Plano de aula: Leilão de jardim, Cecília Meireles

PlANO DE AULA: 

POEMA LEILÃO DE JARDIM

PÚBLICO ALVO:
- 2º e 3º anos

CONTEÚDO:

  • Leitura, escrita e interpretação de poemas.

OBJETIVO:

  • Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poema);
  • Perceber as especificidades da linguagem poética;
  • Exercitar a leitura e a compreensão textual.

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:

1º - Comece a atividade explicando aos alunos sobre o tema da aula. E em seguida comece a fazer levantando dos conhecimentos prévios acerca do poema;
2º- Explique aos alunos o que é poema, sua função social e suas  características (elementos que compõem o poema; linguagem, etc);
3º - O professor lerá em voz alta o poema da autora Cecília Meireles: Leilão de Jardim! :

Leilão de jardim
Cecília Meireles

Quem me compra
um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores.
Lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis no ninho?

Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a Hera.
Uma estátua da primavera?

Quem me compra este formigueiro?
E este sapo que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilo dentro do chão?
                 (Este é o meu leilão)

4º - Disponibilizar o poema xerocado para ser preenchido com palavras que faltam;

5º - Fazer, coletivamente, uma lista de flores e animais que encontramos em um jardim;
6º - Apresentar outros poemas;
7º - Produzir um poema coletivamente em cartaz, ilustrar e pintar.

MATERIAL:

  • Xerox do poema;
  • Cartaz;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Lápis de cor;
  • Giz de cera.

AVALIAÇÃO:

A avaliação, processual e contínua, deverá ser realizada em todas as etapas das atividades envolvendo a observação, participação, realização de atividades e interesse dos alunos.



PlANO DE AULA: 

POEMA LEILÃO DE JARDIM

PÚBLICO ALVO:
- 2º e 3º anos

CONTEÚDO:

  • Leitura, escrita e interpretação de poemas.

OBJETIVO:

  • Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poema);
  • Perceber as especificidades da linguagem poética;
  • Exercitar a leitura e a compreensão textual.

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:

1º - Comece a atividade explicando aos alunos sobre o tema da aula. E em seguida comece a fazer levantando dos conhecimentos prévios acerca do poema;
2º- Explique aos alunos o que é poema, sua função social e suas  características (elementos que compõem o poema; linguagem, etc);
3º - O professor lerá em voz alta o poema da autora Cecília Meireles: Leilão de Jardim! :

Leilão de jardim
Cecília Meireles

Quem me compra
um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores.
Lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis no ninho?

Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a Hera.
Uma estátua da primavera?

Quem me compra este formigueiro?
E este sapo que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilo dentro do chão?
                 (Este é o meu leilão)

4º - Disponibilizar o poema xerocado para ser preenchido com palavras que faltam;

5º - Fazer, coletivamente, uma lista de flores e animais que encontramos em um jardim;
6º - Apresentar outros poemas;
7º - Produzir um poema coletivamente em cartaz, ilustrar e pintar.

MATERIAL:

  • Xerox do poema;
  • Cartaz;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Lápis de cor;
  • Giz de cera.

AVALIAÇÃO:

A avaliação, processual e contínua, deverá ser realizada em todas as etapas das atividades envolvendo a observação, participação, realização de atividades e interesse dos alunos.