PROJETO “CLACT...CLACT...CLACT..."
Livro: Clact... Clact... Clact...
Autora: Liliana Iacocca
Ilustração: Michele Iacocca
Editora Ática
Sinopse:
Uma tesoura mandona encontra vários papeizinhos coloridos picados e fica horrorizada com a bagunça. Bem que ela tenta colocar ordem ali, mas não fica satisfeita com a arrumação.
Autora: Liliana Iacocca
Ilustração: Michele Iacocca
Editora Ática
Sinopse:
Uma tesoura mandona encontra vários papeizinhos coloridos picados e fica horrorizada com a bagunça. Bem que ela tenta colocar ordem ali, mas não fica satisfeita com a arrumação.
Para ler o livro clique aqui: https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2018/08/livro-clact-clact-clact.html?m=1
Coletânea com 41 atividades do livro: https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2018/08/coletanea-com-41-atividades-referentes.html?m=1
Livrinho para ilustrar: https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2018/08/livrinho-para-desenhar-e-colorir-clact.html?m=1
Justificativa:
O
trabalho com histórias é uma ferramenta de suma importância, pois
promove aprendizagens significativas para a criança, visto que o enredo
de uma história possui elementos primordiais para a imaginação, a
vivência e a criação de novas ideias, contudo, de novas aprendizagens e
habilidades.
O que se trabalha através do projeto:
· noções de limite, espaço, cores, formas geométricas, direita / esquerda;
· reconhecimento e distinção entre cores e formas;
· memória auditiva e visual;
· controle corporal no recorte com maior coordenação dos movimentos finos;
· interpretação oral e concreta através do desenho;
· noções matemáticas (adição, medidas, distância, linhas retas e curvas, etc);
· identificação de partes de um todo com agregação de elementos semelhantes;
· expressão plástica com o recorte e colagem de figuras com a ideia de representação artística;
· criatividade na confecção de fantoches das formas da historia;
· elaboração de histórias orais com dramatização na casinha de fantoches;
· produção de um livro a partir de figuras recortadas de livros e jornais envolvendo uma tesoura mágica...
Material utilizado:
livro
Clact...clact...clact..., lápis de cor, giz de cera e colorido para
quadro, palito de picolé e churrasco, folhas brancas, cola, papel
dobraduras rosa, vermelho, amarelo, azul claro e escuro, verde, laranja e
marrom, EVA de diversas cores, cola quente, tesouras, etc.
Atividades desenvolvidas
1- Exploração dos elementos da capa: questionamentos e inferências sobre o enredo do livro;
2- Contação da história;
3- Reconto pelas crianças: com o livro em mãos a criança conta a historia para a turma.
Cuidados com o uso de tesouras, importância delas, função nas diferentes atividades do dia-a-dia, etc.;
4- Questionamentos e análise dos fatos positivos e negativos da historia;
5- Registro em forma de ilustração da historia: as crianças registram no Portfólio e em folha branca a historia contada;
6- Produção de uma nova versão da historia usando figuras de jornais e revistas: a personagem
principal é uma tesoura especial que sabe voar e adora recortar pelo
mundo. a professora seleciona com as crianças figuras que possam ter
relação com a tesoura e aos poucos a história vai sendo montada com o
acréscimo de imagens e a criança do enredo contando aventuras vividas no
céu e na terra pela tesoura. O livro será organizado em quadros de
papel pardo 40cm x 40cm, com bordas em preto e colagem de papéis picados
uma cor em cada página;
7- Reprodução do livro com colagem: sistematizar os trechos do livro e remonta-lo com a colagem de papeis e tesouras conforme a historia (abaixo em anexo);
8- Matemática com tesouras:
deverá colorir, recortar a quantia de 9 tesouras em 3 diferentes
tamanhos. a professora auxilia na separação dos tamanhos (a mais grande,
a mais pequena, a média). colar no Portfólio em folha separado com
linhas formando três espaços;
9- Artes com tesouras: colorir
tesouras de diferentes tamanhos, recortar e sobre uma folha branca
pintada com fundo de giz de cera e margem, colar formando uma obra
significativa para a criança, res-significando uma cena do livro...;
10- Confecção de fantoches: traçar
em EVA colorido 5 figuras geométricas da história (duplas) e recortar.
