O Dia e a Noite


Essas sugestões de atividades vão para educação infantil. O tema DIA E NOITE é muito atrativo e oportuniza um aprendizado prazerozo e significativo.


Algumas sugestões de questionamentos que podem ser feitos para verificar os conhecimentos prévios da turma em relação ao tema que irá ser abordado:

* O que diferencia o dia da noite?
* Quais as cores que vemos no céu durante o dia? E a noite?
* Quais atividades que podemos fazer só durante o dia?
* Qual o horário em que as crianças devem ir dormir?
* O que devemos fazer antes de dormir? E ao acordarmos?
* O céu é sempre igual?

# Antes de fazer qualquer atividade leve as crianças até o pátio onde possam observar o céu e fazerem comentários. De atividade para casa você pode pedir aos alunos que chamem os pais para juntos observarem o céu a noite e no dia seguinte relatarem a experiência na rodinha da conversa.


Com essas atividades você pode levar as crianças a:


identificar os aspectos do dia e da noite;

diferenciar o que fazemos de dia e de noite;

estimular a linguagem oral;

contribuir para o desenvolvimento da criatividade;
refletir sobre a linguagem escrita;entre outras.









* aproveite e peça as crianças que escrevam como souberem o nome dos desenhos, após você poderá escrever da maneira convencional no quadro, onde eles estarão comparando as escritas.













* para desenvolver esta atividade o aluno ja deve ter conhecimento das formas geométricas.






* aproveita e registre a palavra SOL:
- com que letra começa;
- qual a última letra;
- quantas letras tem essa palavra?

* contar quantos palitos ou canudos foram gastos para cubrirem os raios de sol.











Essas sugestões de atividades vão para educação infantil. O tema DIA E NOITE é muito atrativo e oportuniza um aprendizado prazerozo e significativo.


Algumas sugestões de questionamentos que podem ser feitos para verificar os conhecimentos prévios da turma em relação ao tema que irá ser abordado:

* O que diferencia o dia da noite?
* Quais as cores que vemos no céu durante o dia? E a noite?
* Quais atividades que podemos fazer só durante o dia?
* Qual o horário em que as crianças devem ir dormir?
* O que devemos fazer antes de dormir? E ao acordarmos?
* O céu é sempre igual?

# Antes de fazer qualquer atividade leve as crianças até o pátio onde possam observar o céu e fazerem comentários. De atividade para casa você pode pedir aos alunos que chamem os pais para juntos observarem o céu a noite e no dia seguinte relatarem a experiência na rodinha da conversa.


Com essas atividades você pode levar as crianças a:


identificar os aspectos do dia e da noite;

diferenciar o que fazemos de dia e de noite;

estimular a linguagem oral;

contribuir para o desenvolvimento da criatividade;
refletir sobre a linguagem escrita;entre outras.









* aproveite e peça as crianças que escrevam como souberem o nome dos desenhos, após você poderá escrever da maneira convencional no quadro, onde eles estarão comparando as escritas.













* para desenvolver esta atividade o aluno ja deve ter conhecimento das formas geométricas.






* aproveita e registre a palavra SOL:
- com que letra começa;
- qual a última letra;
- quantas letras tem essa palavra?

* contar quantos palitos ou canudos foram gastos para cubrirem os raios de sol.











Nenhum comentário:

Postar um comentário