Plano de aula : Quem tem medo de quê? 4º ano do ensino fundamental
Professora Giane
O que
o aluno poderá aprender com esta aula
• Conhecer
um pouco da vida e obra da escritora Ruth Rocha;
• Interpretar a poesia “Quem tem medo de quê ?”
• Interagir em grupo e falar sobre situações de medo;
• Interpretar a poesia “Quem tem medo de quê ?”
• Interagir em grupo e falar sobre situações de medo;
Desenvolvimento da aula.
Aula 1
Iniciar a aula perguntando aos alunos se eles conhecem
alguma obra da escritora Ruth Rocha.
Caso nenhum aluno
se manifeste, o professor poderá citar algumas das obras mais conhecidas da
autora, como “Atrás da porta”, “Historinhas Malcriadas” e “Marcelo, Marmelo,
Martelo”.
Em seguida,
os alunos poderão manusear as obras e
fazer uma pesquisa em grupo sobre a biografia da autora.
Vídeo: Vida e obra de Ruth Rocha
O professor colocará o vídeo sobre a vida e
obra de Ruth Rocha, para que os alunos conheça um pouco mais sobre a autora.
Aula 2.
Poesia “Quem tem medo de quê?”
Nesta poesia a autora Ruth Rocha conta um segredo...e segue revelando o seu maior medo. É de Lobisomem!!!
Apuro
com escuro, segredo com medo, apavorada com gelada, coração com
injeção, encolho com piolho, garnisé com pé, homem com lobisomem, pavor
com horror!!! Rimas e mais rimas constroem os muitos medos bem guardados
ou revelados. Crianças, jovens, adultos... Um livro para todas as
idades. Quem não tem um medinho, um medo ou um medo enorme, grandão?? O
medo maior que eu tenho/ que eu guardo muito secreto,/ é lagartixa
correndo/ por cima de mim, no teto. Agora, mais perigoso,/ pra mim...
até que leão, tenho medo é de cachorro,/ cachorrinho e cachorrão! E
todas essas rimas dialogam com muito humor com as ilustrações de Mariana
Massarani. Uma leitura que abre as portas para que outros medos, de
forma natural, lúdica, sejam revelados.
Atividades
- Conversar com os alunos sobre seus medos angústias e anseios;
- Ilustrar os versos do poema e montar um mural...Cada um desenhar o seu medo. Criar um diálogo com o medo, em que predomine o humor.
- Listar coisas de que não tem medo.
- Criar fantoches com os medos da classe.
- Criar um diálogo com o medo, em que predomine o humor.
- Conversar com os alunos sobre seus medos angústias e anseios;
- Ilustrar os versos do poema e montar um mural...Cada um desenhar o seu medo. Criar um diálogo com o medo, em que predomine o humor.
- Listar coisas de que não tem medo.
- Criar fantoches com os medos da classe.
- Criar um diálogo com o medo, em que predomine o humor.
Plano de aula : Quem tem medo de quê? 4º ano do ensino fundamental
Professora Giane
O que
o aluno poderá aprender com esta aula
• Conhecer
um pouco da vida e obra da escritora Ruth Rocha;
• Interpretar a poesia “Quem tem medo de quê ?”
• Interagir em grupo e falar sobre situações de medo;
• Interpretar a poesia “Quem tem medo de quê ?”
• Interagir em grupo e falar sobre situações de medo;
Desenvolvimento da aula.
Aula 1
Iniciar a aula perguntando aos alunos se eles conhecem
alguma obra da escritora Ruth Rocha.
Caso nenhum aluno
se manifeste, o professor poderá citar algumas das obras mais conhecidas da
autora, como “Atrás da porta”, “Historinhas Malcriadas” e “Marcelo, Marmelo,
Martelo”.
Em seguida,
os alunos poderão manusear as obras e
fazer uma pesquisa em grupo sobre a biografia da autora.
Vídeo: Vida e obra de Ruth Rocha
O professor colocará o vídeo sobre a vida e
obra de Ruth Rocha, para que os alunos conheça um pouco mais sobre a autora.
Aula 2.
Poesia “Quem tem medo de quê?”
Nesta poesia a autora Ruth Rocha conta um segredo...e segue revelando o seu maior medo. É de Lobisomem!!!
Apuro
com escuro, segredo com medo, apavorada com gelada, coração com
injeção, encolho com piolho, garnisé com pé, homem com lobisomem, pavor
com horror!!! Rimas e mais rimas constroem os muitos medos bem guardados
ou revelados. Crianças, jovens, adultos... Um livro para todas as
idades. Quem não tem um medinho, um medo ou um medo enorme, grandão?? O
medo maior que eu tenho/ que eu guardo muito secreto,/ é lagartixa
correndo/ por cima de mim, no teto. Agora, mais perigoso,/ pra mim...
até que leão, tenho medo é de cachorro,/ cachorrinho e cachorrão! E
todas essas rimas dialogam com muito humor com as ilustrações de Mariana
Massarani. Uma leitura que abre as portas para que outros medos, de
forma natural, lúdica, sejam revelados.
Atividades
- Conversar com os alunos sobre seus medos angústias e anseios;
- Ilustrar os versos do poema e montar um mural...Cada um desenhar o seu medo. Criar um diálogo com o medo, em que predomine o humor.
- Listar coisas de que não tem medo.
- Criar fantoches com os medos da classe.
- Criar um diálogo com o medo, em que predomine o humor.
- Conversar com os alunos sobre seus medos angústias e anseios;
- Ilustrar os versos do poema e montar um mural...Cada um desenhar o seu medo. Criar um diálogo com o medo, em que predomine o humor.
- Listar coisas de que não tem medo.
- Criar fantoches com os medos da classe.
- Criar um diálogo com o medo, em que predomine o humor.
