Complete as palavras & Separe as sílabas - Letra R
Dizemos
que a criança está no nível silábico quando ela representa cada sílaba
com uma letra. Quando as letras escolhidas são arbitrárias, dizemos que
não possui valor sonoro, caso a letra seja alguma das que compõem aquela
sílaba, essa representação já possui valor sonoro.
Neste nível, algumas crianças privilegiam as consoantes, outras as vogais.
As
atividades abaixo funcionam como intervenções para estes casos. A
criança que escreveria "RATO" com "RT" se perguntará o que está faltando
na palavra. Esse questionamento amplia sua consciência fonológica.
Separar
sílabas também é interessante para provocar a reflexão fonológica. Caso
a criança coloque apenas "R" num quadro e "T" no outro, acreditando que
escreveu "RATO", a professora pode provocar: "R com que vogal vai fazer
RA?" Assim a criança desperta a percepção de mais sons e avança nas
hipóteses linguísticas.
Complete as palavras & Separe as sílabas - Letra R
Dizemos
que a criança está no nível silábico quando ela representa cada sílaba
com uma letra. Quando as letras escolhidas são arbitrárias, dizemos que
não possui valor sonoro, caso a letra seja alguma das que compõem aquela
sílaba, essa representação já possui valor sonoro.
Neste nível, algumas crianças privilegiam as consoantes, outras as vogais.
As
atividades abaixo funcionam como intervenções para estes casos. A
criança que escreveria "RATO" com "RT" se perguntará o que está faltando
na palavra. Esse questionamento amplia sua consciência fonológica.
Separar
sílabas também é interessante para provocar a reflexão fonológica. Caso
a criança coloque apenas "R" num quadro e "T" no outro, acreditando que
escreveu "RATO", a professora pode provocar: "R com que vogal vai fazer
RA?" Assim a criança desperta a percepção de mais sons e avança nas
hipóteses linguísticas.