Plano de aula: Trabalhando com o calendário

Plano de aula: Trabalhando com o calendário

Tema: O calendário nosso de cada dia


Objetivos:

  • Identificar dias, meses e ano
  • Aprender sobre o funcionamento dos números num contexto específico: o calendário;.
  • Áreas de Conhecimento:
  • Matemática, Natureza e Sociedade, Linguagem.


Conteúdos:

- Utilização dos números em diferentes contextos;

- Início da medição social do tempo;

- Localização, leitura, interpretação de informação matemática em calendários.


Desenvolvimento:



  • Iniciar com as atividades da rotina.Crachás, quantos somos, alfabeto e o calendário.

  • Apresentar um calendário tipo folhinha do mês corrente e perguntar: Quem tem um calendário parecido com esse em casa?
  • Explicar que poderão consultá-lo em diferentes momentos: para colocar a data em alguma tarefa, para saber a dia do aniversário dos colegas, do passeio que a turma realizará ou ainda quando precisarem escrever algum número que não conheça.
  • Ajudá-los a identificar a composição do calendário: palavras e números, coluna.
  • Solicitar a um aluno que identifique e marque no calendário exposto a data do dia.
  • Cada aluno trabalhará , no decorrer do ano, com um calendário individual.
  • Para que serve o calendário, além de achar a data do dia.  Instigá-los a encontrar respostas, como organizar tarefas, planejar eventos, e encontrar datas importantes, como aniversário.
Hora da história!!!

Todos sentados nas almofadas e nos tapetes. Ouvir a História "A Lagartinha Comilona"




 A Lagartinha Comilona






























                                                            Livro artesanal confeccionado pela professora Ivani Ferreira
Conversar sobre a história.

Quais dias da semana aparece na história?

O que você faz durante a semana?

Atividades:




 Avaliação:Avaliar os alunos ,através da observação e registro, no decorrer das atividades propostas.


Plano de aula: Trabalhando com o calendário

Tema: O calendário nosso de cada dia


Objetivos:

  • Identificar dias, meses e ano
  • Aprender sobre o funcionamento dos números num contexto específico: o calendário;.
  • Áreas de Conhecimento:
  • Matemática, Natureza e Sociedade, Linguagem.


Conteúdos:

- Utilização dos números em diferentes contextos;

- Início da medição social do tempo;

- Localização, leitura, interpretação de informação matemática em calendários.


Desenvolvimento:



  • Iniciar com as atividades da rotina.Crachás, quantos somos, alfabeto e o calendário.

  • Apresentar um calendário tipo folhinha do mês corrente e perguntar: Quem tem um calendário parecido com esse em casa?
  • Explicar que poderão consultá-lo em diferentes momentos: para colocar a data em alguma tarefa, para saber a dia do aniversário dos colegas, do passeio que a turma realizará ou ainda quando precisarem escrever algum número que não conheça.
  • Ajudá-los a identificar a composição do calendário: palavras e números, coluna.
  • Solicitar a um aluno que identifique e marque no calendário exposto a data do dia.
  • Cada aluno trabalhará , no decorrer do ano, com um calendário individual.
  • Para que serve o calendário, além de achar a data do dia.  Instigá-los a encontrar respostas, como organizar tarefas, planejar eventos, e encontrar datas importantes, como aniversário.
Hora da história!!!

Todos sentados nas almofadas e nos tapetes. Ouvir a História "A Lagartinha Comilona"




 A Lagartinha Comilona






























                                                            Livro artesanal confeccionado pela professora Ivani Ferreira
Conversar sobre a história.

Quais dias da semana aparece na história?

O que você faz durante a semana?

Atividades:




 Avaliação:Avaliar os alunos ,através da observação e registro, no decorrer das atividades propostas.