PlANO DE AULA:
POEMA LEILÃO DE JARDIM
PÚBLICO ALVO:
- 2º e 3º anos
- 2º e 3º anos
CONTEÚDO:
- Leitura, escrita e interpretação de poemas.
OBJETIVO:
- Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poema);
- Perceber as especificidades da linguagem poética;
- Exercitar a leitura e a compreensão textual.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
1º - Comece a atividade explicando aos alunos sobre o tema da aula. E em
seguida comece a fazer levantando dos conhecimentos prévios acerca do
poema;
2º- Explique aos alunos o que é poema, sua função social e suas
características (elementos que compõem o poema; linguagem, etc);
Leilão de jardim
Cecília Meireles
Quem me compra
um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores.
Lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis no ninho?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a Hera.
Uma estátua da primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilo dentro do chão?
(Este é o meu leilão)
5º - Fazer, coletivamente, uma lista de flores e animais que encontramos em um jardim;
6º - Apresentar outros poemas;
7º - Produzir um poema coletivamente em cartaz, ilustrar e pintar.
MATERIAL:
- Xerox do poema;
- Cartaz;
- Lápis;
- Borracha;
- Lápis de cor;
- Giz de cera.
AVALIAÇÃO:
A avaliação, processual e contínua, deverá ser realizada em todas as
etapas das atividades envolvendo a observação, participação, realização
de atividades e interesse dos alunos.
PlANO DE AULA:
POEMA LEILÃO DE JARDIM
PÚBLICO ALVO:
- 2º e 3º anos
- 2º e 3º anos
CONTEÚDO:
- Leitura, escrita e interpretação de poemas.
OBJETIVO:
- Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poema);
- Perceber as especificidades da linguagem poética;
- Exercitar a leitura e a compreensão textual.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
1º - Comece a atividade explicando aos alunos sobre o tema da aula. E em
seguida comece a fazer levantando dos conhecimentos prévios acerca do
poema;
2º- Explique aos alunos o que é poema, sua função social e suas
características (elementos que compõem o poema; linguagem, etc);
Leilão de jardim
Cecília Meireles
Quem me compra
um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores.
Lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis no ninho?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a Hera.
Uma estátua da primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilo dentro do chão?
(Este é o meu leilão)
5º - Fazer, coletivamente, uma lista de flores e animais que encontramos em um jardim;
6º - Apresentar outros poemas;
7º - Produzir um poema coletivamente em cartaz, ilustrar e pintar.
MATERIAL:
- Xerox do poema;
- Cartaz;
- Lápis;
- Borracha;
- Lápis de cor;
- Giz de cera.
AVALIAÇÃO:
A avaliação, processual e contínua, deverá ser realizada em todas as
etapas das atividades envolvendo a observação, participação, realização
de atividades e interesse dos alunos.