Acompanhe o desenvolvimento da leitura dos seus alunos com as fichas de leitura.
Dicas:
- Permita que eles façam um treino de maneira individual antes de lerem para você;
- Antes de fazer a leitura, pergunte cada criança se está pronta.
-
Permita que o aluno leia passando o próprio dedo nas palavras e
escolhendo as palavras que se sente mais seguro para ler primeiro.
- Dê-lhe uma caneta para "ticar" as palavras que conseguiu ler sozinho.
- Em seguida ele pinta o número de estrelas correspondente à quantidade de palavras que leu.
Justificativa:
Assim
a criança desenvolve alguma autonomia sobre seu processo de
aprendizagem. Algo como compreender que a leitura dela é sobretudo para
ela mesma. Além disso ela se torna consciente do quanto sabe e o quanto
precisa aprender. Não é um juízo do outro, mas uma autopercepção. Isto
alavanca e acelera o processo de aprendizagem!
Acompanhe o desenvolvimento da leitura dos seus alunos com as fichas de leitura.
Dicas:
- Permita que eles façam um treino de maneira individual antes de lerem para você;
- Antes de fazer a leitura, pergunte cada criança se está pronta.
-
Permita que o aluno leia passando o próprio dedo nas palavras e
escolhendo as palavras que se sente mais seguro para ler primeiro.
- Dê-lhe uma caneta para "ticar" as palavras que conseguiu ler sozinho.
- Em seguida ele pinta o número de estrelas correspondente à quantidade de palavras que leu.
Justificativa:
Assim
a criança desenvolve alguma autonomia sobre seu processo de
aprendizagem. Algo como compreender que a leitura dela é sobretudo para
ela mesma. Além disso ela se torna consciente do quanto sabe e o quanto
precisa aprender. Não é um juízo do outro, mas uma autopercepção. Isto
alavanca e acelera o processo de aprendizagem!