Caderno de Atividades Pedagógicas Para o 1ºAno-Parte4
As
pesquisadoras se debruçaram sobre o conhecimento das crianças a
respeito do nosso sistema de numeração e apresentaram duas certezas: 1ª
As crianças constroem muito cedo hipóteses para produzir e interpretar
as escritas numéricas. Como acontece com a língua escrita, as crianças
também constroem ideias muito inteligentes a respeito dos números
escritos. Uma das ideias é que o maior é quem manda. O que isso quer
dizer? Que quanto mais algarismos o número possuir, maior ele é. Outra
ideia é que o da frente é quem manda. Quer dizer que na comparação de
dois números com a mesma quantidade de dígitos, o número da frente é
quem diz qual é o maior. 2ª As crianças não constroem a escrita
convencional dos números tal qual a ordem da série numérica. Isto é,
eles não aprendem do 1 ao 10, para depois aprenderem do 11 ao 20... Na
aprendizagem dos números alguns são privilegiados, os dígitos ( os
algarismos) e os rasos (as dezenas inteiras, as centenas inteiras, etc).
As crianças constroem as ideias sobre a escrita dos números usando o
conhecimento que possuem a respeito da numeração falada e o conhecimento
da escrita convencional dos números rasos.
As
pesquisadoras se debruçaram sobre o conhecimento das crianças a
respeito do nosso sistema de numeração e apresentaram duas certezas: 1ª
As crianças constroem muito cedo hipóteses para produzir e interpretar
as escritas numéricas. Como acontece com a língua escrita, as crianças
também constroem ideias muito inteligentes a respeito dos números
escritos. Uma das ideias é que o maior é quem manda. O que isso quer
dizer? Que quanto mais algarismos o número possuir, maior ele é. Outra
ideia é que o da frente é quem manda. Quer dizer que na comparação de
dois números com a mesma quantidade de dígitos, o número da frente é
quem diz qual é o maior. 2ª As crianças não constroem a escrita
convencional dos números tal qual a ordem da série numérica. Isto é,
eles não aprendem do 1 ao 10, para depois aprenderem do 11 ao 20... Na
aprendizagem dos números alguns são privilegiados, os dígitos ( os
algarismos) e os rasos (as dezenas inteiras, as centenas inteiras, etc).
As crianças constroem as ideias sobre a escrita dos números usando o
conhecimento que possuem a respeito da numeração falada e o conhecimento
da escrita convencional dos números rasos.