Olá, leitores educadores!
Ler e escrever é uma habilidade como qualquer outra e para ficar habilidoso é preciso treinar!
Não
estou falando em condicionamento, tampouco em codificação e
decodificação mecânica, mas para alcançar a fluência e interpretação
temos que compreender a lógica da escrita.
É
fundamental conhecer a letra e som que ela produz; "casar" as
consoantes com as vogais para formar as sílabas... Até então nada parece
fazer sentido! Mas agora estamos capacitados para identificar e
escrever palavras que produzam os significados!
Usando
um grupo de palavras temáticas com uma letra inicial comum, o aluno
compreende mais facilmente a estrutura da língua escrita.
Note
que as atividades abaixo giram em torno do mesmo objetivo: reconhecer e
relacionar palavras às imagens. O que muda é o grau de dificuldade e o
formato. Use de acordo com a necessidade de sua turma!
Boa aula!
Olá, leitores educadores!
Ler e escrever é uma habilidade como qualquer outra e para ficar habilidoso é preciso treinar!
Não
estou falando em condicionamento, tampouco em codificação e
decodificação mecânica, mas para alcançar a fluência e interpretação
temos que compreender a lógica da escrita.
É
fundamental conhecer a letra e som que ela produz; "casar" as
consoantes com as vogais para formar as sílabas... Até então nada parece
fazer sentido! Mas agora estamos capacitados para identificar e
escrever palavras que produzam os significados!
Usando
um grupo de palavras temáticas com uma letra inicial comum, o aluno
compreende mais facilmente a estrutura da língua escrita.
Note
que as atividades abaixo giram em torno do mesmo objetivo: reconhecer e
relacionar palavras às imagens. O que muda é o grau de dificuldade e o
formato. Use de acordo com a necessidade de sua turma!
Boa aula!