Caderno de Atividades Pedagógicas Para o 1ºAno Parte3
Recitar
não é contar. Mas saber até que número nossos alunos recitam, contribui
no planejamento de boas atividades numéricas. 2. Contar Saber recitar a
sequência numérica oral não garante que os alunos usem esse
conhecimento para quantificar, quer dizer, nem todos usam o número como
um instrumento de pensamento. Contar envolve muitos conhecimentos, para
os quais não damos muito importância. Observe: 1. Ser capaz de
distinguir um elemento do outro; 2. Escolher um primeiro elemento do
conjunto para ser contado; 3. Enunciar a primeira palavra-número (um);
4. Determinar um sucessor no conjunto dos elementos ainda não-escolhidos
para ser contado; 5. Atribuir uma palavra número (dois); 6. Conservar a
memória das escolhas feitas; 7. Recomeçar os passos escolhendo outro
elemento para ser contado, atribuindo uma palavra-número a ele e
conservando a memória das escolhas realizadas até que se chegue ao
último elemento. Pode parecer uma perda de tempo falarmos sobre esses
passos que parecem simples para quem já sabe contar. Porém, alguns de
nossos alunos que não sabem contar, emperram em algum desses passos e
para que possamos ajudá-los é preciso que tomemos conhecimento deles. 3.
A numeração escrita A pesquisa realizada na Argentina por Delia Lerner e
Patrícia Sadovsky (1994) vem sendo amplamente divulgada entre os
educadores.
Recitar
não é contar. Mas saber até que número nossos alunos recitam, contribui
no planejamento de boas atividades numéricas. 2. Contar Saber recitar a
sequência numérica oral não garante que os alunos usem esse
conhecimento para quantificar, quer dizer, nem todos usam o número como
um instrumento de pensamento. Contar envolve muitos conhecimentos, para
os quais não damos muito importância. Observe: 1. Ser capaz de
distinguir um elemento do outro; 2. Escolher um primeiro elemento do
conjunto para ser contado; 3. Enunciar a primeira palavra-número (um);
4. Determinar um sucessor no conjunto dos elementos ainda não-escolhidos
para ser contado; 5. Atribuir uma palavra número (dois); 6. Conservar a
memória das escolhas feitas; 7. Recomeçar os passos escolhendo outro
elemento para ser contado, atribuindo uma palavra-número a ele e
conservando a memória das escolhas realizadas até que se chegue ao
último elemento. Pode parecer uma perda de tempo falarmos sobre esses
passos que parecem simples para quem já sabe contar. Porém, alguns de
nossos alunos que não sabem contar, emperram em algum desses passos e
para que possamos ajudá-los é preciso que tomemos conhecimento deles. 3.
A numeração escrita A pesquisa realizada na Argentina por Delia Lerner e
Patrícia Sadovsky (1994) vem sendo amplamente divulgada entre os
educadores.