Plano de aula: Trabalhando com o calendário
Tema: O calendário nosso de cada dia
Objetivos:
Conteúdos:
- Utilização dos números em diferentes contextos;
- Início da medição social do tempo;
- Localização, leitura, interpretação de informação matemática em calendários.
Desenvolvimento:
Objetivos:
- Identificar dias, meses e ano
- Aprender sobre o funcionamento dos números num contexto específico: o calendário;.
- Áreas de Conhecimento:
- Matemática, Natureza e Sociedade, Linguagem.
Conteúdos:
- Utilização dos números em diferentes contextos;
- Início da medição social do tempo;
- Localização, leitura, interpretação de informação matemática em calendários.
Desenvolvimento:
- Iniciar com as atividades da rotina.Crachás, quantos somos, alfabeto e o calendário.
- Apresentar um calendário tipo folhinha do mês corrente e perguntar: Quem tem um calendário parecido com esse em casa?
- Explicar que poderão consultá-lo em diferentes momentos: para colocar a data em alguma tarefa, para saber a dia do aniversário dos colegas, do passeio que a turma realizará ou ainda quando precisarem escrever algum número que não conheça.
- Ajudá-los a identificar a composição do calendário: palavras e números, coluna.
- Solicitar a um aluno que identifique e marque no calendário exposto a data do dia.
- Cada aluno trabalhará , no decorrer do ano, com um calendário individual.
- Para que serve o calendário, além de achar a data do dia. Instigá-los a encontrar respostas, como organizar tarefas, planejar eventos, e encontrar datas importantes, como aniversário.
Todos sentados nas almofadas e nos tapetes. Ouvir a História "A Lagartinha Comilona"
A Lagartinha Comilona
Quais dias da semana aparece na história?
O que você faz durante a semana?
Atividades:


.jpg)
Avaliação:Avaliar os alunos ,através da observação e registro, no decorrer das atividades propostas.
Plano de aula: Trabalhando com o calendário
Tema: O calendário nosso de cada dia
Objetivos:
Conteúdos:
- Utilização dos números em diferentes contextos;
- Início da medição social do tempo;
- Localização, leitura, interpretação de informação matemática em calendários.
Desenvolvimento:
Objetivos:
- Identificar dias, meses e ano
- Aprender sobre o funcionamento dos números num contexto específico: o calendário;.
- Áreas de Conhecimento:
- Matemática, Natureza e Sociedade, Linguagem.
Conteúdos:
- Utilização dos números em diferentes contextos;
- Início da medição social do tempo;
- Localização, leitura, interpretação de informação matemática em calendários.
Desenvolvimento:
- Iniciar com as atividades da rotina.Crachás, quantos somos, alfabeto e o calendário.
- Apresentar um calendário tipo folhinha do mês corrente e perguntar: Quem tem um calendário parecido com esse em casa?
- Explicar que poderão consultá-lo em diferentes momentos: para colocar a data em alguma tarefa, para saber a dia do aniversário dos colegas, do passeio que a turma realizará ou ainda quando precisarem escrever algum número que não conheça.
- Ajudá-los a identificar a composição do calendário: palavras e números, coluna.
- Solicitar a um aluno que identifique e marque no calendário exposto a data do dia.
- Cada aluno trabalhará , no decorrer do ano, com um calendário individual.
- Para que serve o calendário, além de achar a data do dia. Instigá-los a encontrar respostas, como organizar tarefas, planejar eventos, e encontrar datas importantes, como aniversário.
Todos sentados nas almofadas e nos tapetes. Ouvir a História "A Lagartinha Comilona"
A Lagartinha Comilona
Quais dias da semana aparece na história?
O que você faz durante a semana?
Atividades:


.jpg)
Avaliação:Avaliar os alunos ,através da observação e registro, no decorrer das atividades propostas.











