Fase pré-silábica
Fase pré-silábica
- A criança sabe que a escrita é uma forma de representação;
- Pode usar letras ou pseudoletras, garatujas, números;
- Não compreende que a escrita é a representação da fala;
- Organiza as letras em quantidade (mínimo e máximo de letras para ler);
- Vai direto para o significado, sem passar para sonora;
- Variação de letras – ALSI (elefante);
- Ela relaciona o tamanho da palavra com o tamanho do objeto (Realismo Nominal).
Atividades:
• Iniciar pelos nomes dos alfabetizandos escritos em crachás, listados no quadro e/ou em cartazes.
• Trabalhar com crachás para identificação dos nomes.
• Trabalhar com textos conhecidos de memória, para ajudar na conservação da escrita.
• Identificar o próprio nome e depois o de cada colega, percebendo que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa;
• Organizar os nomes em ordem alfabética, ou em “galerias” ilustradas com retratos ou desenhos;
• Criar jogos com os nomes: “lá vai a barquinha”, dominó, memória, boliche, bingo;• Fazer contagem das letras e confronto dos nomes;
• Classificar os nomes pelo som ou letra inicial, pelo número de letras,
registrando-as;
• Oferecer lista de palavras com lacunas/figuras.
• Trabalhar com cruzadinhas com banco de palavras e/ou com imagens.
• Fazer estas mesmas atividades utilizando palavras do universo dos alfabetizandos: rótulos de produtos conhecidos ou recortes de revistas (propagandas, títulos, palavras conhecidas).
- A criança sabe que a escrita é uma forma de representação;
- Pode usar letras ou pseudoletras, garatujas, números;
- Não compreende que a escrita é a representação da fala;
- Organiza as letras em quantidade (mínimo e máximo de letras para ler);
- Vai direto para o significado, sem passar para sonora;
- Variação de letras – ALSI (elefante);
- Ela relaciona o tamanho da palavra com o tamanho do objeto (Realismo Nominal).
Atividades:
• Iniciar pelos nomes dos alfabetizandos escritos em crachás, listados no quadro e/ou em cartazes.
• Trabalhar com crachás para identificação dos nomes.
• Trabalhar com textos conhecidos de memória, para ajudar na conservação da escrita.
• Identificar o próprio nome e depois o de cada colega, percebendo que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa;
• Organizar os nomes em ordem alfabética, ou em “galerias” ilustradas com retratos ou desenhos;
• Criar jogos com os nomes: “lá vai a barquinha”, dominó, memória, boliche, bingo;• Fazer contagem das letras e confronto dos nomes;
• Classificar os nomes pelo som ou letra inicial, pelo número de letras,
registrando-as;
• Oferecer lista de palavras com lacunas/figuras.
• Trabalhar com cruzadinhas com banco de palavras e/ou com imagens.
• Fazer estas mesmas atividades utilizando palavras do universo dos alfabetizandos: rótulos de produtos conhecidos ou recortes de revistas (propagandas, títulos, palavras conhecidas).
ALGUNS EXEMPLOS(MODELOS) DE ATIVIDADES
Fase pré-silábica
Fase pré-silábica
- A criança sabe que a escrita é uma forma de representação;
- Pode usar letras ou pseudoletras, garatujas, números;
- Não compreende que a escrita é a representação da fala;
- Organiza as letras em quantidade (mínimo e máximo de letras para ler);
- Vai direto para o significado, sem passar para sonora;
- Variação de letras – ALSI (elefante);
- Ela relaciona o tamanho da palavra com o tamanho do objeto (Realismo Nominal).
Atividades:
• Iniciar pelos nomes dos alfabetizandos escritos em crachás, listados no quadro e/ou em cartazes.
• Trabalhar com crachás para identificação dos nomes.
• Trabalhar com textos conhecidos de memória, para ajudar na conservação da escrita.
• Identificar o próprio nome e depois o de cada colega, percebendo que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa;
• Organizar os nomes em ordem alfabética, ou em “galerias” ilustradas com retratos ou desenhos;
• Criar jogos com os nomes: “lá vai a barquinha”, dominó, memória, boliche, bingo;• Fazer contagem das letras e confronto dos nomes;
• Classificar os nomes pelo som ou letra inicial, pelo número de letras,
registrando-as;
• Oferecer lista de palavras com lacunas/figuras.
• Trabalhar com cruzadinhas com banco de palavras e/ou com imagens.
• Fazer estas mesmas atividades utilizando palavras do universo dos alfabetizandos: rótulos de produtos conhecidos ou recortes de revistas (propagandas, títulos, palavras conhecidas).
- A criança sabe que a escrita é uma forma de representação;
- Pode usar letras ou pseudoletras, garatujas, números;
- Não compreende que a escrita é a representação da fala;
- Organiza as letras em quantidade (mínimo e máximo de letras para ler);
- Vai direto para o significado, sem passar para sonora;
- Variação de letras – ALSI (elefante);
- Ela relaciona o tamanho da palavra com o tamanho do objeto (Realismo Nominal).
Atividades:
• Iniciar pelos nomes dos alfabetizandos escritos em crachás, listados no quadro e/ou em cartazes.
• Trabalhar com crachás para identificação dos nomes.
• Trabalhar com textos conhecidos de memória, para ajudar na conservação da escrita.
• Identificar o próprio nome e depois o de cada colega, percebendo que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa;
• Organizar os nomes em ordem alfabética, ou em “galerias” ilustradas com retratos ou desenhos;
• Criar jogos com os nomes: “lá vai a barquinha”, dominó, memória, boliche, bingo;• Fazer contagem das letras e confronto dos nomes;
• Classificar os nomes pelo som ou letra inicial, pelo número de letras,
registrando-as;
• Oferecer lista de palavras com lacunas/figuras.
• Trabalhar com cruzadinhas com banco de palavras e/ou com imagens.
• Fazer estas mesmas atividades utilizando palavras do universo dos alfabetizandos: rótulos de produtos conhecidos ou recortes de revistas (propagandas, títulos, palavras conhecidas).
ALGUNS EXEMPLOS(MODELOS) DE ATIVIDADES