Traçar pés e mãos para cada figura, montar o fantoche de dedo colando em
uma das partes da figura as mãos e pés e sobre essa parte colar a parte
frontal da figura de maneira que ela fique dupla. Desenhar elementos do
rosto;
CASA DE FANTOCHE: organizar
uma caixa recortada em forma de cenário com cortina de TNT para que as
crianças possam utilizar-se dos fantoches dedo para a encenação livre e
dirigida de dramatizações;
11- Andando sobre as figuras: a
professora traça as formas geométricas no chão da sala ou em espaço
externo, conversa com as crianças sobre quais são, dirigindo atividades
de coordenação corporal onde as crianças devem andar sobre os traços das
formas sem sair da linha. Qual das formas tem linha reta, curva, qual
teve que parar ou continuar os passos...REGISTRO DA ATIVIDADE;
12- MEDINDO DISTÂNCIAS: sobre
os traços das formas geométricas a professora entrega palitos de picolé
e de churrasco, sendo que as crianças devem tentar cobrir os traços com
e
les,
encaixando os diferentes tamanhos analisando: qual figuras tem os lados
iguais ao palito de picolé ou de churrasco, pode ser usado o mesmo
palito, a distancia é a mesma ou não, figura maior e menor, lado com
proporções iguais ou diferentes...
13- Caricaturas: imprimir
as formas geométricas, colorir, colar no caderno e montar sobre elas as
partes do corpo que achar conveniente (olhos, sobrancelha, boca, nariz,
orelhas) formando uma expressão diferente para cada figura;
14-Traçar a figura:
a professora faz pontos nos cantos de junção das figuras e as crianças
com a régua fazem o traçado com o lápis formando a figura:
Paralelogramo, Quadrado, Retângulo, Losango, Triangulo, Hexágono e
Trapézio;
15- Cada cor para seu lado:
PRATO- Misturar cores de papel picado em pratos. Colocar uma
quantia de cada sobre uma folha branca, e os pratos próximos, fazer
como na historia separar os papeis em seus respectivos pratos.
COLAGEM-
No caderno fazer a divisão conforme quantia de cores, as crianças
receberão 5 papeis de cada cor e devem separar e colar uma cor em cada
parte traçada.
16- QUEBRA-CABEÇA:
colorir algumas formas geométricas em tamanho grande (uma de cada cor) e
traçar as linhas de um quebra-cabeça, recortar e brincar juntando as
partes individual e coletivamente. Observar qual elemento as crianças
consideram para montra o quebra-cabeça. Ao final pode ser colado em
folha branca.
Avaliação: contínua e processual.
PROJETO “CLACT...CLACT...CLACT..."
Livro: Clact... Clact... Clact...
Autora: Liliana Iacocca
Ilustração: Michele Iacocca
Editora Ática
Sinopse:
Uma tesoura mandona encontra vários papeizinhos coloridos picados e fica horrorizada com a bagunça. Bem que ela tenta colocar ordem ali, mas não fica satisfeita com a arrumação.
Autora: Liliana Iacocca
Ilustração: Michele Iacocca
Editora Ática
Sinopse:
Uma tesoura mandona encontra vários papeizinhos coloridos picados e fica horrorizada com a bagunça. Bem que ela tenta colocar ordem ali, mas não fica satisfeita com a arrumação.
Para ler o livro clique aqui: https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2018/08/livro-clact-clact-clact.html?m=1
Coletânea com 41 atividades do livro: https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2018/08/coletanea-com-41-atividades-referentes.html?m=1
Livrinho para ilustrar: https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2018/08/livrinho-para-desenhar-e-colorir-clact.html?m=1
Justificativa:
O
trabalho com histórias é uma ferramenta de suma importância, pois
promove aprendizagens significativas para a criança, visto que o enredo
de uma história possui elementos primordiais para a imaginação, a
vivência e a criação de novas ideias, contudo, de novas aprendizagens e
habilidades.
O que se trabalha através do projeto:
· noções de limite, espaço, cores, formas geométricas, direita / esquerda;
· reconhecimento e distinção entre cores e formas;
· memória auditiva e visual;
· controle corporal no recorte com maior coordenação dos movimentos finos;
· interpretação oral e concreta através do desenho;
· noções matemáticas (adição, medidas, distância, linhas retas e curvas, etc);
· identificação de partes de um todo com agregação de elementos semelhantes;
· expressão plástica com o recorte e colagem de figuras com a ideia de representação artística;
· criatividade na confecção de fantoches das formas da historia;
· elaboração de histórias orais com dramatização na casinha de fantoches;
· produção de um livro a partir de figuras recortadas de livros e jornais envolvendo uma tesoura mágica...
Material utilizado:
livro
Clact...clact...clact..., lápis de cor, giz de cera e colorido para
quadro, palito de picolé e churrasco, folhas brancas, cola, papel
dobraduras rosa, vermelho, amarelo, azul claro e escuro, verde, laranja e
marrom, EVA de diversas cores, cola quente, tesouras, etc.
