Fase pré-silábica Fase pré-silábica - A criança sabe que a escrita é uma forma de representação; - Pode usar letras ou pseudoletras, garatujas, números; - Não compreende que a escrita é a representação da fala; - Organiza as letras em quantidade (mínimo e máximo de letras para ler); - Vai direto para o significado, sem passar para sonora; - Variação de letras – ALSI (elefante); - Ela relaciona o tamanho da palavra com o tamanho do objeto (Realismo Nominal). Atividades: • Iniciar pelos nomes dos alfabetizandos escritos em crachás, listados no quadro e/ou em cartazes. • Trabalhar com crachás para identificação dos nomes. • Trabalhar com textos conhecidos de memória, para ajudar na conservação da escrita. • Identificar o próprio nome e depois o de cada colega, percebendo que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa; • Organizar os nomes em ordem alfabética, ou em “galerias” ilustradas com retratos ou desenhos; • Criar jogos com os nomes: “lá vai a barquinha”, dominó, memória, boliche, bingo;• Fazer contagem das letras e confronto dos nomes; • Classificar os nomes pelo som ou letra inicial, pelo número de letras, registrando-as; • Oferecer lista de palavras com lacunas/figuras. • Trabalhar com cruzadinhas com banco de palavras e/ou com imagens. • Fazer estas mesmas atividades utilizando palavras do universo dos alfabetizandos: rótulos de produtos conhecidos ou recortes de revistas (propagandas, títulos, palavras conhecidas). ALGUNS EXEMPLOS(MODELOS) DE ATIVIDADES

Fase pré-silábica


Fase pré-silábica
- A criança sabe que a escrita é uma forma de representação;
- Pode usar letras ou pseudoletras, garatujas, números;
- Não compreende que a escrita é a representação da fala;
- Organiza as letras em quantidade (mínimo e máximo de letras para ler);
- Vai direto para o significado, sem passar para sonora;
- Variação de letras – ALSI (elefante);
- Ela relaciona o tamanho da palavra com o tamanho do objeto (Realismo Nominal).

Atividades:
• Iniciar pelos nomes dos alfabetizandos escritos em crachás, listados no quadro e/ou em cartazes.
• Trabalhar com crachás para identificação dos nomes.
• Trabalhar com textos conhecidos de memória, para ajudar na conservação da escrita.
• Identificar o próprio nome e depois o de cada colega, percebendo que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa;
• Organizar os nomes em ordem alfabética, ou em “galerias” ilustradas com retratos ou desenhos;
• Criar jogos com os nomes: “lá vai a barquinha”, dominó, memória, boliche, bingo;• Fazer contagem das letras e confronto dos nomes;
• Classificar os nomes pelo som ou letra inicial, pelo número de letras,
registrando-as;
• Oferecer lista de palavras com lacunas/figuras.
• Trabalhar com cruzadinhas com banco de palavras e/ou com imagens.
• Fazer estas mesmas atividades utilizando palavras do universo dos alfabetizandos: rótulos de produtos conhecidos ou recortes de revistas (propagandas, títulos, palavras conhecidas).


ALGUNS EXEMPLOS(MODELOS) DE ATIVIDADES











































































Fase pré-silábica


Fase pré-silábica
- A criança sabe que a escrita é uma forma de representação;
- Pode usar letras ou pseudoletras, garatujas, números;
- Não compreende que a escrita é a representação da fala;
- Organiza as letras em quantidade (mínimo e máximo de letras para ler);
- Vai direto para o significado, sem passar para sonora;
- Variação de letras – ALSI (elefante);
- Ela relaciona o tamanho da palavra com o tamanho do objeto (Realismo Nominal).

Atividades:
• Iniciar pelos nomes dos alfabetizandos escritos em crachás, listados no quadro e/ou em cartazes.
• Trabalhar com crachás para identificação dos nomes.
• Trabalhar com textos conhecidos de memória, para ajudar na conservação da escrita.
• Identificar o próprio nome e depois o de cada colega, percebendo que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa;
• Organizar os nomes em ordem alfabética, ou em “galerias” ilustradas com retratos ou desenhos;
• Criar jogos com os nomes: “lá vai a barquinha”, dominó, memória, boliche, bingo;• Fazer contagem das letras e confronto dos nomes;
• Classificar os nomes pelo som ou letra inicial, pelo número de letras,
registrando-as;
• Oferecer lista de palavras com lacunas/figuras.
• Trabalhar com cruzadinhas com banco de palavras e/ou com imagens.
• Fazer estas mesmas atividades utilizando palavras do universo dos alfabetizandos: rótulos de produtos conhecidos ou recortes de revistas (propagandas, títulos, palavras conhecidas).


ALGUNS EXEMPLOS(MODELOS) DE ATIVIDADES