! Mas os vizinhos, que não
sabiam desta sua experiência, começaram a gritar, cor- rendo para todos
os lados, achando que aquela luz do céu era um cometa que estava a cair!
Até explicar tudo, foi uma grande confusão. E, assim, Newton foi
crescendo em volta dos estudos, experiências e descobertas. Para
conseguir observar as estrelas, que tanto apreciava, Newton acabou por
inventar o telescópio, que foi muito útil para conhecer melhor o
movimento dos planetas e o sistema solar. Ele costumava passar horas no
jardim a fazer bolhas de sabão. Os vizinhos, que já o conheciam, achavam
que ele era mesmo maluco, andando para lá e para cá, não tirando os
olhos daquelas bolhinhas. Mas, de tanto olhar para o colorido delas –
que vinha do Sol – ele acabou por descobrir que a luz solar é composta
pelas cores do arco-íris. PENSAR. Esta era a sua palavra mágica! E foi
assim que ele fez a grande descoberta da sua vida… Newton adorava
descansar debaixo de uma macieira frondosa, perto da sua casa, que lhe
dava sombra para o seu descanso e frutos para o seu estômago. Ele, que
já nasceu curioso, ficou a pensar porque é que, sempre que uma maçã caía
no chão, ela não voltava para cima. Isto não saía da sua cabeça. Qual
seria a explicação? De repente, PLOC! Uma maçã caiu diretamente em cima
da sua cabeça e ele descobriu a resposta: «Existe uma força que não
deixa a maçã subir! É isso!», pensou entusiasmado. «É esta mesma força
que faz a Lua não se afaste nem se aproxime da Terra!» E desta maneira
ele descobriu a força da gravidade! Notícias Magazine, Terra do Nunca
(Revista do Diário de Notícias) ESCOLA BÁSICA DA VENDA DO PINHEIRO Ficha
de Avaliação de Português 6.º ano Classificação Nome
___________________________________ _________________ N.º ____ Turma
_____ Data ___/___/________ Professora Enc. Educação
____________________________________ ______________
2. LEITURA
Lê com muita atenção o texto e responde ao que te é pedido, seguindo as
orientações dadas. 1. De que trata o texto?
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
2. Quais eram as paixões de Isaac Newton?
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
3. Com que finalidade observava ele os astros?
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
4. Ele adorava lançar o seu papagaio de papel. Por que razão “não tinha
a menor graça” lançá-lo quando tudo estava escuro?
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
5. Que experiência decidiu Newton fazer com o papagaio?
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
6. Transcreve do texto a frase de Newton que revela que ele gostou do
resultado dessa experiência.
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
7. Os vizinhos reagiram de maneira diferente a essa experiência.
Porquê?
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
8. Newton acabou por inventar o telescópio. Com que finalidade?
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
9. Se tantos meninos já tinham brincado fazendo bolhas de sabão e não
tinham descoberto que a luz solar era composta pelas cores do arco-íris,
como explicas que tivesse sido Newton o primeiro a descobri-lo?
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
10. Transcreve do último parágrafo a frase que nos informa da grande
descoberta da sua vida.
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
11. Identifica o recurso expressivo presente em… a. “… foi empinando,
empinando” (l. 14):
_____________________________________________________ b. “De repente,
Ploc!” (ls. 33-34):
___________________________________________________________ 12. Assinala
com X as quatro opções que completam a frase de acordo com o sentido do
texto. Podemos concluir que Isaac Newton era… a. estudioso. b.
desleixado. c. preguiçoso. d. curioso. e. distraído. f.
observador. g. indiferente. h. inventivo.
3. 13.
Preenche a caixa seguinte com as informações pedidas. Nas questões de
múltipla escolha, assinala com X a opção adequada. 13.1 Publicação da
qual o texto foi retirado ___________________________________________
13.2 Modo literário: a. narrativo b. lírico c. dramático 13.3
Discurso: a. prosa b. verso 13.4 Contexto: a. ficção b. não
ficção 13.5 Género literário: a. conto b. diário c. biografia d.
autobiografia CONHECIMENTO EXPLÍCITO DA LÍNGUA 1. Identifica as duas
palavras polissilábicas ou polissílabos que se encontram na frase abaixo
e faz a divisão silábica. E, assim, Newton foi crescendo em volta dos
estudos, investigações e descobertas. (l. 19) Polissílabos
_____________________________________ e
_______________________________________. 2. Identifica os processos de
formação das palavras que te são apresentadas. Processos de formação de
palavras a. cor de laranja b. passatempo c. lua-cheia d. escuridão e.
