Caderno de Atividades Pedagógicas Para o 1ºAno-Parte2
NÚMEROS
E OPERAÇÕES Este eixo envolverá atividades com números, quantidades e
as idéias das operações. Escolhemos trabalhar na perspectiva de ensino
da didática da Matemática, que propõe a interação com o conhecimento
através da resolução de problemas. Problema é toda a situação de
aprendizagem que coloca a criança frente a um desafio e provoca uma
tomada de decisão. Para ser um desafio, o ideal é que o aluno não tenha
de antemão, todas as ferramentas necessárias à resolução do problema. A
finalidade é incentivá-lo a reestruturar seus conhecimentos anteriores e
buscar novas ferramentas para auxiliá-lo na resolução da
situação-problema. O que queremos fazer refletir é que, como já sabemos,
nossos alunos trazem consigo experiências da vida diária na qual
interagem com sistemas notacionais como: a língua escrita e o sistema de
numeração decimal. Notações são sistemas externos de representação e
são criados socialmente. Trocando em miúdos, nossos alunos desde que
nascem pensam e constroem conhecimentos acerca das letras e dos números.
A qualidade do conhecimento que possuem depende da quantidade e
qualidade de experiências que tiveram com esses sistemas. No início do
ano, o ideal é que façamos um diagnóstico que nos auxilie na
identificação dos conhecimentos que os pequenos já possuem. Eles sabem
para que servem os números? Sabem onde encontrá-los? Contam oralmente
até quanto? Sobre os conhecimentos dos alunos 1. A recitação da
sequência As crianças pequenas possuem conhecimentos sobre a sequência
numérica oral. Mas eles não possuem o mesmo conhecimento, este difere na
extensão do intervalo numérico. Alguns são capazes de recitar até 10,
outros até 20 e há aqueles que recitam sem precisar ser ajudados ao
chegar aos 20, 30, 40 etc.
NÚMEROS
E OPERAÇÕES Este eixo envolverá atividades com números, quantidades e
as idéias das operações. Escolhemos trabalhar na perspectiva de ensino
da didática da Matemática, que propõe a interação com o conhecimento
através da resolução de problemas. Problema é toda a situação de
aprendizagem que coloca a criança frente a um desafio e provoca uma
tomada de decisão. Para ser um desafio, o ideal é que o aluno não tenha
de antemão, todas as ferramentas necessárias à resolução do problema. A
finalidade é incentivá-lo a reestruturar seus conhecimentos anteriores e
buscar novas ferramentas para auxiliá-lo na resolução da
situação-problema. O que queremos fazer refletir é que, como já sabemos,
nossos alunos trazem consigo experiências da vida diária na qual
interagem com sistemas notacionais como: a língua escrita e o sistema de
numeração decimal. Notações são sistemas externos de representação e
são criados socialmente. Trocando em miúdos, nossos alunos desde que
nascem pensam e constroem conhecimentos acerca das letras e dos números.
A qualidade do conhecimento que possuem depende da quantidade e
qualidade de experiências que tiveram com esses sistemas. No início do
ano, o ideal é que façamos um diagnóstico que nos auxilie na
identificação dos conhecimentos que os pequenos já possuem. Eles sabem
para que servem os números? Sabem onde encontrá-los? Contam oralmente
até quanto? Sobre os conhecimentos dos alunos 1. A recitação da
sequência As crianças pequenas possuem conhecimentos sobre a sequência
numérica oral. Mas eles não possuem o mesmo conhecimento, este difere na
extensão do intervalo numérico. Alguns são capazes de recitar até 10,
outros até 20 e há aqueles que recitam sem precisar ser ajudados ao
chegar aos 20, 30, 40 etc.