Notar a sílaba inicial das palavras é um importante passo na alfabetização!
A
partir desta identificação o aluno deve fazer a correspondência entre a
grafia que representa o som pronunciado no início das palavras.
As atividades abaixo ajudam a desenvolver essas habilidades.
Dica:
É necessário sempre explicar
ao aluno como realizar uma atividade proposta. Muitas vezes esquecemos
que aquilo que é corriqueiro para nós é uma novidade para as crianças.
Se negligenciamos a orientação correta dos processos das atividades
corremos o risco de não alcançar objetivos ou alcançá-los apenas em
parte.
Na
primeira ficha, por exemplo, podemos sugerir que eles partam da imagem
para encontrar a sílaba inicial correspondente. Já na segunda, é
necessário ler a sílaba e então encontrar a imagem correspondente.
Por
isso mantenho sempre o mesmo padrão e esquema estrutural destas
atividades, pois, com o tempo o aluno já compreende o "como" fazer,
deverá apenas se ocupar do cerne da questão, do objetivo principal que é
aprender a letra, a sílaba, suas correspondentes, etc. Isso deixa o
aluno mais seguro e confiante ao realizar os exercícios propostos!
Notar a sílaba inicial das palavras é um importante passo na alfabetização!
A
partir desta identificação o aluno deve fazer a correspondência entre a
grafia que representa o som pronunciado no início das palavras.
As atividades abaixo ajudam a desenvolver essas habilidades.
Dica:
É necessário sempre explicar
ao aluno como realizar uma atividade proposta. Muitas vezes esquecemos
que aquilo que é corriqueiro para nós é uma novidade para as crianças.
Se negligenciamos a orientação correta dos processos das atividades
corremos o risco de não alcançar objetivos ou alcançá-los apenas em
parte.
Na
primeira ficha, por exemplo, podemos sugerir que eles partam da imagem
para encontrar a sílaba inicial correspondente. Já na segunda, é
necessário ler a sílaba e então encontrar a imagem correspondente.
Por
isso mantenho sempre o mesmo padrão e esquema estrutural destas
atividades, pois, com o tempo o aluno já compreende o "como" fazer,
deverá apenas se ocupar do cerne da questão, do objetivo principal que é
aprender a letra, a sílaba, suas correspondentes, etc. Isso deixa o
aluno mais seguro e confiante ao realizar os exercícios propostos!