A sutileza com que Cecília Meireles toca e manipula as palavras canaliza e traduz uma Beleza real!
Oportunizar momentos para que as crianças entrem em contato com esta
linguagem é de suma importância tanto para o desenvolvimento linguístico
como para o despertar de virtudes interiores, que contemplam,
respectivamente, os conteúdos conceituais e atitudinais.
O texto deve encantar às crianças, e não fazê-las reivindicar sua
leitura! Para isso, é fundamental que o professor goste do que está
lendo.
Leia o poema!
É imprescindível que o professor leia para as crianças. Assim elas
poderão perceber: entonação, ritmo, rima... e vai significar o texto.
Então, quando ela pegar o texto, estará curiosa para encontrar aquelas
palavras que foram faladas em momentos onde ela percebeu uma rima, uma
fala mais alta, algo engraçado ou triste. Aqueles símbolos gráficos
possuem sentido!!!
Dicas:
Ao entregar a ficha, deixe que os alunos perguntem, encontrem palavras,
interajam e conversem com seus pares sobre o texto. Em seguida,
apresente a estrutura do texto (poesia), como é a organização das
linhas, das estrofes, das rimas... Mostre onde fica o título e o nome da
autora (pode pedir que circulem). Depois de uma visão global, pegue
algumas palavras-chave e lance o desafio:
- Sublinhem, de vermelho, a palavra "janela", por exemplo. Você
pode aproveitar para dar ênfase a algum fonema que esteja reforçando ou
trabalhar as palavras centrais do próprio texto!
Escolha uma dinâmica de leitura coletiva:
- fazer tirinhas com cada frase para que cada um leia e se organizem segunda a sequência correta do poema;
- Cada um lê uma frase no quadro e apaga;
- Fatiar o texto em frases e colocar em balões para que os alunos
estourem, leiam e colem numa cartolina seguindo a sequência correta;
Use sua criatividade de acordo com o tempo e os recursos que possui.
Depois de sedimentar o poema, ofereça as fichas de atividades: texto lacunado e trabalhando com o texto.
Interpretação:
Interpretação vai além de compreender a estrutura lógica do texto.
Interpretar é compreender a mensagem escondida atrás das palavras.
Isso requer um trabalho mais dialogado.
Faça um semicírculo com as carteiras, ou sentados no chão, e conversem.
Faça perguntas pertinentes, mas deixe que transcendam um pouco aquilo
que se espera! Mas quando começarem a perder o foco, faça uma nova
pergunta que os atraia de volta ao tema!
Este texto fala de 3 meninas e vai descrevendo o que cada uma FAZ e como cada uma É!
A Arabela é bela e abre nossa janela, que são nossos olhos... Nos desperta para a beleza, talvez apenas aparente.
A Carolina é sábia que nos abre a cortina... retira nossos véus de ignorância! Nos deixa ver lá dentro.
E então, a Maria, que nos desperta dizendo "bom dia!" é a que nos
encanta e nos deixa saudosos com sua delicadeza e simplicidade!
A criança percebe a grandeza do significado do texto mesmo sem conseguir
explicá-lo, mas conversar sobre ele vai abrindo janelas e cortinas...
até Maria nos dizer: "Bom dia!"
A sutileza com que Cecília Meireles toca e manipula as palavras canaliza e traduz uma Beleza real!
Oportunizar momentos para que as crianças entrem em contato com esta
linguagem é de suma importância tanto para o desenvolvimento linguístico
como para o despertar de virtudes interiores, que contemplam,
respectivamente, os conteúdos conceituais e atitudinais.
O texto deve encantar às crianças, e não fazê-las reivindicar sua
leitura! Para isso, é fundamental que o professor goste do que está
lendo.
Leia o poema!
É imprescindível que o professor leia para as crianças. Assim elas
poderão perceber: entonação, ritmo, rima... e vai significar o texto.
Então, quando ela pegar o texto, estará curiosa para encontrar aquelas
palavras que foram faladas em momentos onde ela percebeu uma rima, uma
fala mais alta, algo engraçado ou triste. Aqueles símbolos gráficos
possuem sentido!!!
Dicas:
Ao entregar a ficha, deixe que os alunos perguntem, encontrem palavras,
interajam e conversem com seus pares sobre o texto. Em seguida,
apresente a estrutura do texto (poesia), como é a organização das
linhas, das estrofes, das rimas... Mostre onde fica o título e o nome da
autora (pode pedir que circulem). Depois de uma visão global, pegue
algumas palavras-chave e lance o desafio:
- Sublinhem, de vermelho, a palavra "janela", por exemplo. Você
pode aproveitar para dar ênfase a algum fonema que esteja reforçando ou
trabalhar as palavras centrais do próprio texto!
Escolha uma dinâmica de leitura coletiva:
- fazer tirinhas com cada frase para que cada um leia e se organizem segunda a sequência correta do poema;
- Cada um lê uma frase no quadro e apaga;
- Fatiar o texto em frases e colocar em balões para que os alunos
estourem, leiam e colem numa cartolina seguindo a sequência correta;
Use sua criatividade de acordo com o tempo e os recursos que possui.
Depois de sedimentar o poema, ofereça as fichas de atividades: texto lacunado e trabalhando com o texto.
Interpretação:
Interpretação vai além de compreender a estrutura lógica do texto.
Interpretar é compreender a mensagem escondida atrás das palavras.
Isso requer um trabalho mais dialogado.
Faça um semicírculo com as carteiras, ou sentados no chão, e conversem.
Faça perguntas pertinentes, mas deixe que transcendam um pouco aquilo
que se espera! Mas quando começarem a perder o foco, faça uma nova
pergunta que os atraia de volta ao tema!
Este texto fala de 3 meninas e vai descrevendo o que cada uma FAZ e como cada uma É!
A Arabela é bela e abre nossa janela, que são nossos olhos... Nos desperta para a beleza, talvez apenas aparente.
A Carolina é sábia que nos abre a cortina... retira nossos véus de ignorância! Nos deixa ver lá dentro.
E então, a Maria, que nos desperta dizendo "bom dia!" é a que nos
encanta e nos deixa saudosos com sua delicadeza e simplicidade!
A criança percebe a grandeza do significado do texto mesmo sem conseguir
explicá-lo, mas conversar sobre ele vai abrindo janelas e cortinas...
até Maria nos dizer: "Bom dia!"