Atividades desenvolvidas
1- Exploração dos elementos da capa: questionamentos e inferências sobre o enredo do livro;
2- Contação da história;
3- Reconto pelas crianças: com o livro em mãos a criança conta a historia para a turma.
Cuidados com o uso de tesouras, importância delas, função nas diferentes atividades do dia-a-dia, etc.;
4- Questionamentos e análise dos fatos positivos e negativos da historia;
5- Registro em forma de ilustração da historia: as crianças registram no Portfólio e em folha branca a historia contada;
6- Produção de uma nova versão da historia usando figuras de jornais e revistas: a personagem
principal é uma tesoura especial que sabe voar e adora recortar pelo
mundo. a professora seleciona com as crianças figuras que possam ter
relação com a tesoura e aos poucos a história vai sendo montada com o
acréscimo de imagens e a criança do enredo contando aventuras vividas no
céu e na terra pela tesoura. O livro será organizado em quadros de
papel pardo 40cm x 40cm, com bordas em preto e colagem de papéis picados
uma cor em cada página;
7- Reprodução do livro com colagem: sistematizar os trechos do livro e remonta-lo com a colagem de papeis e tesouras conforme a historia (abaixo em anexo);
8- Matemática com tesouras:
deverá colorir, recortar a quantia de 9 tesouras em 3 diferentes
tamanhos. a professora auxilia na separação dos tamanhos (a mais grande,
a mais pequena, a média). colar no Portfólio em folha separado com
linhas formando três espaços;
9- Artes com tesouras: colorir
tesouras de diferentes tamanhos, recortar e sobre uma folha branca
pintada com fundo de giz de cera e margem, colar formando uma obra
significativa para a criança, res-significando uma cena do livro...;
10- Confecção de fantoches: traçar
em EVA colorido 5 figuras geométricas da história (duplas) e recortar.
Traçar pés e mãos para cada figura, montar o fantoche de dedo colando em
uma das partes da figura as mãos e pés e sobre essa parte colar a parte
frontal da figura de maneira que ela fique dupla. Desenhar elementos do
rosto;
CASA DE FANTOCHE: organizar
uma caixa recortada em forma de cenário com cortina de TNT para que as
crianças possam utilizar-se dos fantoches dedo para a encenação livre e
dirigida de dramatizações;
11- Andando sobre as figuras: a
professora traça as formas geométricas no chão da sala ou em espaço
externo, conversa com as crianças sobre quais são, dirigindo atividades
de coordenação corporal onde as crianças devem andar sobre os traços das
formas sem sair da linha. Qual das formas tem linha reta, curva, qual
teve que parar ou continuar os passos...REGISTRO DA ATIVIDADE;
12- MEDINDO DISTÂNCIAS: sobre
os traços das formas geométricas a professora entrega palitos de picolé
e de churrasco, sendo que as crianças devem tentar cobrir os traços com
e
les,
encaixando os diferentes tamanhos analisando: qual figuras tem os lados
iguais ao palito de picolé ou de churrasco, pode ser usado o mesmo
palito, a distancia é a mesma ou não, figura maior e menor, lado com
proporções iguais ou diferentes...
13- Caricaturas: imprimir
as formas geométricas, colorir, colar no caderno e montar sobre elas as
partes do corpo que achar conveniente (olhos, sobrancelha, boca, nariz,
orelhas) formando uma expressão diferente para cada figura;
14-Traçar a figura:
a professora faz pontos nos cantos de junção das figuras e as crianças
com a régua fazem o traçado com o lápis formando a figura:
Paralelogramo, Quadrado, Retângulo, Losango, Triangulo, Hexágono e
Trapézio;
15- Cada cor para seu lado:
PRATO- Misturar cores de papel picado em pratos. Colocar uma
quantia de cada sobre uma folha branca, e os pratos próximos, fazer
como na historia separar os papeis em seus respectivos pratos.
COLAGEM-
No caderno fazer a divisão conforme quantia de cores, as crianças
receberão 5 papeis de cada cor e devem separar e colar uma cor em cada
parte traçada.
16- QUEBRA-CABEÇA:
colorir algumas formas geométricas em tamanho grande (uma de cada cor) e
traçar as linhas de um quebra-cabeça, recortar e brincar juntando as
partes individual e coletivamente. Observar qual elemento as crianças
consideram para montra o quebra-cabeça. Ao final pode ser colado em
folha branca.
Avaliação: contínua e processual.