ajoelhar f. arco-íris g. injustamente h. entusiasmados 3. Lê a frase e
transcreve uma palavra pertencente a cada uma das classes e subclasses
pedidas. Num primeiro contacto com o que o rodeava, Newton pôde
aprofundar novos conhecimentos e fazer descobertas muito importantes. a.
nome próprio: ___________________________ b. nome comum:
___________________________ c. adjetivo qualificativo:
_____________________ d. adjetivo numeral: ________________________ 4.
Completa a tabela. Adjetivos Grau normal Grau superlativo absoluto
sintético a. curioso b. antigo c. famoso d. bom e. sábio f. pobre g.
célebre h. grande i. doce j. amigo
4. 5.
Identifica e indica o grau do adjetivo usado em cada uma das frases. a.
Lisboa é a cidade mais populosa de Portugal.
________________________________________________ b. Charlot foi um ator
muito popular. _______________________________________________________
c. O Pedro é tão alto como o João.
________________________________________________________ d. Este peixe
está menos saboroso do que aquele.
_______________________________________________ e. O João é alto.
________________________________________________________________________
f. A Teresa é a menos estudiosa da turma.
_____________________________________________________ ESCRITA O texto dá
a conhecer curiosidades da vida de Isaac Newton. Será que ele tinha um
diário secreto onde ia contando a sua vida dia após dia? Imagina que
eras Newton e escreve o que poderia ser uma página do seu diário (de 15 a
18 linhas). Inclui: o local e a data (1ª linha); um acontecimento
especial a ser narrado; a expressão de sensações; expressão de
sentimentos ou estados de espírito. Lembra-te que o texto deve ser
narrado na 1ª pessoa e que deve ter uma conclusão. 1.
___________________________________________________________________________________
2.
___________________________________________________________________________________
3. __________
ISAAC
NEWTON Isaac Newton, podemos dizer, era um menino apaixonado.
Apaixonado pela vida, pelas estrelas, pela Lua, pelo Sol, e pelos
planetas. As pessoas viviam a pensar que ele, de tanto olhar para o céu,
vivia mesmo era no mundo da Lua! Mas a verdade é que a sua cabecinha
não parava de pensar, e o que ele gostava mesmo era de inventar. Lançar o
papagaio, para ele, era um dos seus maiores prazeres. E a brincar, ele
estudava o céu. Mas quando não tinha a lua cheia e a escuridão tomava
conta de tudo, lançar o papagaio não tinha a menor graça. Numa dessas
vezes, parou para pensar e teve outra das suas grandes ideias. Pegou num
papagaio e nele amarrou uma lanterna. Devagarinho foi empinando,
empinando até que só conseguia ver aquele pontinho de luz que fazia mil
piruetas pelo céu fora. E ele achou lindo! Mas os vizinhos, que não
sabiam desta sua experiência, começaram a gritar, cor- rendo para todos
os lados, achando que aquela luz do céu era um cometa que estava a cair!
Até explicar tudo, foi uma grande confusão. E, assim, Newton foi
crescendo em volta dos estudos, experiências e descobertas. Para
conseguir observar as estrelas, que tanto apreciava, Newton acabou por
inventar o telescópio, que foi muito útil para conhecer melhor o
movimento dos planetas e o sistema solar. Ele costumava passar horas no
jardim a fazer bolhas de sabão. Os vizinhos, que já o conheciam, achavam
que ele era mesmo maluco, andando para lá e para cá, não tirando os
olhos daquelas bolhinhas. Mas, de tanto olhar para o colorido delas –
que vinha do Sol – ele acabou por descobrir que a luz solar é composta
pelas cores do arco-íris. PENSAR. Esta era a sua palavra mágica! E foi
assim que ele fez a grande descoberta da sua vida… Newton adorava
descansar debaixo de uma macieira frondosa, perto da sua casa, que lhe
dava sombra para o seu descanso e frutos para o seu estômago. Ele, que
já nasceu curioso, ficou a pensar porque é que, sempre que uma maçã caía
no chão, ela não voltava para cima. Isto não saía da sua cabeça. Qual
seria a explicação? De repente, PLOC! Uma maçã caiu diretamente em cima
da sua cabeça e ele descobriu a resposta: «Existe uma força que não
deixa a maçã subir! É isso!», pensou entusiasmado. «É esta mesma força
que faz a Lua não se afaste nem se aproxime da Terra!» E desta maneira
ele descobriu a força da gravidade! Notícias Magazine, Terra do Nunca
(Revista do Diário de Notícias) ESCOLA BÁSICA DA VENDA DO PINHEIRO Ficha
de Avaliação de Português 6.º ano Classificação Nome
___________________________________ _________________ N.º ____ Turma
_____ Data ___/___/________ Professora Enc. Educação
____________________________________ ______________
2. LEITURA
Lê com muita atenção o texto e responde ao que te é pedido, seguindo as
orientações dadas. 1. De que trata o texto?
