Seguindo um trabalho em etapas, respeitando o estágio que o aluno está e
intervindo com os recursos adequados, rapidamente ele está pronto para a
escrita de frases.
Nesta atividade, uma imagem sugestiva puxa a imaginação. Certamente
faltarão algumas letras, os espaços entre as palavras nem sempre estarão
corretos, nem todos colocarão a letra maiúscula no início das frases...
"Tudo isso faz parte do plano!" É assim mesmo que se caminha no
processo de produção da escrita.
Na verdade, os "erros" que ocorrem são nossa bússola para identificar as próximas intervenções que serão necessárias!
Dicas:
- Organize o tempo da aula de maneira que sobre um momento para que o
aluno leia, para você, o que escreveu . Esta etapa é fundamental. É
quando ele pode se avaliar e perceber o que está faltando, o que colocou
a mais e vai fazendo a correção interagindo com você.
- Quando o aluno perguntar como escreve uma determinada palavra, jogue a
pergunta de volta: "Como você acha que escreve?" Então ele terá que
refletir sobre a escrita. Mas, se ele se sentir inseguro ou incapaz,
dê-lhe a resposta. O mais importante é que ele tenha um relacionamento
saudável com a leitura e escrita, caso contrário, este processo se
tornará um fardo mais lento que o necessário!
Seguindo um trabalho em etapas, respeitando o estágio que o aluno está e
intervindo com os recursos adequados, rapidamente ele está pronto para a
escrita de frases.
Nesta atividade, uma imagem sugestiva puxa a imaginação. Certamente
faltarão algumas letras, os espaços entre as palavras nem sempre estarão
corretos, nem todos colocarão a letra maiúscula no início das frases...
"Tudo isso faz parte do plano!" É assim mesmo que se caminha no
processo de produção da escrita.
Na verdade, os "erros" que ocorrem são nossa bússola para identificar as próximas intervenções que serão necessárias!
Dicas:
- Organize o tempo da aula de maneira que sobre um momento para que o
aluno leia, para você, o que escreveu . Esta etapa é fundamental. É
quando ele pode se avaliar e perceber o que está faltando, o que colocou
a mais e vai fazendo a correção interagindo com você.
- Quando o aluno perguntar como escreve uma determinada palavra, jogue a
pergunta de volta: "Como você acha que escreve?" Então ele terá que
refletir sobre a escrita. Mas, se ele se sentir inseguro ou incapaz,
dê-lhe a resposta. O mais importante é que ele tenha um relacionamento
saudável com a leitura e escrita, caso contrário, este processo se
tornará um fardo mais lento que o necessário!