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
2. Quais eram as paixões de Isaac Newton?
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
3. Com que finalidade observava ele os astros?
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
4. Ele adorava lançar o seu papagaio de papel. Por que razão “não tinha
a menor graça” lançá-lo quando tudo estava escuro?
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
5. Que experiência decidiu Newton fazer com o papagaio?
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
6. Transcreve do texto a frase de Newton que revela que ele gostou do
resultado dessa experiência.
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
7. Os vizinhos reagiram de maneira diferente a essa experiência.
Porquê?
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
8. Newton acabou por inventar o telescópio. Com que finalidade?
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
9. Se tantos meninos já tinham brincado fazendo bolhas de sabão e não
tinham descoberto que a luz solar era composta pelas cores do arco-íris,
como explicas que tivesse sido Newton o primeiro a descobri-lo?
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
10. Transcreve do último parágrafo a frase que nos informa da grande
descoberta da sua vida.
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
11. Identifica o recurso expressivo presente em… a. “… foi empinando,
empinando” (l. 14):
_____________________________________________________ b. “De repente,
Ploc!” (ls. 33-34):
___________________________________________________________ 12. Assinala
com X as quatro opções que completam a frase de acordo com o sentido do
texto. Podemos concluir que Isaac Newton era… a. estudioso. b.
desleixado. c. preguiçoso. d. curioso. e. distraído. f.
observador. g. indiferente. h. inventivo.
3. 13.
Preenche a caixa seguinte com as informações pedidas. Nas questões de
múltipla escolha, assinala com X a opção adequada. 13.1 Publicação da
qual o texto foi retirado ___________________________________________
13.2 Modo literário: a. narrativo b. lírico c. dramático 13.3
Discurso: a. prosa b. verso 13.4 Contexto: a. ficção b. não
ficção 13.5 Género literário: a. conto b. diário c. biografia d.
autobiografia CONHECIMENTO EXPLÍCITO DA LÍNGUA 1. Identifica as duas
palavras polissilábicas ou polissílabos que se encontram na frase abaixo
e faz a divisão silábica. E, assim, Newton foi crescendo em volta dos
estudos, investigações e descobertas. (l. 19) Polissílabos
_____________________________________ e
_______________________________________. 2. Identifica os processos de
formação das palavras que te são apresentadas. Processos de formação de
palavras a. cor de laranja b. passatempo c. lua-cheia d. escuridão e.
ajoelhar f. arco-íris g. injustamente h. entusiasmados 3. Lê a frase e
transcreve uma palavra pertencente a cada uma das classes e subclasses
pedidas. Num primeiro contacto com o que o rodeava, Newton pôde
aprofundar novos conhecimentos e fazer descobertas muito importantes. a.
nome próprio: ___________________________ b. nome comum:
___________________________ c. adjetivo qualificativo:
_____________________ d. adjetivo numeral: ________________________ 4.
Completa a tabela. Adjetivos Grau normal Grau superlativo absoluto
sintético a. curioso b. antigo c. famoso d. bom e. sábio f. pobre g.
célebre h. grande i. doce j. amigo
4. 5.
Identifica e indica o grau do adjetivo usado em cada uma das frases. a.
Lisboa é a cidade mais populosa de Portugal.
________________________________________________ b. Charlot foi um ator
muito popular. _______________________________________________________
c. O Pedro é tão alto como o João.
________________________________________________________ d. Este peixe
está menos saboroso do que aquele.
_______________________________________________ e. O João é alto.
________________________________________________________________________
f. A Teresa é a menos estudiosa da turma.
_____________________________________________________ ESCRITA O texto dá
a conhecer curiosidades da vida de Isaac Newton. Será que ele tinha um
diário secreto onde ia contando a sua vida dia após dia? Imagina que
eras Newton e escreve o que poderia ser uma página do seu diário (de 15 a
18 linhas). Inclui: o local e a data (1ª linha); um acontecimento
especial a ser narrado; a expressão de sensações; expressão de
sentimentos ou estados de espírito. Lembra-te que o texto deve ser
narrado na 1ª pessoa e que deve ter uma conclusão. 1.
___________________________________________________________________________________
2.
___________________________________________________________________________________
3. __________